Fotografia odontológica: conheça suas aplicações e vantagens

Não há dúvidas de que a fotografia é um assunto encantador, capaz de paralisar o tempo, nos causando inúmeras sensações.

Ela pode trazer de volta momentos felizes, pessoas queridas e revelar a lugares distantes onde nunca imaginaríamos estar.

Além dos sentimentos que pode nos causar, ela é indispensável em diversas áreas: marketing, produtos, jornalismo, eventos, esportes e até na odontologia, em consultórios e laboratórios de prótese.

É isso mesmo, são inúmeras as aplicações em nosso meio de atuação profissional. Continue a leitura para conferir quais são elas e como utilizar a fotografia odontológica a seu favor.

Divulgação do seu negócio

Em tempos de redes sociais, como o Instagram, profissionais com um domínio básico de fotografia tendem a naturalmente se destacar dos demais.

Basta uma rápida “navegada” por alguns perfis da área odontológica para identificarmos quem tem a fotografia como um diferencial e a utiliza como uma ferramenta de divulgação.

Por melhor e mais habilidoso que seja um profissional, se ele não tiver meios de divulgação eficientes, seu alcance sempre será limitado. É aí que a fotografia odontológica entra em cena.

Dentistas e técnicos em prótese (TPDs) com habilidades fotográficas têm a capacidade de expor seus trabalhos tornando-se referência nas redes sociais, o que ajuda na captação de clientes e estabelecimento de parcerias.

Documentação dos casos

Outras possibilidades da fotografia odontológica são a documentação de casos e a comunicação entre dentistas e laboratórios. Essas duas utilizações permitem que os tratamentos fluam de uma forma muito mais assertiva e organizada.

Algumas das utilizações possíveis no consultório são:

  • Tomadas de cor;
  • Mapeamentos de características individuais;
  • Documentação da situação inicial do paciente;
  • Montagem de um portfólio de casos;
  • Entre outras.

A segurança que a documentação dos casos pode trazer ao profissional também é um ponto importante a ser destacado. Registros fotográficos de um tratamento podem, por exemplo, proteger o dentista em situações envolvendo processos judiciais.

Leia também: Dúvidas sobre documentação ortodôntica?

Ampliação de serviços e portfólio

No laboratório odontológico, existem muitas aplicações da fotografia odontológica que ajudam a elevar o nível dos trabalhos oferecidos. Ela pode inclusive ser o seu diferencial em relação aos concorrentes.

Um TPD fotógrafo, pode:

  1. oferecer as tomadas de cor nos consultórios de parceiros como um trabalho a mais em seu portfólio de serviços;
  2. fotografar os trabalhos realizados no laboratório e oferecer as fotos aos seus clientes para serem usadas como divulgação, fortalecendo inclusive a relação de parceria.
  3. montar o próprio portfólio de trabalhos, além da elaboração de aulas, cursos ou apresentações.

Aperfeiçoamento profissional

Além de todos esses pontos, fotografar e observar nossos trabalhos fotografados acaba, inevitavelmente, elevando a qualidade das nossas entregas a outro nível.

Isso aconteceu comigo, a partir do momento em que passei a analisar meus casos através de fotos com alta definição. Confesso que inicialmente foi um susto, pois elas revelaram aspectos ruins que eu não percebia a olho nu.

A partir deste ponto, se eu quisesse melhorar minhas fotos, não tinha outra opção a não ser tentar aprimorar os pontos fracos.

Meu trabalho evoluiu muito nessa época, e posso dizer que uma parte do profissional que sou hoje é devido à fotografia.

Fotografia odontológica: um investimento que vale a pena

Porém, como nem tudo são flores, precisamos levar em conta a quantidade de equipamentos necessários para tirar fotografias odontológicas e seus custos elevados.

Por isso, gostaria de desenvolver uma pequena reflexão, tentando mostrar uma perspectiva que obtive ao longo do tempo em que tenho ensinado fotografia e fornecido consultoria sobre equipamentos em meu laboratório.

Não é raro vermos profissionais em nosso meio investindo em um forno de valor elevado ou em um scanner intraoral de última geração. Em contrapartida, temos a tendência de achar alto o valor de um bom kit fotográfico.

Gostaria de contrapor essa ideia, afirmando que esse investimento pode ser tão rentável quanto qualquer outro feito em equipamentos odontológicos para o consultório ou laboratório.

Um bom equipamento fotográfico deve ser visto como ferramenta de trabalho por todos que queiram se tornar profissionais de ponta.

Além de que, com um pouco de estudo e dedicação, é possível recuperar todo o dinheiro investido em pouco tempo.

Em quais equipamentos investir?

Essa é uma questão bem pessoal. Devemos levar em conta o tipo de profissional, a sua demanda, onde será utilizado, o nível de conhecimento e o investimento inicial disponível.

Nessas horas, um tempo dedicado a pesquisas e a troca de ideias com pessoas mais experientes são muito úteis para auxiliar na escolha do equipamento ideal.

Um bom kit inicial de fotografia odontológica inclui:

  • câmera DSLR com lente intercambiável;
  • lente 100mm macro ou equivalente;
  • flash tipo Twin.

Um computador capaz de rodar softwares para edição de imagens também é essencial, já que boas fotos sempre necessitam de um tratamento básico. Assim como afastadores labiais, espelhos para fotografia e contrastes fotográficos para quem pretende fotografar no consultório odontológico.

Por fim, espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre a importância da fotografia em laboratórios e consultórios e despertado a curiosidade sobre todas as possibilidades dessa ferramenta que é fundamental em nosso dia a dia.

Se você tem interesse nessa área, sugiro buscar informações mais aprofundadas sobre o assunto e mergulhar no mundo apaixonante da fotografia odontológica. Até a próxima!!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *