Faculdade pública ou privada? Qual escolher para cursar odontologia

Dúvidas devem surgir  quando você está prestes a escolher a universidade na qual irá cursar odontologia e realizar seu sonho de ser um excelente cirurgião-dentista. Será que eu opto por uma universidade particular? Ou tento uma vaga em uma universidade pública?

Primeiro, sempre devemos levar em consideração o seu grau de comprometimento e o interesse no curso. Não importa qual a universidade escolhida, mas se você tem comprometimento, em qualquer universidade terá um futuro brilhante. A instituição contribui sim, mas sem garra e determinação pessoal, o aluno poderá se frustrar profissionalmente seja durante sua jornada acadêmica ou após sua formação.

Aqui neste artigo, mostramos para você alguns pontos importantes a serem avaliados quando nos deparamos com estas, e outras, questões.

Então qual universidade escolher?

Falo para vocês que a escolha de uma universidade de odontologia deve se basear na sua realidade financeira. Se você não consegue cursar odontologia em uma universidade privada, sugiro tentar passar em uma universidade pública. Asseguro que a persistência e muito estudo podem fazer você atingir esta meta. Nada é impossível, basta você acreditar!

Quanto custa a faculdade de odontologia?

Mesmo estudando em uma universidade pública, você terá gastos com materiais odontológicos, que geralmente dispensam de um valor considerável. Muitos alunos tentam se virar para conseguir dinheiro, vendendo doces, fazendo bicos e alguns possuem o privilégio de serem sustentados pelos pais ao longo do curso.

>>Leia também: Dental Cremer + programa estudantes = parceria que dá certo

Universidade pública ou privada?

O que é preciso levar em consideração ao optar por uma universidade pública, é que além dos gastos com os materiais, você terá gastos com moradia. Existem muitas repúblicas e dividindo custos com outros alunos, poderá ficar mais barato. Algumas universidades públicas têm moradias gratuitas, mas o aluno precisa se inscrever em um determinado programa para ver se consegue usar este tipo de moradia. Fique ligado se instituição que você escolheu possui esse tipo de benefício!

Por outro lado, se você optar por uma universidade privada, terá que avaliar primeiramente os valores das mensalidades em todos os períodos que você for cursar. É importante fazer um planejamento financeiro por todo o período de seu estudo. Existem hoje em dia, faculdades integrais de odontologia, mas, algumas instituições  são de  meio período, inclusive noturnas. As faculdades noturnas podem ser interessantes, você pode conciliar estar em um consultório durante o dia aplicando na prática o que você viu na noite anterior na sala de aula, por exemplo.

Ah, é importante ressaltar que nas universidades privadas você terá que levar em consideração os valores das listas de materiais ao longo do semestre e é indispensável que elas estejam previstas no seu planejamento.

Quais as as melhores faculdades para cursar odontologia?

Faculdades Públicas:

  1. USP – Universidade de São Paulo
  2. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
  3. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  4. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
  5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  6. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
  7. UFBA – Universidade Federal da Bahia
  8. UFC – Universidade Federal do Ceará

Faculdades Particulares:

  1. UNOPAR – Faculdades Integradas Norte do Paraná
  2. Faculdade Pitágoras
  3. Anhanguera Educacional
  4. SLMANDIC – Faculdade São Leopoldo Mandic
  5. UNIP – Universidade Paulista
  6. Universidade Positivo
  7. Unime

Para cursar odontologia existe alguma bolsa de estudos?

Existem programas de bolsas de estudos e financiamentos estudantis, o FIES é um ótimo exemplo. Outras instituições privadas possuem financiamento próprio, ou em parceria com alguma empresa. Informe-se com a coordenação do curso ou na própria secretária, e fique atento aos prazos. Lembre-se é o seu sonho em jogo!

Qual a melhor universidade para cursar odontologia?

Vocês podem estar se perguntando, mas então, qual eu devo escolher? Pública ou privada? Bom, ai você precisa escolher com muita sabedoria para não gerar um problema futuro e gerar uma frustação. Pesquise alunos que já estudaram nas universidades e sobre o desempenho profissional deles, pesquise os programas e a lista de professores que a instituição possui, não se esqueça dos programas de incentivo as iniciações científicas.

Eu, Milena, estudei em universidade privada e apresentei 17 trabalhos científicos em congressos, fiz inúmeros estágios extracurriculares, inclusive em todas as minhas férias no período em que cursei a graduação. E qual foi o objetivo? Foi o de eu ser melhor do que eu mesma. Não é se formando em uma universidade pública que te fará melhor que outra pessoa formada em uma particular. O mérito de ser um bom profissional no futuro é exclusivamente seu!

Um conselho para quem quer cursar odontologia!

Confie em você, escolha certo, e qualquer dúvida estou aqui pra ajudar você a ser melhor. Se você quer ser sempre um melhor profissional, você deverá estudar a sua vida inteira. É um compromisso com seu paciente que você deverá assumir. Um compromisso com a saúde de quem você está cuidando.

É importante, antes de escolher em qual universidade quer estudar, que você realmente conheça a odontologia. Temos muitos profissionais que abrem as portas para estagiários e a vantagem é que conhecendo o dia a dia podem ir se apaixonando ainda mais por nossa linda e encantadora profissão. Outro fator é realmente ter o amor e doação pela área. O amor faz com que façamos tudo com prazer e todos os dias poderão ser de muitas felicidades. Cada dia é um desafio e desta forma, com desafios e casuística clínica baseada em evidências científicas nos tornamos a cada dia melhores profissionais.

Se você realmente tem o gosto pela área de odontologia e percebeu isso através de visitas as clínicas e um despertar em seu coração, chegará a hora de escolher onde você irá cursar o curso de odontologia. A escolha não deverá ser baseada somente no dinheiro que você receberá depois de formado, pois talvez possam existir dias que você não receberá nenhum dinheiro pelo seu trabalho. A odontologia não deve ser mercenária. Você deve se capacitar para se tornar melhor do que você mesmo. Não se compare aos outros profissionais. Seja sempre melhor para você. Não se compare aos seus colegas de faculdade. Faça o que você achar melhor sem medos ou inseguranças. Tenha coragem para estudar e questionar sobre tudo que você está aprendendo.

Existe uma pergunta que sempre faço pra mim: Será que você eu aceitaria ser tratada por alguém como eu? Me responde ai nos comentários!

Beijos no coração de todos e que seja um ano abençoado.

Sobre a autora

Milena Perraro Martins | @milenaperraro
Doutorado em endodontia pela FOB USP Bauru
Mestra em endodontia pela universidade São Leopoldo Mandic- Campinas SP
Especialista em Endodontia, implantodontia e Saúde coletiva e da família

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *