Marketing de relacionamento para dentistas

Sabemos que hoje em dia, as preocupações dos dentistas vão muito além das doenças bucais e atendimento do paciente propriamente dito. Explorando a própria palavra “atendimento”, podemos constatar que os clientes se preocupam muito com a maneira que este atendimento é realizado. Não me refiro ao “atendimento odontológico”, hora em que o nosso paciente está na cadeira, mas sim a todos os processos que levam este cliente a sentar na sua cadeira e o que acontece depois disso. Não há mágica alguma na hora de utilizar ferramentas de marketing. Cada cirurgião dentista deve adequar a ferramenta escolhida a sua realidade no momento de apresentar e firmar sua marca no mercado.

O dito popular “A primeira impressão é a que fica” é real segundo certos estudos na área do Marketing. A preocupação do cirurgião-dentista com sua identidade visual é de suma importância. Possuir um logotipo, escolher as suas cores e ter uma marca já demonstra que o profissional é diferenciado. Atestados, receituários e outros materiais gráficos padronizados ajudam na primeira impressão dos pacientes. Essa identidade pode ser explorada virtualmente com site, blog, página no Facebook ou outras redes sociais. Seu paciente deve ser lembrado constantemente que você existe com ajuda de emails direcionados em datas especiais como aniversários, festas de final de ano ou meros lembretes de retornos à consulta de manutenção e controle.

Outro ponto forte do seu consultório deve ser a recepcionista. Muitas vezes, o primeiro contato do paciente com sua empresa é através dela. Daí a importância do treinamento dessa profissional e a certeza de que ela é seu principal “recurso” de marketing. Desde o simples atendimento telefônico, até a abordagem do cliente quando ele chega na recepção, seja ele um cliente novo ou recorrente. Sua principal função é facilitar a vida do paciente e do cirurgião-dentista, se preocupando em organizar a agenda para que os horários fiquem confortáveis para ambos os lados.

Um processo que muitos especialistas em Marketing discutem atualmente é a “fidelização”. Isso não serve apenas para a área da saúde bucal, mas para negócios em geral. Muitos profissionais dedicam grande parte do seu tempo e do seu investimento em busca de novos clientes. Em certos casos, acabam pensando muito pouco nos clientes já conquistados. Muitos procedimentos odontológicos podem ter o tempo de duração aumentado se o paciente passar por revisões semestrais ou anuais. Próteses, restaurações, reabilitações com implantes e clareamento dental são exemplos de procedimentos que precisam de acompanhamento e eventualmente retoques. Isso deve ser deixado bem claro para os pacientes. Uma comparação interessante pode ser feita em relação a um proprietário de um automóvel. Se o carro não passar pelas revisões anuais na concessionária, ele pode perder a garantia ou apresentar problemas que vão sair mais caros do que a prevenção.

Além de tudo isso, sabemos que as pessoas adoram presentes. Então por que não incluir um kit de higiene bucal de presente para todo paciente que passe pela sua cadeira? Esse kit pode servir como sua propaganda se for customizado com seu nome ou nome da sua clínica. Imagine que toda vez que seu paciente for escovar os dentes, ele vai lembrar de você. Enfim, o melhor “marketing” que o cirurgião dentista pode fazer é tratar todos os pacientes de maneira suave, ética, realizando trabalhos caprichosos e realmente ouvindo o que o paciente tem para contar. Devolver sorrisos é a nossa especialidade e esses sorrisos se multiplicam mundo afora, divulgando seu trabalho. O paciente passa a te indicar aos amigos e familiares pela excelência do seu trabalho.

 

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