Impressão 3D na odontologia: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

A impressão 3D está cada vez mais presente nas mais variadas áreas de atuação ao redor do mundo!

Mas, o que seria a Impressão 3D?

Também conhecida como prototipagem rápida, ela nada mais é que uma forma de tecnologia que através de uma fabricação aditiva entrega um modelo tridimensional por sucessivas camadas de material. De uma forma mais simples, ela consegue imprimir arquivos específicos de computador, e trazer as imagens virtuais para o mundo real, de uma forma tridimensional.

Essa tecnologia já vem sendo empregada em diversas áreas: artes, games, indústria automotiva, arquitetura, engenharia, setor médico, odontológico entre outros.

Quanto a tecnologia dessas impressoras, existem diversas formas diferentes de realizar a impressão – FDM, SLA, DLP, LCD… – cada tipo ou marca, possui uma forma específica e uma indicação que favorece o uso. Na odontologia utilizamos bastante o sistema SLA, por exemplo.

Os laboratórios de prótese por exemplo, utilizam a Impressão 3D rotineiramente, imprimindo modelos, placas, guias… e de uma forma simples e rápida. Dependendo do tamanho da impressora, você consegue alocar vários modelos para serem impressos num mesmo momento, o que diminui tempo de trabalho e aumenta a produtividade.

O Prof. Danilo Bianchi falou um pouco sobre como a impressora 3D pode contribuir no dia a dia do cirurgião dentista. Assista o vídeo na integra:

Mas como que a impressão 3D consegue me auxiliar dentro do consultório?

Quando o dentista ingressa dentro do mundo digital, existem infinitas possibilidades de tecnologia que podem ser escolhidas e implementadas no dia a dia de consultório e de laboratório.
Inicialmente o cirurgião dentista precisa ter o arquivo 3D em formato STL do seu paciente. A obtenção deste arquivo se dá pelo uso do scanner intraoral. Através dele conseguimos obter um modelo real e preciso da arcada do paciente, todo composto por triângulos que vão sendo agrupados, formando a famosa malha de escaneamento, e que após o processamento se torna então, o arquivo 3D que será utilizado para a impressão.

Caso o dentista não tenha um scanner intraoral, ele pode conseguir esses modelos com algum colega ou laboratório, que possua essa tecnologia.
As impressoras possuem softwares com os quais o dentista organiza e posiciona o arquivo para então iniciar a impressão. É necessário que esse arquivo seja trabalhado, colocado em uma base, para então prosseguir com o processo.


Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Normalmente, utilizamos nestas impressões resinas UV especificas para o caso. Existem já resinas com carga cerâmica, resinas para guia cirúrgico, gengivas… entre outros. Cada um com sua especificidade, tempo e forma de uso.
Basicamente o processo finaliza com a lavagem e a cura (essa é a pós-cura, a cura ocorre no momento da impressão com o laser) do modelo impresso. Todo esse processo, a contar do escaneamento até a impressão final, (pensando em uma arcada superior e inferior) leva aproximadamente 3 horas – esse tempo pode variar de acordo com o sistema que sua impressora utiliza.

Na odontologia, essa tecnologia é utilizada para confecção de protótipos para realização de diversos procedimentos que requerem precisão e eficiência. São eles:

  • Confecção de modelos;
  • Fabricação de alinhadores;
  • Fabricação de próteses e restaurações;
  • Implantes;
  • Criação de guias cirúrgicos;
  • Fabricação de placas (miorrelaxante / bruxismo);
  • E muito mais!

Suas principais vantagens:

  • Aumento da produtividade no consultório;
  • Otimização dos processos;
  • As impressoras 3D são muito precisas e conseguem reproduzir o projeto com detalhes de alta qualidade, permanecendo totalmente fiel ao projeto original;
  • A impressão 3D é uma tecnologia moderna e oferece ao seu consultório um diferencial competitivo.

Já imaginou em menos de 2, 3 horas você já ter um provisório para reabilitar seu paciente? Sem a necessidade de ir até o laboratório? Isso já é realidade.

Muitas dentistas hoje, possuem não só o scanner intraoral, como também um pequeno software de desenho e uma impressora. Isso permite ao dentista um mundo de infinitas possibilidades, num menor tempo e com uma precisão incrível.
Toda a mudança gera expectativa! Sempre que trabalhamos com tecnologia é assim, o futuro já chegou e nos aguarda! Mas não fique preocupado! Você não precisa iniciar essa jornada com todos os produtos nem com os mais completos. É importante que os passos sejam dados com segurança e com a certeza da melhor escolha.
Por isso, entender o seu fluxo de consultório, e quais os objetivos conseguiremos descobrir qual a melhor escolha tecnológica que se enquadra a rotina do profissional. Sempre que adquirimos uma tecnologia nova, precisamos do conhecimento e treinamento para operá-la.

Mas isso já faz parte da rotina da Dental Cremer, e estamos aqui para ajudá-lo! O mundo digital não é mais o futuro, ele é o presente!

Você conhece o Dental Cremer Experience?

Ele fica localizado na Av. Paulista em São Paulo, lá são ministrados cursos e hands on com vários equipamentos! No espaço, temos alguns modelos de impressoras 3D para você conhecer e entender como ela pode agregar ainda mais no seu dia a dia. Ficou interessado e quer conhecer? Agende sua visita agora mesmo!

Esse conteúdo foi elaborado com o auxílio do nosso time de consultores da Dental Cremer Digital. 

✍️ Deixe seu comentário falando sobre sua experiência com a impressora 3D
Compartilhe com os amigos para eles saberem mais sobre as funcionalidades
Siga nossas redes:
 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Pinterest
 TikTok
 Youtube
 Ouça nosso Podcast

Clique aqui e saiba mais sobre as nossas soluções digitais!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *