É hora de investir em equipamentos especializados no meu consultório?

Mas afinal de contas: “é hora de investir em equipamentos especializados no meu consultório?” Essa é uma pergunta que sempre existiu e sempre estará presente.  A decisão de dar mais um passo na carreira não é simples e muito menos fácil, e podemos enfatizar que o desenvolvimento financeiro profissional acontece por fases e possui mudanças grandes desde o final da vida acadêmica até o momento que o profissional atinge uma estabilidade e notoriedade em sua área.

Sempre haverá dúvidas, o que mudará é o valor do investimento. O dentista recém-formado irá se questionar se vale a pena ou não investir em um ultrassom enquanto um profissional reconhecido, se questionará qual scanner irá comprar.

O raciocínio quase unânime é baseado em uma linha de pensamento:  

“Preciso ganhar mais e ter mais pacientes para fazer o investimento em um equipamento especializado!” 

Porém, você já parou para pensar que em muitos casos o raciocínio deveria ser o contrário? Para conseguir mais pacientes, você precisa ter equipamentos especializados em seu consultório e consequentemente sua receita ampliará. Contudo, não há uma verdade absoluta quando o assunto é “a hora certa de investir” por isso esse artigo é tão importante para você. 

Para lhe ajudar nessa tomada de decisão, é importante avaliar três fatores: área de atuação, status profissional e estratégia financeira 

Sua área de atuação

A sua área de atuação pode fazer você ter que investir em equipamentos especializados mesmo antes de possuir um título de especialista, como acontece na Implantodontia por exemplo: onde é necessário possuir um motor cirúrgico para aprender a realizar implantes. Outro exemplo é para especialistas em Endodontia que precisam de um motor endodôntico e um localizador apical. Algumas outras áreas, os equipamentos especializados estão mais relacionados a um upgrade do que à uma obrigação. 

 Status profissional que você se encontra

O status profissional que você já atingiu ou necessita atingir vai gerar a necessidade de equipamentos especializados, para aumento de performance, economia de tempo, mais conforto e consequentemente aumento dos valores dos procedimentos. 

Um exemplo pertinente é o Endodontista que investe em um sensor digital e raio-x portátil para diminuir o tempo das consultas e assim conseguir aumentar sua produção.  

Independente da área sempre que falamos em Odontologia Digital, é possível aumentar o interesse através do Marketing, gerando valor agregado instantâneo e consequentemente impulsionando indicações e mais vendas de tratamentos. 

A necessidade de aumentar a qualidade dos tratamentos faz também com que o profissional precise investir mais em equipamentos especializados como no caso de Dentistas da área da reabilitação oral e estética dental quando buscam adquirir um micromotor elétrico, pela diferença de preparo que um micromotor consegue proporcionar no produto final.

Qual sua estratégia financeira

Após confirmar a necessidade de investir em equipamentos especializados por sua área de atuação ou status profissional surge a necessidade de avaliar: é a hora de investir? 

A situação financeira atual obviamente tem que ser analisada, mas não é uma conta tão fácil de se fazer, já que na maioria das vezes não ter o equipamento especializado à disposição vai limitar o seu desenvolvimento profissional e em paralelo o desenvolvimento financeiro. 

Gerar novas oportunidades de receitas ou simplesmente possibilitar o aumento dos preços já praticados pode facilitar o investimento dos equipamentos. 

Duas estratégias muito utilizadas são: 

  • Criar uma reserva para investimentos: quando não existe o capital para realizar esse investimento o dentista deve reservar um percentual de seus ganhos para investir em equipamentos. Essa estratégia faz com que você tenha sempre a construção de um capital destinado para esse fim. 
  • Substituição: quando você tem um capital para investimento, mas não tem o suficiente para adquirir equipamentos especializados. Basicamente você deve substituir periféricos mais caros por mais simples, cortar itens supérfluos deixando para um segundo momento a fim de compor um capital capaz de possibilitar o investimento em um equipamento especializado. Pode parecer simples, mas é o menos utilizado. Vamos aos exemplos:
  • Em uma clínica com 2 consultórios pequenos que precisaria comprar 2 aparelhos de raio-x, um para cada sala. Se você substituir os dois aparelhos por um móvel você economiza espaço e dinheiro. 
  • Ao invés de comprar a cadeira mais cara investir em uma intermediária e adicionar mais periféricos. 
  • Utilizar móveis modulados mais baratos na esterilização e investir em um aparelho de ultrassom. 

Esses são apenas alguns exemplos, você precisa analisar de uma forma ampla onde você pode economizar para poder reinvestir, e independente da estratégia que você irá escolher, ter condições especiais de pagamento como as da Dental Cremer vai ajudar muito você a realizar seu sonho e dar um passo a mais no sentido no sucesso profissional.

Sobre o autor:

Fernando Trigueiro | @it.fernandotrigueiro

Doutorando em Odontologia USP;
Mestre em Ortodontia USP;
Residência em Orto Preventiva Centrinho- Bauru;
Cursando MBAs em Gestão Empresarial, Marketing Digital e Gestão de Clínica;
Atualmente é Gestor da Clínica @it.odonto e @oralblue.odontologia;
Diretor Científico do @it.ensino, Coord. de Esp. em Orto, Coord. do curso de Gestão & MKT para Dentistas;
Consultor e ortodontista clínico.

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok
➡ Youtube
➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *