A limpeza e a desinfecção (ou esterilização, dependendo do risco) de instrumentos odontológicos é medida obrigatória em qualquer consultório, pois ajuda a prevenir infecções e manter o ambiente clínico livre de contaminações cruzadas.
E por ser um trabalho constante, nada melhor do que contar com um aparelho avançado que automatize essa tarefa, otimize a limpeza manual e reduza riscos ocupacionais: a lavadora ultrassônica.
A seguir, entenda o que é uma lavadora ultrassônica, como ela funciona, quais os principais modelos disponíveis e se realmente vale a pena investir nesse tipo de equipamento para sua clínica odontológica.
Para que serve a lavadora ultrassônica?
A lavadora ultrassônica, também chamada de cuba ultrassônica, é um equipamento que utiliza ondas de ultrassom para realizar uma limpeza automatizada de instrumentos e artigos odontológicos.
A partir de um processo chamado cavitação, ela gera microbolhas que implodem e removem as sujidades dos materiais, atingindo inclusive áreas muitas vezes inacessíveis pelas cerdas das escovas, tornando a limpeza muito mais completa.
A cada uso, o aparelho deve ser abastecido com água e detergente enzimático (geralmente 3 a 5 ml por litro). Essa mistura auxilia a dissolução dos resíduos orgânicos e inorgânicos impregnados nos instrumentos.
É importante destacar que a cuba ultrassônica complementa o processo de limpeza dos instrumentos, mas não substitui a esterilização. Ou seja, ela serve para reduzir a carga microbiana dos materiais antes que eles sejam submetidos ao ciclo na autoclave.
Motivos para investir em uma lavadora ultrassônica
- Limpeza superior: a tecnologia de cavitação (microbolhas que implodem) limpa de maneira eficaz, além de remover os resíduos em áreas de difícil acesso, como ranhuras e articulações.
- Economia de tempo: a lavagem ultrassônica reduz o tempo investido na limpeza de instrumentais, liberando a equipe odontológica para realizar outras tarefas durante o processo.
- Redução de riscos: por ser feita antes da limpeza manual, a lavagem automatizada elimina grande parte dos microrganismos, o que significa menos riscos ocupacionais para sua equipe.
- Aumento da vida útil: o processo evita o acúmulo de biofilme, um dos principais causadores da corrosão, o que ajuda a prolongar a vida útil dos instrumentos odontológicos.
Qual a sequência adequada para a limpeza de ultrassom?
A limpeza ultrassônica deve ser realizada após a imersão em detergente enzimático e antes da limpeza manual, pois facilita a remoção de resíduos mais difíceis, como sangue coagulado, resíduos orgânicos e biofilme.
Após o procedimento odontológico
Pré-enxágue (se necessário): se os instrumentos estiverem grosseiramente contaminados, realize um enxágue antes da imersão para não inutilizar a solução.
Imersão inicial: coloque os instrumentos em cuba plástica com detergente enzimático, seguindo as instruções do fabricante para diluição e tempo de imersão.
Retirada da solução: Após o tempo de imersão (5 a 10 minutos), retire os instrumentos da cuba plástica e então realize a limpeza ultrassônica.
Limpeza ultrassônica
De modo geral, a limpeza ultrassônica envolve as seguintes etapas:
- Adicione água filtrada até o nível indicado no equipamento;
- Acrescente detergente enzimático.
- Coloque os instrumentos no cesto (ou béquer, para brocas e limas).
- Escolha o ciclo de limpeza desejado e inicie o processo.
- Após a limpeza, descarte a solução despejando pela lateral. Evite molhar o painel.
EPIs necessários
Durante o processo, utilize os mesmos EPIs indicados para a área suja de esterilização. Isso evita o contato com resíduos biológicos e garante a segurança da equipe em toda a rotina de limpeza.

Vale destacar que é proibido utilizar o mesmo EPIs da área suja na área limpa.
Como escolher sua lavadora ultrassônica?
A limpeza ultrassônica é uma parte importante do processo de limpeza e manutenção da biossegurança do consultório. Ela garante que os instrumentos estejam limpos, removendo resíduos e preparando-os para a esterilização.
Para escolher a melhor lavadora ultrassônica para o seu consultório ou clínica odontológica, confira algumas dicas:
Faça uma pesquisa completa
- Compare os aparelhos disponíveis no mercado, não só preços, mas também funções e recursos.
- Confira a opinião de profissionais de odontologia que já utilizam as marcas de seu interesse.
- Assista vídeos, reviews dos produtos e avaliações técnicas, incluindo os disponíveis no site e no canal da Dental Cremer | Henry Schein.
Avalie garantia e assistência técnica
- Consulte o prazo de garantia oferecido pela fabricante, inclusive a possibilidade de garantia estendida;
- Verifique se há assistência técnica na sua região. Isso evita dores de cabeça e garante suporte sempre que necessário.
Verifique a capacidade do equipamento
- Confira o tamanho da cuba e se ela atende o volume de instrumentais esterilizados diariamente no consultório.
- Lavadoras ultrassônicas possuem capacidade total e útil (área de lavagem), fique atento à essa informação na hora da compra.
Confira recursos adicionais
- Alguns aparelhos oferecem painel digital, ciclos de limpeza pré-programados, função de aquecimento da solução enzimática, entre outros.
- Verifique se o aparelho oferece esse tipo de diferencial e se eles são relevantes para as demandas do seu consultório.
Os modelos de cuba ultrassônica mais vendidos na Dental Cremer | Henry Schein
Existem vários modelos e marcas de cuba ultrassônica disponíveis no mercado, desde modelos básicos a versões avançadas para limpeza profissional. A seguir, conheça os modelos mais populares em nosso site e suas principais características:
Cuba Ultrassônica – Cristófoli
A lavadora ultrassônica da Cristófoli é uma escolha certeira para quem busca qualidade e praticidade nas rotinas de esterilização. O aparelho realiza uma limpeza e desoxidação profunda dos instrumentos odontológicos, tudo isso economizando água e tempo no processo.

Detalhes do equipamento:
- Capacidade total de 2,5 litros (2,1L úteis);
- 5 ciclos de limpeza programados;
- Função de aquecimento do líquido (até 65°).
Assista ao vídeo e esclareça todas as suas dúvidas sobre a Cubra de Ultrassom Cristófoli:
Lavadoras Ultrassônicas L100 e L220 – Schuster
A Schuster também oferece opções robustas, com tecnologia confiável e operação simples. A Lavadora L100 é compacta e ideal para consultórios com espaços reduzidos, enquanto a Lavadora L220 possui um tanque mais amplo, perfeito para clínicas com maior volume de instrumentais.
Detalhes do equipamento L100:
- Capacidade total de 2,6 litros (2,2 L úteis);
- Temporizador com 5 ciclos pré-programados;
- Display digital LED e teclado sensível ao toque;
- Protetor térmico automático contra superaquecimento.
Detalhes do equipamento L220:
- Capacidade total de 3 litros (2,5 L úteis);
- Temporizador com 6 ciclos pré-programados;
- Display digital LED e teclado sensível ao toque;
- Protetor térmico automático contra superaquecimento.
Cuba Ultrassônica BioWash STD – Bio-Art
A Bio-Art também entra no leque de opções interessantes com a BioWash STD, uma lavadora ultrassônica que agiliza o processo de limpeza de aparelhos, próteses e instrumentais odontológicos em geral.

Além de remover resíduos impregnados nos instrumentos odontológicos, o equipamento ajuda a evitar desgastes prematuro de fios de corte, prolongando a vida útil dessas ferramentas.
Detalhes do equipamento:
- Capacidade total de 2,5 litros;
- Três opções de limpeza: leve, média e pesada;
- Sistema de aquecimento de até 65º;
- Timer digital com principais indicadores do processo.
Agora que você já conhece como funciona uma lavadora ultrassônica, sabe quais são as principais vantagens e entende a importância de escolher o equipamento certo para o seu consultório, considere dar o próximo passo.
Acesse nosso site, conheça todas as lavadoras ultrassônicas disponíveis e invista no aparelho que melhor atende as suas necessidades diárias de biossegurança. Conferir todos os aparelhos ->
Atualize-se sobre EPIs, esterilização e organização. [Baixe agora] Guia prático de Biossegurança!





Comentários
Nenhum comentário