Enceramento diagnóstico como ferramenta no tratamento restaurador indireto

Para que serve?

O enceramento diagnóstico é uma ferramenta valiosa dentro da filosofia atual de excelência estética no tratamento restaurador indireto. Ele auxilia na realização do preparo dental e demonstrar ao paciente a forma final dos dentes, também é utilizado para pessoas com necessidades de fazerem mudanças nos sorrisos gengivais. O enceramento é transferido para boca do paciente e utilizado para mostrar o provável aspecto final do tratamento, permitindo ajustar a sua expectativa quanto ao tratamento proposto.

Quais tipos de enceramento?

Muito se sabe sobre o enceramento analógico por ser a técnica mais utilizada até hoje. Onde se obtinha o modelo inicial através da moldagem de silicone e o TPD o realizava na mão com cera. Porém, hoje, com o avanço da tecnologia, está cada dia mais comum o enceramento digital. Esse tipo de enceramento diagnóstico proporciona mais detalhes, pois as imagens são geradas em 3D.

Como é confeccionado?

Com a tecnologia CAD/CAM na Odontologia, o laboratório recebe arquivo de escaneamento intra-oral (STL), onde é possível realizar o enceramento Diagnóstico Digital através de desenho no software em um computador (CAD – Computer Aided Design), após o planejamento ser concluído, pode até mesmo ser enviado um arquivo em HTML para o cirurgião dentista, fazer a avaliação e aprovação antes de realizar a impressão 3D do mesmo, também possui a finalidade dele mostrar de uma forma digital dentro do sistema o antes e depois para seu paciente, isso facilita muito a visualização e previsibilidade.

No digital, aprimora o trabalho entre paciente, dentista e laboratório e o prazo de execução e entrega das peças são reduzidos em comparação a outros métodos.

Após a aprovação do dentista o TPD da sequência no processo imprimindo em impressoras DLP ou LCD com resina 3D e depois é confeccionado o mock-up com silicone.

Importante:

A escolha de um bom laboratório e a boa comunicação com o ceramista tornam-se imprescindíveis para o resultado de excelência para obter o máximo da previsibilidade.

Para isso, o profissional deve oferecer o máximo de detalhes relacionados ao paciente, esses procedimentos podem envolver montagem dos modelos de estudo em articulador (seja ele no analógico ou digital), excelentes, moldagens e gessos ou escaneamentos intra-orais, realização de fotografias.

>>>Leia também: Dicas para montar o articulador no seu laboratório

Foto do caso finalizado

Sobre os autores:

Mara Keilly V. S. Severo | @proteticasdobrasil
TPD CRO 411 MT

CEO Protéticas do Brasil
Especialista em lentes de contato
Ceramista Laboratório Precision
Graduanda em odontologia

Cirurgião dentista parceiro do caso:

Duilio Junqueira | @diuliojunqueira
CIRURGIÃO DENTISTA DESDE 1991
Reabilitação Oral
Odontologia Estética e Implantodontia

✍️ Deixe seu comentário

 Compartilhe com os amigos

 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *