Instrumentos odontológicos: quais são e para que servem?

Os instrumentais odontológicos são fundamentais em todos os consultórios, eles permitem que o dentista realize inúmeros procedimentos diários. Alguns acompanham você desde a faculdade até a sua especialização, e dependendo a área que deseja seguir, os instrumentos podem mudar.

Veja, nesse artigo, quais são os instrumentais odontológicos essenciais no dia a dia da sua clínica!

Instrumentais para exame clínico

Servem para uma análise inicial da condição clínica do seu paciente. Esses instrumentais podemos dizer, que são “o kit básico” de todo cirurgião dentista.

Espelho clínico

É com ele que você vai conseguir observar a estrutura bucal do seu paciente por completo. No mercado, existem vários modelos de espelho clínico, alguns com aumento de imagem outros sem. Além disso, você pode encontrar com superfície plana e com cristal côncavo.

Antes de comprar o seu, converse com seu professor ou com algum dentista referência para você. Se puder dar uma dica, dê preferência por materiais que sejam autoclaváveis.

Sonda exploradora

O principal uso da sonda exploradora dentro do uso da odontologia é o de verificar a presença de cavidades de cárie no esmalte dental e verificar a retenção mecânica nos preparos cavitários do dente para retenção do material restaurador dental. É um instrumento básico na Endodontia, que auxilia na localização da entrada do canal radicular.

Pinça clínica

Tem a função de auxiliar no manejo dos materiais dentro ou fora da cavidade bucal. É empregada para pegar rolinhos de algodão, brocas e gases, dando mais precisão ao dentista.

Instrumentais odontológicos para procedimentos

Eles são utilizados em pequenas ou grandes cirurgias, alguns atendimentos que necessitam de anestesia e restaurações também podem demandar o uso deles.

Seringa carpule

A seringa auxilia na aplicação de anestésicos no paciente. Ela vem com um dispositivo de segurança que previne a aplicação do produto em vasos sanguíneos. É importante escolher uma seringa que seja fácil de manusear e que comporte qualquer tubetes de anestésico.

Escavador de dentina

Instrumental indicado para limpeza da câmara pulpar e para remoção da dentina cariada. Sempre prefira os escavadores fabricados em aço inox e que sejam autoclaváveis.

Hollemback

Usado para esculpir características anatômicas no dente e para remover excesso de materiais, assim como para inserir produtos pastosos (resinas) na cavidade. Esse instrumental é muito comum em procedimentos na especialidade de Dentística.

Fórceps

Para extração de dentes em crianças e adultos. Os modelos são numerados e indicados para cada tipo de dente. O desenho do fórceps já dá a dica para qual situação ele é mais indicado. Por exemplo, o Forceps Millenium é indicado para adultos, enquanto o Forceps Golgran é feito para crianças.

Cubas

Os modelos de inox servem para acomodar medicações, álcool iodado e soro; têm tamanhos variados. Já a cuba de borracha funciona para manipular produtos odontológicos. Por ser flexível, garante melhor homogeneização dos materiais.

Sugador

Em metal ou plástico, o sugador é indicado para procedimentos odontológicos que precisam da sucção de saliva e outros líquidos. Os modelos metálicos são feitos em aço inox e autoclaváveis, já os de plástico são descartáveis.

Esses são os principais instrumentais odontológicos que você irá utilizar no seu dia a dia no consultório, porém, além desses aqui listados outros instrumentais fazem parte do dia a dia clínico. Dependendo da especialidade, os instrumentais mudam.

Mas, e ai, quais os outros instrumentais odontológicos você utiliza que a gente não listou aqui? Deixe nos comentários!

📢 Compartilhe com os amigos para eles saberem quais instrumentais comprar!

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.