Diferença entre modelos de compressor de ar odontológico 

O compressor de ar é um equipamento odontológico indispensável nas rotinas clínicas e possui uma importante função: fornecer ar comprimido para vários outros equipamentos. 

Por isso, na hora de escolher um compressor de ar para equipar a sua clínica, é importante levar em conta as necessidades diárias do consultório e a capacidade do equipamento. 

Quer saber mais sobre compressores odontológicos? Confira como escolher o seu compressor, além dos principais modelos disponíveis no mercado e dicas para manter o seu equipamento em pleno funcionamento. 

O que é e qual a função do compressor de ar no consultório odontológico? 

O compressor de ar é um equipamento essencial para o bom funcionamento de um consultório odontológico.  

Trata-se de um dispositivo robusto, que capta o ar do meio ambiente e o armazena sob alta pressão em um reservatório presente no próprio equipamento. 

Tem como função fornecer ar comprimido livre de impurezas para que outros equipamentos, como sugadores, canetas de alta e baixa rotação e demais aparatos, funcionem no consultório.  

Pode ser usado de forma individual ou em conjunto com uma bomba de vácuo a qual realiza a sucção de fluidos provenientes de procedimentos odontológicos, evitando a sobrecarga do compressor e reduzindo os índices de contaminação. 

Como escolher o compressor adequado? 

A escolha do compressor deve ser baseada no consumo de ar de seu consultório.  Dessa forma, o compressor deve suportar o dobro de consumo que você necessita, para que assim todos os equipamentos funcionem sem sobrecarga. 

Se a clínica possui apenas um ou dois consultórios, modelos compactos conseguem suprir essa demanda. Mas, se o objetivo é atender diversos equipos, será necessário investir em um compressor maior e mais potente. 

Para o cálculo, é preciso considerar o consumo de ar individual de cada equipamento atendido pelo compressor, incluindo a cadeira odontológica. Essa informação pode ser consultada por meio do manual de cada fabricante. 

Melhores compressores odontológicos do mercado 

A boa notícia é que hoje, no mercado odontológico, é possível encontrar excelentes compressores de ar equipamentos isentos de óleo, extremamente silenciosos e duráveis. 

A Schuster, marca referência em equipamentos odontológicos, está entre as melhores fabricantes de compressores. 

A empresa segue um rigoroso padrão de qualidade em todas as etapas de desenvolvimento de seus equipamentos, de modo a proporcionar o que há de mais moderno em sistema de ar pressurizado. 

Veja, a seguir, por que escolher compressores odontológicos da Schuster: 

Compressores odontológicos Schuster 

A Schuster possui 5 modelos de compressores com configurações para atender diferentes necessidades. 

Compressor de Ar S45 

Equipamento de terceira geração, o Compressor S45 possui um motor tecnológico com maior refrigeração, isento de óleo e que dispensa lubrificação.  

Versátil e compacto, consegue atender baixas demandas. Dispõe de um reservatório de 40 litros de capacidade, certificado pelo INMETRO.  

Além disso, é o modelo que apresenta menor nível de ruído: 54 dB(A).  

Indicado para: 

  • 2 consultórios com Bomba à Vácuo; 
  • 1 consultório sem Bomba à Vácuo. 

Compressor de Ar S50 

O S50 da Schuster oferece maior desempenho em um menor tempo de carregamento, com um motor de 2 HP de potência. 

Possui capacidade de armazenamento de 45 Litros e nível de ruído de 58 dB(A), proporcionando mais conforto aos profissionais em suas rotinas. 

Indicado para: 

  • 3 consultórios com Bomba à Vácuo; 
  • 2 consultórios sem Bomba à Vácuo. 

Compressor de Ar S60 

O compressor de ar S60 da Schuster é ideal para consultórios odontológicos de porte médio.  

Foi desenvolvido com 2 motores que totalizam 2,4HP de potência, reservatório com 51 litros de capacidade e controlado nível de ruído de 60 decibéis. 

Indicado para: 

  • 2 consultórios sem Bomba à Vácuo (com até 2 sugadores simultâneos cada). 

Compressor de Ar S60 MAX 

O S60 MAX é um compressor de alta capacidade, com potência de 4 HP (dois motores de 2 HP cada).   

Com apenas 66 decibéis de ruído e reservatório de 51 litros, atende consultórios com média e alta demanda. 

Indicado para: 

  • 5 consultórios com Bomba à Vácuo; 
  • 3 consultórios sem Bomba à Vácuo (com até 2 sugadores simultâneos cada). 

Compressor de Ar S120 

O Compressor S120 da Schuster é um equipamento altamente robusto e de baixa manutenção. Seus motores oferecem 6 HP de potência total — 3 motores com 2 HP cada. 

Possui um painel de controle que permite o acionamento individual de cada motor, além de um sensor eletrônico de medição de pressão.  

Extremamente silencioso, apresenta 72 dB(A).  

Indicado para: 

  • 7 consultórios com Bomba à Vácuo; 
  • 5 consultórios sem Bomba à Vácuo (com até 2 sugadores simultâneos cada). 

Na tabela a seguir, compare a capacidade de cada modelo de compressor da Schuster: 

Qual compressor de ar é mais silencioso? 

Um dos principais riscos ocupacionais aos quais o dentista está exposto ao longo de sua carreira é o ruído. 

