Produção digital x convencional no laboratório de próteses

O seu trabalho no laboratório de próteses já não é mais o mesmo, certo? Com o avanço tecnológico na odontologia, alguns processos manuais foram deixados de lado e substituídos por comandos em equipamentos como fresadoras e impressoras 3D 

Mas as novidades não devem ser motivo de preocupação, pelo contrário, devem caminhar juntas com técnicas e aprendizados anteriores para garantir entregas ainda mais rápidas e de qualidade. 

Hoje vamos falar sobre o que é o fluxo digital na odontologia e apresentar as principais diferenças entre a produção digital e a convencional no laboratório de próteses. Dessa forma, você poderá decidir se vale a pena entrar de cabeça no mundo do digital e evoluir o seu negócio. Confira! 

 

Como é o fluxo digital no laboratório de próteses? 

O fluxo digital, também conhecido como tecnologia CAD/CAM ou odontologia digital, é uma abordagem que utiliza equipamentos, softwares e técnicas avançadas para auxiliar e otimizar o diagnóstico, planejamento e tratamento dos pacientes. 

Ele pode ser aplicado em todos os processos odontológicos, tanto em consultórios quanto laboratórios de prótese odontológica. 

No consultório, esse novo fluxo de trabalho envolve o uso de equipamentos e softwares para auxiliar na moldagem digital do paciente, diagnóstico e planejamento do tratamento reabilitador. 

Já no laboratório, essas inovações estão presentes desde o recebimento dos arquivos digitais, passando pela etapa de planejamento e desenho, até a fabricação das próteses através de fresagem ou impressão 3D. 

A utilização de equipamentos e demais recursos digitais tem como principal objetivo aumentar a produtividade e facilitar o trabalho dos dentistas e protéticos/ TPDs. 

  

👉 Leia também:  Tudo o que um TPD precisa saber sobre Odontologia Digital 

 


Entre em contato com nossos especialistas!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Principais diferenças entre a produção digital x convencional no laboratório 

A diferença entre o processo convencional e digital para a confecção de próteses está na tecnologia empregada em cada etapa do processo. 

A produção convencional requer que os profissionais de odontologia realizem vários processos manuais, incluindo moldagens e a própria fabricação da prótese dentária. 

No digital, por outro lado, essas etapas de trabalho são feitas com o auxílio de equipamentos de alta performance, minimizando erros e aumentando a qualidade das peças produzidas. 

 Produção convencional: 

  1. O dentista realiza a moldagem da arcada dentária do paciente com o alginato; 
  2. O molde é enviado ao laboratório para a confecção da prótese por meio de um processo de entrega com motoboy; 
  3. No laboratório, o TPD confecciona a prótese manualmente, o que pode levar dias, dependendo da demanda do local; 
  4. A prótese é enviada para o consultório para a prova do paciente e, caso necessite de algum reparo, esse processo terá de ser repetido. 

Produção digital: 

  1. O dentista realiza o escaneamento intraoral do paciente na clínica odontológica. Esse procedimento dá origem a um arquivo detalhado da arcada dentária, ou seja, a moldagem digital; 
  2. O dentista envia o arquivo da moldagem para o laboratório, o que é muito mais simples e rápido por ser digital; 
  3. No laboratório, o TPD tem seu fluxo otimizado por meio de impressoras 3D ou sistemas de fresagem e usinagem cerâmica para a fabricação de restaurações e próteses. Em seguida, a peça é enviada para o consultório, economizando tempo e trazendo mais agilidade ao tratamento. 

 

  

👉 Leia também:  Fresadora ou impressora 3D? Ou devo escolher os dois? 

 

Benefícios da produção digital no laboratório de próteses 

Como vimos no exemplo acima, o fluxo digital torna o processo de fabricação de próteses mais eficiente no laboratório, pois reduz e otimiza várias etapas de trabalho.  

Além disso, apresenta muitas outras vantagens em relação ao fluxo tradicional. São elas: 

Previsibilidade e assertividade no tratamento 

O escaneamento intraoral realizado na clínica odontológica possibilita a fidelidade de cópia da arcada dentária do paciente, além da facilidade de impressão e riqueza de detalhes.  

Assim, o procedimento de produção realizado no laboratório de próteses é otimizado, promovendo um ajuste micrométrico de qualidade. 

Rapidez no fluxo de trabalho e economia de tempo 

Além de receber do dentista um arquivo digital 100% preciso para confecção das próteses, o TPD ainda pode usar sistemas de fresagem e usinagem cerâmicas ou até mesmo impressão de resinas para otimizar o tempo de produção.  

Com essa nova abordagem, é possível reduzir em horas um processo que levaria dias para ser finalizado. 

Facilidade na comunicação 

Através do uso de softwares de planejamento e gestão, a comunicação dos dentistas com os laboratórios fica mais clara, melhorando ainda mais os resultados dos trabalhos. 

Essa troca de informações contínua possibilita a realização de um trabalho de alta qualidade, reduzindo a chance de erros e mal-entendidos que prejudicariam o processo. 

Vantagem competitiva perante os concorrentes 

Uma grande vantagem para o seu laboratório é atender clínicas odontológicas modernas que estão utilizando a odontologia digital para melhorar o atendimento ao paciente.  

Sem dúvidas, essas clínicas se destacam da concorrência e, por prestarem um serviço diferenciado, possuem maior demanda de produção. 

 

Banner com a frase "Fale com um especialista e faça uma análise de viabilidade" posicionada ao lado esquerdo da imagem, ao centro um homem branco com cabelos curtos grisalhos, barba e bigode por fazer também grisalhos e vestindo um jaleco azul marinho, visto da cabeça e cortado na região próxima ao peito, e ao lado esquerdo um botão verde escrito "Enviar mensagem" e um símbolo do Whatsapp.

 

Deseja ter todos esses benefícios em suas rotinas de trabalho? Digitalize seu Laboratório com a Dental Cremer | Henry Schein 

Oferecemos uma linha completa de equipamentos para laboratórios de prótese dentária, incluindo soluções digitais de alta performance. 

Entre em contato via WhatsApp com um de nossos consultores para realizar uma análise de viabilidade e conferir as condições especiais de financiamento disponíveis!  

 

Ainda tem dúvidas se o fluxo digital é a escolha certa para o seu negócio? Confira conteúdos selecionados especialmente para você: 

Planejamento financeiro na Odontologia: estratégias para dentistas e laboratórios de prótese dentária 

Por que investir em um software CAD no laboratório de próteses? 

Benefícios de utilizar uma fresadora no laboratório odontológico 

🕵Siga nossas redes: 

💻Facebook
📸 Instagram
🥰 Pinterest
💃🏼 TikTok
▶️ Youtube

Comentários

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *