Os tipos de rugas faciais e como tratar cada uma delas

As rugas faciais são um processo natural do envelhecimento humano. Com o passar dos anos, a pele perde sua elasticidade e firmeza, resultando em linhas de expressão que podem ser percebidas no rosto. Essas rugas podem ser divididas em dois tipos principais: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.

O que são as rugas dinâmicas?

As rugas dinâmicas são aquelas que aparecem quando os músculos faciais se movem, como as rugas ao redor dos olhos quando sorrimos ou as rugas na testa quando franzimos a testa. Essas rugas são mais comuns em pessoas mais jovens e, por isso, costumam ser tratadas com toxina botulínica, também conhecida como Botox. A toxina age relaxando os músculos faciais e suavizando as linhas de expressão. O efeito dura de três a seis meses e pode ser repetido conforme necessário.

O que são as rugas estáticas?

As rugas estáticas, por outro lado, são aquelas que aparecem mesmo quando os músculos faciais estão em repouso. Elas são mais profundas e podem ser causadas por diversos fatores, como exposição ao sol, perda de colágeno e elastina, e hábitos prejudiciais como fumar. Para tratar essas rugas, são utilizados preenchedores dérmicos com diferentes densidades como o ácido hialurônico. Esses preenchedores são injetados na pele para preencher as rugas, suavizá-las e devolver uma textura mais hidratada para a pele. O efeito dura de seis a doze meses e pode ser repetido como no caso do skinbooster.

Além desses dois tipos de rugas, também existem as rugas de envelhecimento, que aparecem com o passar dos anos e são causadas pela perda de volume e estrutura facial. Para tratar essas rugas, é utilizado o preenchimento com ácido hialurônico em áreas como as bochechas e o queixo, para restaurar a estrutura e volume do rosto.

caso clínico de preenchimento de olheiras com ácido hialurônico de baixa viscosidade
Confira um caso clínico utilizando um ácido hialurônico de baixa viscosidade!

Associado a bio estimuladores de colágeno, ultrassom micro focado e até Laserterapia Lavieen por exemplo, devolvendo firmeza para a pele.

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo promover a simetria e a beleza facial, respeitando a individualidade de cada pessoa. Além dos tratamentos para as rugas faciais, outros procedimentos podem ser realizados na harmonização, como a aplicação de toxina botulínica para levantar as sobrancelhas, o preenchimento labial para dar mais volume aos lábios, e a aplicação de fios de sustentação para tratar a flacidez da pele.

É importante lembrar que os procedimentos de harmonização facial devem ser realizados por profissionais capacitados e em locais adequados, para garantir a segurança e o resultado satisfatório. É necessária uma avaliação criteriosa do paciente para definir o tratamento mais adequado para cada caso.

Em resumo, as rugas faciais (linhas de expressão) podem ser tratadas com toxina botulínica para as rugas dinâmicas, preenchedores dérmicos para as rugas estáticas e preenchimento com ácido hialurônico para as rugas de envelhecimento. Na harmonização facial, esses procedimentos são combinados para promover a beleza e simetria facial, sempre respeitando a individualidade de cada pessoa.

Sobre a autora:

Isabela Bueno | @dra.isabueno

  • Cirurgiã-Dentista em Bauru, SP – Brasil | CRO/SP: 115045
  • Possui graduação em odontologia pela Universidade Sagrado Coração, 2014.
  • Pós graduada pelo HRAC-USP BAURU.
  • Especialista em Harmonização Orofacial FUNORTE
  • Referência em Clareamento Dental crosp 115045
  • Equipe Instituto odontológico V&G e UNIGRAVES

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

TikTok

▶️ Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *