Os instrumentais odontológicos são ferramentas utilizadas em diversos procedimentos, como exames clínicos, diagnósticos, profilaxias e tratamentos em especialidades.
Alguns acompanham você desde a faculdade até a especialização, enquanto outros vão sendo adquiridos conforme a área de atuação escolhida.
Existe uma grande variedade de instrumentais, cada um com funções específicas dentro de um procedimento. Ao longo do texto, conheça os mais populares, suas indicações clínicas e como acertar na escolha dessas ferramentas essenciais!
Classificação dos instrumentos odontológicos
Os instrumentais na Odontologia são classificados por meio de dois critérios:
- Risco de infecção;
- Função no procedimento clínico.
Instrumentos odontológicos conforme o risco de infecção
- Críticos: penetram tecidos ou entram em contato com sangue e fluidos orgânicos e apresentam grande risco de contaminação cruzada;
- Semicríticos: entram em contato com pele e mucosas íntegros e não íntegros e apresentam risco de contaminação cruzada;
- Não críticos: entram em contato somente com pele íntegra e apresentam baixo risco de contaminação cruzada.
Instrumentos odontológicos por função
- Exame clínico;
- Diagnóstico;
- Profilaxia odontológica;
- Tratamento odontológico de diversas especialidades.
Instrumentais para exame clínico: quais são?
Os instrumentos para exame clínico são as principais ferramentas de um cirurgião-dentista.
São indicados para avaliação inicial do paciente e identificação de possíveis alterações bucais, como cárie, lesões em tecidos moles e doença periodontal.
Espelho Clínico
Facilita a visualização da estrutura bucal do paciente, ajudando na identificação de cáries, lesões e dentes com mobilidade.
Sonda Exploradora
Permite ao dentista explorar a estrutura dental em busca de lesões cariosas, infiltração em restaurações, cálculos dentários e fissuras.
Também auxilia na localização da entrada do canal radicular em procedimentos endodônticos.
Pinça Clínica
Indicada para o manejo de materiais dentro e fora da cavidade bucal. Pode ser usada para pinçar algodão rolete, brocas e gaze, proporcionando mais precisão durante os procedimentos.
Escavador de Dentina
Também chamado de cureta para dentina, é utilizado na limpeza da câmara pulpar e na remoção da dentina cariada. Possui tamanhos variados de ponta ativa.
É útil na consulta inicial e em procedimentos clínicos de várias especialidades, como dentística, periodontia e endodontia.
Instrumentos odontológicos para dentística: conheça os principais
Já os instrumentos de dentística têm a função de auxiliar tanto o desgaste quanto a reconstrução das estruturas dentárias. Podem ser usados para preparos cavitários, adaptação do material restaurador, escultura e acabamento.
Espátula de Resina
Usada para acomodar e espalhar a resina composta em superfícies e cavidades. Sua ponta ativa possui variações de formato.
Condensador
Permite adaptar materiais restauradores em cavidades com precisão. Está disponível em vários tamanhos e formatos de ponta ativa.
Esculpidor
Ideal para trabalhos delicados, permite moldar características anatômicas no dente e remover o excesso de materiais antes do endurecimento.
Brocas odontológicas
São projetadas para cortar, perfurar, desgastar e polir os tecidos dentários e/ou materiais restauradores.
Utilizadas em conjunto com caneta de alta e baixa rotação e peça de mão, estão disponíveis em modelos diversos, como diamantada, Carbide e outros.
Espátula e Placa de Vidro
São utilizadas em conjunto para manipular cimentos odontológicos, como cimento de ionômero de vidro ou hidróxido de cálcio.

Principais instrumentais para cirurgias e para que servem?
Os cirúrgicos são projetados para cortar, manipular e remover tecidos com segurança e precisão, apoiando exodontias, cirurgias gengivais e implantes. Conheça os principais:
Sindesmótomo
Utilizado para afastamento gengival, permite descolar a gengiva do osso antes da extração. Deve ser utilizado somente após a aplicação da anestesia.
Fórceps Odontológico
Responsável pela extração de dentes e raízes em pacientes infantis e adultos.
Disponível em formatos e numerações específicas para cada tipo de dente, facilitando a escolha do instrumental.
Alavanca Odontológica
Usada em intervenções cirúrgicas para extrair um ou mais dentes. As alavancas do tipo apical, Heidbrink e de Seldin são as mais comuns.
Seringa Carpule
Utilizada na aplicação de anestesia odontológica. Os modelos com refluxo possuem um dispositivo de segurança para prevenir a injeção de anestésicos em vasos sanguíneos.
Pinça Porta Agulha
Auxilia o manuseio da agulha e do fio de sutura durante o fechamento da ferida cirúrgica. Principais modelos: Porta Agulha Mayo Hegar, Porta Agulha Mathieu e Porta Agulha Castroviejo.
Tesoura Iris
Projetada para o corte de fios e tecidos orgânicos em procedimentos cirúrgicos em geral. Pode apresentar ponta ativa reta ou curva.
Cabo e Lâmina de bisturi
Conjunto utilizado para corte de tecidos em cirurgias bucais. O cabo e a lâmina de bisturi são vendidos separadamente e devem ser acoplados antes do procedimento.
Cuba Metálica
Sua função é acomodar artigos diversos, como medicações, álcool iodado e soro, mantendo o ambiente clínico estéril e organizado.
Cureta de Lucas
Indicada para a remoção de tecidos e curetagem dos alvéolos, auxiliando na cicatrização pós-cirúrgica.
Sugador Odontológico
Promove a remoção de saliva e outros líquidos durante procedimentos odontológicos e cirúrgicos.
Os modelos metálicos, de aço inox e autoclaváveis, são ideais para cirurgias. Há também sugadores cirúrgicos descartáveis, com a mesma indicação de uso.

