As estratégias de fidelização de pacientes são fundamentais para garantir que eles retornem à sua clínica ou consultório e indiquem o seu negócio, ajudando espontaneamente a atrair mais pacientes.
Contudo, nem sempre é fácil colocar ações de fidelização em prática ou compreender o que fará a diferença para assegurar que o paciente não procure outro profissional.
É por isso que preparamos este conteúdo! Continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse tema e conferir dicas que contribuirão para a captação e fidelização de pacientes.
O que é fidelização?
A fidelização é uma estratégia de marketing que visa conquistar a fidelidade do cliente em relação a um produto ou serviço.
Na odontologia, fidelizar um paciente significa estabelecer um relacionamento forte, duradouro e satisfatório, fazendo com que ele procure os seus serviços toda vez que precisar de um atendimento odontológico.
Um cliente fiel à sua marca, além de ser menos propenso a buscar a concorrência, recomenda o seu estabelecimento para outras pessoas, ajudando você a aumentar a sua carteira de clientes.
A importância da fidelização para o seu consultório
A fidelização é uma prática muito importante para garantir consultas recorrentes, resultando em maior previsibilidade de fluxo de caixa, assegurar a satisfação dos pacientes e potencializar a propaganda boca a boca.
Pacientes fidelizados se tornam verdadeiros promotores da sua marca, ou seja, recomendam ela a familiares, amigos e conhecidos e a defendem de maneira espontânea, tanto de forma online quanto offline.
Ao mesmo tempo, de acordo com Philip Kotler, conhecido como o Pai do Marketing, manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. Isso significa que a fidelização é também uma das formas de reduzir os custos do seu consultório.
Dicas para fidelização de pacientes no consultório
Agora, chegou a hora de conferir dicas que, se colocadas em prática, contribuirão para a fidelização de sua carteira de pacientes e aquisição de novos clientes.
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Crie um ambiente acolhedor
Você já deve ter ouvido a expressão: “a primeira impressão é a que fica”. Isso não é diferente na odontologia. O consultório odontológico deve ser um local agradável, que transmita sensações como acolhimento, segurança e organização, para que o cliente queira retornar.
Na recepção, garanta que todos os pacientes tenham uma boa experiência enquanto aguardam o atendimento. Oferecer uma cadeira confortável e disponibilizar wi-fi gratuito, livros e revistas e até mesmo um espaço kids, sem dúvidas, são diferenciais.
Já no consultório, proporcionar um entretenimento durante as consultas ajuda a criar um ambiente relaxante. É possível transmitir seriados e desenhos (em caso de crianças) ou tocar a playlist favorita do seu paciente enquanto ele é atendido.
2. Promova um atendimento humanizado
Humanizar o seu atendimento também é importante para estabelecer uma boa relação entre dentista e paciente e criar relacionamentos duradouros.
É claro que a qualidade técnica do serviço prestado é fundamental, afinal, o paciente está buscando um profissional capaz de solucionar um problema, seja ele uma dor, um desconforto ou até mesmo uma queixa estética.
Contudo, é possível ir além, assumindo uma postura empática, demostrando compreensão das suas necessidades, anseios e expectativas em relação ao tratamento e proporcionando uma experiência única e positiva.
Saiba tudo sobre humanização na odontopediatria
3. Utilize tecnologia de ponta
O uso de novas tecnologias torna os diagnósticos e tratamentos mais rápidos e seguros, além de aumentar significativamente a fidelização de pacientes.
No consultório, isso inclui desde a aquisição de uma cadeira odontológica mais tecnológica e moderna até a substituição das desconfortáveis moldagens convencionais por escaneamentos intraorais
A aplicação de protocolos inovadores como a Guided Biofilm Theraphy (GBT) também pode ser uma excelente alternativa para fidelização de pacientes, assim como a utilização de aparelhos de raio-x portáteis e sensores digitais para realizar exames radiográficos na própria cadeira odontológica.
4. Invista em um software de gestão
Sabia que investir em um software odontológico também contribui para a fidelização de pacientes? Ferramentas inteligentes com o Simples Dental possuem funcionalidades que ajudam você a construir relacionamentos e vender mais.
Com ele, é possível criar campanhas automáticas de WhatsApp e SMS para enviar lembretes de consultas e retornos, além de mensagens em datas comemorativas, como aniversários, demonstrando carinho e consideração pelo seu paciente.
E não é só isso! O Simples Dental também oferece o App Meu Doutor, um canal de relacionamento onde o cliente tem acesso à confirmação de consultas, histórico de faturas e facilidade de compartilhar as informações da sua clínica com amigos e familiares.
5. Tenha presença digital
Estar presente nos meios digitais é fundamental para estreitar laços com seus pacientes, mas também conquistar novos clientes.
Utilize as redes sociais – Instagram, Tik Tok, YouTube – como uma extensão do seu consultório, criando conteúdos relevantes e educativos, respondendo dúvidas de seus pacientes e compartilhando um pouco da sua rotina de atendimentos.
Mostre que você é referência na área, alguém confiável e que está sempre disponível para trocar ideias sobre assuntos relacionados à odontologia.
Além de fazer isso de maneira orgânica, por meio de conteúdo nas redes sociais, você também pode investir em campanhas pagas, como anúncios no Facebook e Google Ads, assim, mais pessoas serão impactadas pela sua marca.
6. Feedbacks e pesquisas de satisfação
A opinião de seus pacientes é algo valioso para o seu negócio, pois ajuda não só a identificar os acertos, mas também melhorias que podem ser feitas para evoluir a qualidade dos serviços prestados.
Solicite feedbacks aos seus pacientes para entender o que eles pensam sobre seu atendimento e porque eles escolheram o seu consultório odontológico e não o de um concorrente.
Envie pesquisas de satisfação regularmente para receber opiniões sobre diferentes aspectos do seu negócio, como carteira de serviços, ambiente físico e canais de comunicação. Use o Simples Dental para automatizar essas pesquisas e se tornar um dentista nota 10!
Dica 👉O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita muito útil para a captação e fidelização de clientes. Peça para seus pacientes avaliarem o seu consultório no Google e deixarem feedbacks positivos sobre seus serviços, ajudando a melhorar a sua reputação online.
Assista ao Dental Drops e confira mais dicas para fidelizar seus pacientes:
Agora que você já sabe quais são as ações essenciais para fidelizar e atrair novos pacientes, chegou a hora de colocá-las em prática.
A boa notícia é que você pode contar com a Dental Cremer, uma empresa Henry Schein, para ajudar você nessa missão.
Juntos do maior grupo do mundo, oferecemos tudo para fazer sorrir, incluindo produtos odontológicos de qualidade, equipamentos com tecnologia de ponta, além do Simples Dental, nosso software oficial que simplifica a sua rotina.
Acesse o site dentalcremer.com.br/simples-dental, saiba mais sobre o Simples Dental e descubra como ele pode evoluir a sua gestão! Gostou do tema deste post? Confira também o conteúdo Marketing para Dentistas, aqui no blog.
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