Especial

Gerencie melhor seu tempo com o Método GTD

Gerencie melhor seu tempo com o Método GTD
Compartilhar | Comentar

Criado pelo americano David Allen, o método Getting Things Done, em tradução livre, “Fazer as coisas”, é um método de organização e produtividade pessoal que tem como objetivo principal esvaziar a sua mente para que todo o estresse causado na correria do dia a dia seja amenizado.

Mais conhecido como método GTD, a técnica criada por David consiste em instruir a pessoa a realizar suas tarefas do cotidiano de forma mais organizada e eficaz para que ao final do dia não haja sobrecarga e tensão. De maneira geral, ele conclui que a falta de planejamento inicial causa diversos bloqueios mentais.

Ele sugere que o profissional, principalmente os que trabalham com rotinas administrativas, como as secretárias, pensem no resultado final do projeto ou tarefa antes de começar a executá-la. Assim, poderá criar uma lista de ações que serão necessárias para que mais tarde possa concluir a ação sem replanejamentos ou interrupções.

Em seu livro, “A arte de fazer acontecer”, Allen explica o método com bastante detalhamento e garante que ao aplicar as dicas propostas no seu dia a dia, você irá realizar suas tarefas de forma mais simples e com menos desgaste mental.

Aplicando esta técnica à rotina do consultório, confira abaixo algumas dicas que preparamos para você:

– Utilize sempre a “memória externa”: anote todas as suas obrigações do dia e tudo o que deve ser lembrado em um outro momento.

– Elabore seu próprio método de organização: certamente você poderá encontrar na internet milhares de dicas de organização, assim como esta. Mas, procure se organizar de uma maneira que seja agradável para você, lembrando que você certamente deve cumprir prazos e determinações orientadas por seu gestor. Além disso, muitas vezes a equipe do consultório precisará consultar alguma informação administrada por você, então organize tudo de forma que as outras pessoas também possam se localizar.

– Crie “caixas de entrada”: ao receber novas tarefas você precisará listá-las de alguma maneira. Procure deixa-las em um mesmo local e organizadas por ordem de prioridade.

ciclo-5

– Siga o fluxo: com base na sua “caixa de entrada”, procure seguir este fluxo:

Fluxograma

Não existe desculpa para começar a se organizar de uma maneira melhor, o que importa mesmo é usar a disciplina e organização que a metodologia indica.

O Simples Dental possui a funcionalidade tarefas focada para secretárias. Com ela você saberá exatamente as tarefas que precisa fazer no dia a dia, como ligar para os pacientes que cancelaram as consultas e ainda não foram remarcadas, entrar em contato com os pacientes que têm alerta de retorno, cobrar os pacientes que têm débito com atraso entre outros. Ficou interessada? Cadastre-se e comece a usar agora mesmo.

Fonte: Vida Organizada, Gestão do Tempo

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.