Instrumentais para periodontia e profilaxia: quais são usados?
Os instrumentais de periodontia e profilaxia ajudam o dentista na remoção de biofilme, cálculo dental e tratamento de doenças periodontais, favorecendo a saúde bucal. Confira a seguir!
Curetas Periodontais
Realizam a remoção de depósitos e raspagem de cálculo dental, podendo ser supra ou sub gengival. Os principais modelos são Cureta Gracey e Cureta Mc Call.
Sondas Periodontais
Indicadas para sondagem e medição de profundidade das bolsas periodontais. Os modelos mais populares são Sonda North Carolina, Sonda Williams e Sonda OMS.

Foice Periodontal (Ponta Morse)
Auxilia na remoção de grandes quantidades de depósitos das superfícies supragengivais. Contudo, não é indicada para cálculo subgengival.

Escova de Robinson e Taça de Borracha
Utilizadas em conjunto com a caneta de baixa rotação e a pasta profilática, facilitam a realização de profilaxia dental e remoção do biofilme.
Instrumentais usado em endodontia: conheça os principais
Em procedimentos endodônticos, os instrumentos são usados principalmente para a remoção do tecido pulpar e na limpeza e modelagem do canal radicular. Confira!
Lima Endodôntica
Possui excelente poder de corte, sendo utilizada para remoção do tecido pulpar e instrumentação do canal radicular. Pode ser manual (Tipo K, K-Flex, Hedstroem) ou mecanizada (rotatória ou reciprocante).
Brocas Endodônticas
Indicadas para remoção de interferências e alargamento do terço cervical e médio.
Principais brocas:
- Broca Gattes – Gildden;
- Broca Largo;
- Broca Peeso
- Broca Endo Z.

Para facilitar o atendimento clínico, disponibilizamos um modelo exclusivo de tabela. Salve, imprima e crie um checklist de instrumentos básicos para cada área atuação.

- DICA: Adapte essa tabela conforme sua especialidade e facilite a compra e organização dos instrumentais.
Como escolher seus instrumentos odontológicos?
Escolher o instrumental correto impacta diretamente no sucesso do caso clínico e na longevidade do tratamento. Por isso, é importante investir em produtos de qualidade, que ofereçam a agilidade, a eficiência e o conforto que você precisa nos atendimentos.
Instrumentos Golgran, Millennium e GG: de econômicos à premium
A Golgran, por exemplo, oferece linhas de instrumentais adaptadas para diferentes perfis e necessidades profissionais, incluindo Golgran, Millenium e GG.
A seguir, saiba mais sobre elas, seus principais produtos e porque investir nessas soluções.
Golgran
A linha Golgran (ou Golgran convencional) oferece instrumentais robustos e confiáveis, ideais para o uso diário em clínicas odontológicas ou por estudantes de odontologia. Um dos destaques da linha é o Kit Clínico 4 Peças – Golgran, um conjunto completo e versátil.
Millenium
Millennium é a linha premium da marca e reúne instrumentais mais leves, ergonômicos e com acabamento superior. Foi pensada para profissionais exigentes que buscam elevar sua performance clínica, mesmo em procedimentos prolongados.
GG
GG é a versão econômica e acessível. Os produtos dessa linha são fabricados com matéria-prima mais fina, sendo mais leves e um pouco menos resistente, mas com a confiabilidade Golgran. Inclui estojos e outros recipientes clínicos, perfeitos para que tem um orçamento reduzido.

Instrumental odontológico Golgran: principais modelos e diferença entre as linhas
Espátulas e Instrumentos Clínicos
As espátulas Golgran são produzidas com cabo maciço de 5,5 mm e formato octogonal. A vantagem é que, com esse design, os instrumentos dificilmente rolam pela bancada.
Já as versões da Millenium possuem cabo oco de 8 mm, mais leve e ergonômico. Isso, além de evitar a fadiga, traz mais delicadeza à ponta ativa.
Porta-Agulhas
As pinças porta-agulhas Golgran são simples e acessíveis. Fabricadas em aço inox 100% e acabamento prateado, elas combinam qualidade e ótimo custo-benefício.
A linha Milenium, por sua vez, conta com ponte de vídea em ligas de tungstênio, carbono e cobalto. Esse diferencial aumenta a durabilidade da ponta ativa e facilita a apreensão da agulha.
Fórceps
Produzidos em aço inoxidável de alta qualidade, os Fórceps e Alicates Ortodônticos Golgran são robustos e pesados, sendo que alguns modelos apresentam serrilhas profundas no cabo.
Os instrumentos Millenium, por outro lado, são leves e delicados, ideais para profissionais que buscam maior precisão clínica e conforto no manuseio.
Estojos, Bandejas e Cubas
Os estojos, bandejas e cubas para esterilização GG são confiáveis e econômicos, perfeitos para o dia a dia. E, apesar de mais simples, ajudam você na organização e transporte dos instrumentais.
Mas se você precisa de algo mais resistente aos ciclos de esterilização, aposte nos recipientes Golgran. Fabricados em aço cirúrgico premium, eles têm polimento especial, encaixe superior e ótima durabilidade.
Agora que você conhece os instrumentais mais utilizados no dia a dia clínico e suas respectivas funções, chegou a hora de renovar o estoque do consultório ou garantir produtos de qualidade para sua lista acadêmica.
Na Dental Cremer | Henry Schein, você encontra toda a linha Golgran, Millenium e GG. Aproveite para adquirir os melhores instrumentos odontológicos e realizar tratamentos clínicos de sucesso.





























Comentários
Nenhum comentário