A alta intensidade ou ruído em excesso pode acarretar diversos prejuízos ao profissional, como estresse, redução de produtividade e, em casos extremos, riscos para a acuidade auditiva. 

Diante disso, é importante estar atento aos ruídos presentes no consultório, inclusive os advindos de equipamentos odontológicos como os compressores. 

Felizmente, o mercado de compressores já oferece equipamentos extremamente silenciosos, com baixo nível de ruído, para um ambiente de trabalho com mais segurança e conforto. 

É o caso dos modelos de compressores S50 da Schuster com 58 dB(A) e S45 da Schuster com apenas 54 dB(A) de ruído, os quais apresentam componentes internos feitos de cerâmica para redução de atrito. 

Vale a pena comprar um compressor usado? 

Uma dúvida muito comum entre os dentistas, principalmente aqueles que estão iniciando na área, é se vale a pena comprar produtos odontológicos usados. 

A resposta é: depende. Isso porque existem alguns perigos na hora de comprar um equipamento usado. É a famosa expressão popular “o barato sai caro”. 

Dentre os principais fatores que devem ser considerados ao adquirir um equipamento odontológico usado, podemos destacar: 

  • Frequência de uso– A clínica onde o equipamento era utilizado tinha alta rotatividade? 
  • Histórico de manutenções – O equipamento passava por manutenções periódicas? 
  • Vícios ocultos – O equipamento possui algum defeito? 
  • Garantia – O equipamento ainda possui garantia oferecida pelo fabricante? 
  • Custos extras – Quais os custos para buscar o equipamento e instalá-los em seu consultório?  

Vale salientar que, ao adquirir um equipamento usado, as chances de prejuízos e imprevistos acontecerem é grande. 

Logo, considerando que um compressor de ar danificado prejudica todo o funcionamento de um consultório a ponto de paralisar as suas atividades, invista em um equipamento novo. 

Priorize modelos e marcas que oferecem garantia de fábrica e uma ampla rede de assistência técnica, assegurando a qualidade, funcionamento e durabilidade do produto. 

Conforme já mencionamos, a Schuster é uma marca confiável de compressores odontológicos, seus equipamentos possuem 1 ano de garantia e suporte técnico em todo o Brasil. 

Por que realizar a manutenção de compressores? 

O compressor de ar é um equipamento que necessita de alguns cuidados especiais, a fim de garantir um excelente desempenho e prolongar a sua vida útil 

A começar por sua instalação, que deve ser feita em local isolado no consultório, limpo e arejado, para prevenir possíveis contaminações. 

Também é importante que o cirurgião-dentista e sua equipe realizem intervenções preventivas no equipamento para garantir seu pleno funcionamento.  

São elas*: 

  • Diariamente, verifique se a saída de ar do equipamento está aberta; 
  • Ao fim do dia, desligue a chave elétrica, filtros e dreno; 
  • A cada 3 dias de uso, realize a drenagem do reservatório;  
  • Quinzenalmente, limpe a superfície externa do compressor com pano limpo e água (não utilize produtos para limpeza contendo solventes). 

* de acordo com o manual de compressores da Schuster. 

Por outro lado, manutenções profissionais que envolvam a limpeza de válvulas, regulagem da pressão e demais revisões e substituições de peças devem ser feitas sempre por uma assistência técnica autorizada pela marca fabricante.  

Tanto manutenções preventivas quanto corretivas têm como objetivo prevenir falhas e reparar problemas existentes, antes que causem maiores danos ao equipamento. 

Assista ao Drops Dental Cremer e confira mais dicas sobre Compressores Odontológicos: 

Quer saber mais informações sobre os compressores citados neste texto e encontrar o equipamento que melhor atende as demandas do seu consultório? Nós, da Dental Cremer, podemos te auxiliar! 

Somos a maior dental da América Latina e a solução completa para o seu consultório.  

Aqui você encontra uma ampla linha de compressores odontológicas e demais equipamentos que aumentam a sua produtividade e entregam excelentes resultados. 

Oferecemos um atendimento especializado e consultivo: com base em suas necessidades clínicas e seu orçamento, te ajudamos a escolher o equipamento ideal! 

Aproveite condições especiais de parcelamento, taxas reduzidas e entrega rápida para todo o Brasil. 

Acesse o nosso site, baixe o app ou entre em contato com um atendente via WhatsApp. 

Sobre a autora: 

Gabrielli Nery Wandscheer | Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Referências: 

SCHUSTER: Compressores. [S. l.], 12 jun. 2023. Disponível em: https://schuster.ind.br/compressores-odontologicos/. Acesso em: 12 jun. 2023. /. 

 SAN JUAN, Newton Carvalho César de. Gestão de manutenção em clínicas odontológicas: gestão de manutenções preventivas baseada na confiabilidade dos compressores de ar. 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/165259>. 

DEZ COISAS A SE CONSIDERAR QUANDO COMPRAR UM EQUIPAMENTO USADO. Aquecimento Industrial, [S. l.], p. 1-1, 18 abr. 2014. Disponível em: https://www.aquecimentoindustrial.com.br/dez-coisas-a-se-considerar-quando-comprar-um-equipamento-usado/. Acesso em: 12 jun. 2023. 

O QUE são e como escolher compressores odontológicos. Puma Brasil , [S. l.], p. 1-1, 12 jun. 2023. Disponível em: https://pumabrasil.com.br/o-que-sao-e-como-escolher-compressores-odontologicos/. Acesso em: 12 jun. 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *