Fluxo Digital Chairside: O que é? Quais as vantagens?

A maioria dos laboratórios utilizam todas ou alguma etapa da odontologia digital para otimizar e acelerar o tempo dos trabalhos, além de trazer mais precisão as peças protéticas, com isso o sistema inlab se apresenta consolidado. Mas é possível trazer esses benefícios para o consultório e ser um dentista diferenciado no mercado com total controle dos seus resultados e tempo.

Existe um fluxo de trabalho no digital que se chama Chairside, a tradução seria “ao lado da cadeira“, que se caracteriza pela confecção de peças como inlays, onlays, facetas, coroas provisórias e definitivas, prótese sobre implante e até pontes fixas, dentro de um fluxo completo, exclusivamente realizado no consultório, muitas vezes em consulta única. 

O fluxo inicia com a obtenção da imagem ou CAI – Computador Aided Image, através de um scanner intraoral que tem a função de capturar a imagem do preparo, pilar protético ou componente de prótese sobre implante, e fornecer o arquivo, geralmente um STL, que será trabalhado na etapa seguinte. Para isso, algumas características do scanner como precisão, acuracidade, rapidez deve ser levadas em conta.  

A segunda etapa, ou CAD – Computed Aided Design é o desenvolvimento da peça protética, que é desenhada sobre o preparo escaneado, com o uso de softwares de desenho é no CAD ue a criação de inlays, onlays, facetas, coroas, guias, placas acontece. Com uma biblioteca extensa e muita tecnologia, o desenho fica pronto em alguns cliques, além de muito bem ajustado, com o uso de articulador virtual, que podem utilizar guias de lateralidade e anterior obtidas no escaneamento, permitindo um ajuste oclusal virtual tão refinado que quase nada é ajustado em boca. 

Após o desenho concluído vem a produção, quando o virtual se torna real, é o CAM –  Computed Aided Manufacturing, no qual o arquivo é enviado a fresadora, equipamento que antes era de uso exclusivo de laboratórios, tem a sua versão de porte reduzido para consultório, mas podendo fresar discos ou blocos de  zircônia, vitro cerâmica, compósito, pilares pré-fresados, PEEK, PMMA, coroas, facetas, pontes, inlays, onlays, entre outros.

O tempo médio de fresagem de uma coroa é de apenas 20 minutos. Entretanto o dentista que trabalha nesse sistema precisa entender do material a escolher devido a necessidade de maquiagem e forno para finalização, de determinados materiais.  

A esse, porém, surgiu uma interessante alternativa, além da possibilidade de fresar o planejamento, que é uma das principais características do Chairside, com o desenvolvimento de outras tecnologias, equipamentos e resinas, é possível uma adaptação ao fluxo da fresagem, que seria a impressão 3D das peças protéticas.  

Essa possibilidade não restringe o fluxo somente a provisórios, algumas resinas de impressão possuem carga cerâmica e são indicadas para impressão de restaurações permanentes.  

A ideia de poder finalizar uma prótese em um único dia, sem a intervenção do laboratório é um sonho para qualquer protesista, mas outros benefícios também podem ser observados nesse sistema de trabalho: 

A agilidade em poder ofertar uma restauração final de alta qualidade, adaptação e resistência diferencia o dentista no mercado de trabalho e o coloca numa zona de conforto em relação ao preço final, já que elimina o custo do laboratório. Entretanto essa agilidade depende diretamente de uma curva de aprendizado, entender o sistema e usar o máximo de seus recursos leva tempo e dedicação.  

Pelo fato de hoje a maioria dos sistemas Chairside ser aberto, o que significa que scanner, softwares de desenho e fresadora/impressora podem ser de marcas diferentes, é extremamente importante ter um suporte pós-venda que oriente e direcione para a solução dos problemas e dificuldades que surgirem.  

Tecnicamente além dos benefícios óbvios como velocidade, precisão e controle da morfologia dos trabalhos, adaptação, pouca ou quase nenhuma repetição de trabalho, economia com materiais de moldagem e laboratório, um dos maiores diferenciais está diretamente relacionado a evolução da capacitação profissional que vai desde a melhora dos preparos já que o próprio dentista desenha a peça, ao conhecimento dos materiais e suas características, até o conhecimento de todas as etapas do sistema. 


Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Esse novo modelo de trabalho está voltado a um profissional inovador, que não tem medo de desafios, que está disposto a estudar e sempre se atualizar.  Se você se identificou e quer saber mais informações sobre o sistema, os especialistas da Dental Cremer estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas.  

Quer ver o fluxo todo funcionando, manipular os equipamentos e entender ao vivo o funcionamento do fluxo, venha até o Dental Cremer Experience, localizado na Avenida Paulista, 2028, 12 andar em São Paulo, é um espaço criado para que você possa ver e manusear todos os equipamentos, fazer cursos e imergir no mundo digital sanando todas as suas dúvidas. 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *