A produção de conteúdo é uma potente ferramenta para consolidar sua atuação e captar clientes. As redes sociais são o novo “cartão de visita” de profissionais das mais diversas áreas e, na odontologia, não é diferente.
Cada vez mais os profissionais de odontologia “demarcam” seu território e, por meio da produção de conteúdo, seja em vídeo, fotografia ou texto, captam novos clientes, fidelizam os clientes já existentes e colaboram com a compreensão e aceitação do tratamento.
A máxima de que “quem não é visto, não é lembrado” nunca foi tão presente no mercado de trabalho, e não que este movimento seja confortável. Além do dia a dia no consultório, dos atendimentos, da gestão e de todos os outros afazeres que envolvem o cotidiano odontológico, ainda é possível encontrar tempo para criação de conteúdo?
Com planejamento e algumas dicas, você vai conseguir escrever relatos de casos clínicos na odontologia e torná-los um conteúdo de ouro.
Texto é propaganda: saiba como escrever um caso clínico de sucesso
A partir de agora, utilizaremos um elemento importante da escrita, não só para quem escreve, mas para quem lê e para plataformas como o Google, que reconhecem boas práticas: tópicos. Escreveremos com tópicos.
O que é importante saber, antes de escrever
- A criação de textos de casos clínicos, segundo o CRO, deve ter o objetivo de educação, divulgação científica, atualização profissional e informação técnica;
- Mantenha o anonimato do paciente: não divulgue nome, endereço ou dados sensíveis;
- Não é permitido comprovar resultados.
A estrutura: um bom texto é uma boa história
Você já ouviu falar em storytelling? Essa é uma palavra mágica que vale a pena entender. Basicamente, storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de um enredo elaborado e de uma narrativa envolvente — o famoso “contar uma boa história”. Uma dica simples é “contar” o caso de sucesso por meio da ordem cronológica: do diagnóstico ao tratamento e ao resultado.
A ordem dos tópicos
Histórico odontológico: o contexto
Para que os leitores comecem a entender o caso clínico de sucesso, é preciso compreender as características da saúde odontológica do paciente. Essa é uma maneira de iniciar uma linha de raciocínio que ajudará a entender os próximos tópicos, como o diagnóstico.
Diagnóstico
Explicar o caso a ser resolvido e iniciar o raciocínio clínico que você utilizou para descobrir o que precisa ser solucionado.
Planejamento e protocolo
Este é o momento de intensificar seu raciocínio clínico e trazer informações referentes às soluções de tratamento. É interessante contar o passo a passo que você imaginou para o tratamento, incluindo as opções e a justificativa da escolha.
Resultado
É o momento de apresentar a conclusão de todas as decisões clínicas que você tomou a partir da necessidade de tratamento. Aproveite para fortalecer suas escolhas e mostrar suas habilidades e a importância dos equipamentos utilizados.
A importância da clareza nas informações
O texto poderá ser lido por diversas pessoas, desde profissionais da odontologia até pacientes que buscam profissionais e tratamentos. Por isso, ao mencionar nomes de exames, protocolos e demais informações específicas, explique do que se trata.
Criar conteúdo para fortalecer sua carreira é um processo criativo e exige treino. Por isso, comece agora a documentar seus casos clínicos de sucesso. Aplique essas diretrizes para documentar o seu próximo sucesso. Quer ver seu trabalho reconhecido pela comunidade?
Envie seu caso clínico para nossa plataforma e destaque-se.

Comentários
Nenhum comentário