Como se tornar um implantodontista de alta performance 

Um profissional de alta performance é aquele que atinge um nível de excelência em seu trabalho, alcançando seus objetivos de forma consistente e superando expectativas. 

Na Odontologia, ter esse perfil é um grande diferencial na hora de oferecer os seus serviços, principalmente em especialidades clínicas que envolvem reabilitações orais mais complexas, como a Implantodontia.  

Qualificação profissional, relacionamento com o paciente e equipamentos inovadores são alguns dos principais aspectos a serem considerados quando o objetivo é elevar a performance clínica. 

Ao longo do texto vamos falar sobre cada um deles e citar as principais inovações que te ajudam a atingir grandes resultados em sua carreira como Implantodontista.

O que é alta performance? 

Alta performance consiste em um conjunto de atitudes que fazem com que um profissional, equipe ou empresa atinja um excelente desempenho. 

Na área odontológica, mais especificamente na Implantodontia, significa oferecer tratamentos reabilitadores de qualidade, com excelência em todas as etapas, desde o atendimento até a execução do procedimento. 

Sempre com foco na satisfação do paciente e na obtenção dos melhores resultados possíveis. 

Como elevar sua performance em Implantodontia? 

Alcançar uma performance clínica de alto nível é o sonho de muitos profissionais que escolheram a Implantodontia como especialidade.  

Mas, para que isso se torne realidade, é importante investir em ações e estratégias que aumentem a produtividade e promovam um atendimento odontológico com segurança, rapidez e foco na experiência do paciente.   

A seguir, confira algumas dicas para implementar em sua rotina profissional, em busca de alta performance clínica. 

Busque qualificação profissional 

Assim como em qualquer especialidade odontológica, estudar e se manter atualizado é essencial para o sucesso de um dentista. 

Por isso, o primeiro passo para elevar ao máximo o seu potencial como Implantodontista é aprofundar o seu conhecimento técnico na área. 

Além de se manter ativo e competitivo no mercado odontológico, a atualização constante permite que você fique por dentro de novas técnicas, protocolos e tecnologias para oferecer tratamentos cada vez mais modernos aos seus pacientes. 

Algumas formas de se qualificar profissionalmente, são: 

Estabeleça uma boa relação dentista-paciente 

Outra forma de oferecer um serviço excepcional, que conquista e fideliza, é estreitando o relacionamento com seus pacientes. 

Isso porque, para que um tratamento com implantes tenha uma performance elevada e bons resultados clínicos, é preciso que o dentista e o paciente trabalhem em conjunto. 

O dentista deve realizar um tratamento levando em conta as necessidades e expectativas de seu paciente em relação ao resultado. 

Em contrapartida, a colaboração do paciente é fundamental para a longevidade dos implantes, realizando consultas periódicas, manutenção e higiene oral adequadas. 

Para fortalecer a relação dentista-paciente, o dentista pode: 

  • Trabalhar a empatia; 
  • Oferecer um atendimento humanizado; 
  • Criar um ambiente acolhedor; 
  • Estabelecer uma comunicação clara e transparente; 
  • Manter-se à disposição, mesmo após o tratamento. 

Invista em equipamentos e tecnologias de ponta 

Além de se qualificar profissionalmente e manter um bom relacionamento com seus pacientes, outra forma de elevar a sua performance clínica é investindo em equipamentos e novas tecnologias. 

Usar ferramentas altamente tecnológicas permite maior precisão no planejamento de implantes e previsibilidade no tratamento, resultando em reabilitações orais eficazes e com menos complicações pós-operatórias. 

Proporciona também redução do tempo de cadeira com procedimentos muito mais rápidos, além de maior segurança para o paciente, pois muitas destas tecnologias possibilitam intervenções pouco invasivas. 

Equipamentos para um implantodontia de alta performance 

Com o grande número de equipamentos e inovações tecnológicas que surgem no mercado odontológico, encontrar soluções que otimizam a sua rotina clínica e oferecem uma implantodontia de alta performance não é um problema. 

Confira, a seguir, equipamentos odontológicos que poderão elevar os seus resultados em implantodontia: 

Scanner Intraoral 

O scanner intraoral é um dispositivo que permite escanear toda a arcada dentária do paciente, auxiliando no diagnóstico e planejamento de próteses, implantes, tratamentos ortodônticos, dentre outros.  

Na implantodontia, esse tipo de tecnologia não apenas permite mais eficiência no fluxo de trabalho, como também pode alcançar melhores resultados. 

Por ser prático e de fácil manejo, o uso de scanner é uma excelente alternativa para substituir os métodos tradicionais de moldagem que costumam ser custosos e causar muito desconforto.  

Dentre os inúmeros benefícios que um scanner intraoral oferece, podemos destacar: 

  • Redução nas etapas de trabalho; 
  • Maior previsibilidade e flexibilidade no tratamento; 
  • Comunicação facilitada com os laboratórios de prótese; 
  • Economia em materiais de moldagem; 
  • Mais conforto para o paciente. 

Alguns dos principais modelos de Scanner Digital disponíveis no mercado são: 

No vídeo a seguir, confira na prática como o 3Shape TRIOS pode contribuir para o fluxo de trabalho em implantodonia: 

 3SHAPE – Escaneamento de casos sobre implantes 

Aparelho de Profilaxia AIRFLOW® 

O AIRFLOW® é um equipamento inovador utilizado para aplicação do protocolo GBT de profilaxia, promovendo uma limpeza superior em consultório com máximo conforto ao paciente. 

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o AIRFLOW® é indicado para prevenção, manutenção e tratamento periodontal, removendo o biofilme, manchas e tártaro de forma rápida e indolor.  

É ideal para a especialidade de implantodontia, pois realiza uma limpeza profissional de implantes e próteses, além de contribuir para prevenção, tratamento inicial e acompanhamento de distúrbios como mucosite e peri-implantite.

Motor Cirúrgico  

O motor cirúrgico é outro equipamento que otimiza a rotina de trabalho do Implantodontista e oferece tratamentos com muito mais conforto, segurança e precisão.  

Alguns dispositivos são altamente tecnológicos e inteligentes, é o caso do Motor Cirúrgico Implantmed, a solução completa para cirurgias orais em implantodontia. 

O produto possui diversos atributos como interface simples e intuitiva, função de corte de rosca automática e controle seguro de torque, sendo um divisor de águas na implantodontia moderna. 

Além disso, tem como diferencial o módulo W&H Osstell ISQ que, a partir do monitoramento o processo de cicatrização e osseointegração, permite medir a estabilidade dos implantes após implantação. 

Fresadoras e Impressoras 3D 

O uso de impressoras 3D ou sistemas de fresagem também se destaca quando o assunto é alta performance em implantodontia. 

Possuir esse tipo de equipamento dentro do próprio consultório odontológico permite mais agilidade no processo de implantação. 

Afinal, o profissional não depende mais de um laboratório de prótese para produção de suas peças protéticas. 

As fresadoras são dispositivos muito versáteis, que aceitam uma ampla gama de materiais – cerâmica, zircônia etc. -, deixando o cirurgião-dentista livre para escolher o material mais adequado para cada caso clínico.  

Se comparadas às impressoras 3D, produzem peças com grande riqueza em detalhes e em menos tempo. 

As impressoras 3D, em contrapartida, são dispositivos de fácil manuseio e operação, que permitem a produção de peças mais complexas e personalizadas. 

Além disso, são mais acessíveis do que fresadoras, tanto em relação ao custo de aquisição quanto aos insumos necessários para confecção dos elementos protéticos. 

Softwares  

Com o uso de fresadoras ou impressoras 3D, também é necessário a contratação de um software para trabalhar os modelos que serão impressos ou fresados no consultório. 

De modo geral, os softwares costumam exigir grandes investimentos envolvendo custos de licença e anuidade.  

Contudo, para aproximar cada vez mais dentistas do digital, a Dental Cremer oferece o Cadflex, um plano de assinatura de Softwares Exocad com mensalidades acessíveis. 

Assinando o Exocad, você tem acesso a softwares como DentalCAD Core Version, DentalCAD Implant Module e vários outros. 

Quer tornar o seu consultório digital? Confira os conteúdos: 

Agora que você já conhece os principais equipamentos que podem ser usados para elevar a sua performance clínica, saiba que não é preciso obter todos eles de uma só vez. 

Pelo contrário, aos poucos é possível adquirir essas novas tecnologias e introduzi-las em sua rotina e de sua equipe para oferecer tratamentos cada vez mais modernos, seguros e previsíveis. 

 

A Dental Cremer oferece em seu portfólio uma ampla variedade de equipamentos odontológicos de ponta para uma Implantodontia de alto desempenho. 

Por meio de atendimento especializado com nossos consultores você encontra o equipamento ideal para o seu negócio, de acordo com sua situação atual, e com excelentes condições de pagamento e parcelamento. 

✍️  Compartilhe com os amigos!

Siga nossas redes:

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

TikTok

▶️ Youtube

Ouça nosso Podcast

Referências: 

ALTA performance: como alcançar esse desempenho. Líder , [S. l.], p. 1-1, 24 nov. 2022. Disponível em: https://www.lideratacadista.com.br/post/alta-performance-como-alcan%C3%A7ar-esse-desempenho. Acesso em: 8 maio 2023. 

COMO SE TORNAR UM BOM PROFISSIONAL DA SAÚDE. Cursos Épicos , [S. l.], p. 1-1, 24 nov. 2022. Disponível em: https://cursosepicos.com.br/blog/como-se-tornar-um-bom-profissional-da-saude. Acesso em: 8 maio 2023. 

POR QUE O RELACIONAMENTO COM OS PACIENTES É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA?. Odontologia News, [S. l.], p. 1-1, 27 abr. 2023. Disponível em: https://www.odontologianews.com.br/relacionamento-clientes-clinica/. Acesso em: 8 maio 2023. 

IMPLANTODONTIA: saiba mais sobre essa área. Odontologia News, [S. l.], p. 1-1, 4 abr. 2023. Disponível em: https://blog.odontocompany.com/implantodontia-saiba-mais-sobre-essa-area-2/. Acesso em: 8 maio 2023. 

FRESADORA OU IMPRESSORA 3D? QUAL DEVO INVESTIR PRIMEIRO?. Odontomega, [S. l.], p. 1-1, 10 mar. 2023. Disponível em: https://info.odontomega.com.br/fresadora-ou-impressora-3d-qual-devo-investir-primeiro/. Acesso em: 8 maio 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *