Missão, Visão e Valores em odontologia

Atualmente nosso país passa por um ciclo de mudanças no cenário econômico e o segmento de prestação de serviços odontológicos encontra-se dentro deste processo, precisando reformular algumas estratégias. Dentistas dentro de seus consultórios ou atuando na direção de clínicas procuram melhores desempenhos provocados por um mercado cada vez mais competitivo e com um perfil de cliente cada vez mais exigente. Torna-se necessário criar uma identidade própria que caracterize e diferencie seu serviço dos demais concorrentes, além de ter uma missão, visão e valores bem definidos.

“Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio.” Michael Porter.

Para isso, devemos pensar na importância de se definir referenciais de Missão, Visão e Valores. São um conjunto de declarações que orientam a formulação de estratégias e as diretrizes do negócio. O dentista precisa ter em seu negócio objetivos claros e metas definidas para que sua carreira possa prosperar. Definir estes referenciais, também chamados de princípios norteadores, é poderoso para o planejamento da carreira.  É o pensamento estratégico em odontologia aplicado no seu modelo de negócio visando direcionar seu caminho e definir sua marca.

A Missão de uma empresa pode ser considerada como a razão de existir da empresa ou o motivo principal de sua existência. Deve contemplar onde está inserido seu negócio, objetivos financeiros, sociais e como ela quer ser reconhecido. Tende a ser um referencial mais estável e só costuma ser alterado quando empresa sofre algum tipo de alteração como expansão ou mudança de segmento de atuação. Uma forma assertiva de definir uma missão é responder aos questionamentos básicos a seguir:

– Por que seu consultório/clínica existe?

– O que seu consultório/clínica faz?

– Para quem?

Exemplos de Missão de clínicas de saúde:

“Preservar a saúde, o sorriso e a qualidade de vida das pessoas, a partir de um atendimento profissional, ético e personalizado. ”

“Promover com excelência a ética e a saúde bucal, valorizando a participação multiprofissional, recursos tecnológicos e visando a satisfação do cliente. ”

Disponibilizar aos clientes os melhores, mais tecnológicos e mais rápidos tratamentos dentários para garantir saúde e satisfação ao sorrir. ”

“Prestar serviços de implantodontia e assegurar confiança, precisão e rapidez no diagnóstico e tratamento. ”

“Oferecer soluções em saúde bucal, por meio de um serviço voltado para o bem-estar do cliente. ”

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A Visão de uma empresa é a direção que a ser seguida e como ela espera ser reconhecida pelas pessoas e pelo mercado a médio e longo prazo. Deve ser prática, realista e atingível. É como a empresa quer ser vista, ou deseja estar, num determinado período de tempo. Quando este referencial é alcançado a visão deve ser reformulada ao novo cenário. Uma forma assertiva de definir uma visão é responder aos questionamentos básicos a seguir:

– No que seu consultório/clínica quer se tornar?

– Qual direção tomar?

– Onde seu consultório/clínica estará?

– O que seu consultório/clínica será?

Exemplos de Visão de clínicas de saúde:

“Ser reconhecida como a melhor clínica odontológica na cidade do Recife, através de excelência em atendimento, processos e resultados.

“Manter e ampliar o nível da instituição e ser reconhecida na região sul como referência no tratamento de odontologia”

“Até 2018 ser a maior clínica de ortodontia de Volta Grande. ”

“Ser sinônimo de boa odontologia para milhões de pessoas em todo o mundo, contribuindo significativamente para sua evolução. ”

“Ser a Clínica de referência em tratamentos de odontologia preventiva no Brasil, com ênfase em home care. ”

Os Valores de uma empresa são considerados os pilares, as convicções que definem o modo de conduta das pessoas e da própria organização. Servem como os princípios que guiam comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte do negócio e estão alinhadas com a missão a visão.

Os valores devem ser considerados inegociáveis em sua clínica e tidos como duradouros. São os ideais e valoras que devem ser cultivados para o cumprimento da missão e na busca da visão. Devem ter seu enunciado curto para que fiquem claros e devem contemplar a conduta dos funcionários entre si, com clientes, com fornecedores, a comunidade, ou seja todos os “players” envolvidos.

Exemplos de Valores:

  • Compromisso com o cliente;
  • Transparência nos negócios;
  • Rapidez e tratamentos flexíveis;
  • Confidencialidade e ética;
  • Foco em resultados;
  • Responsabilidade pelos resultados;
  • Educação e formação de pessoas;
  • Humanização e gentileza;
  • Responsabilidade social e sustentabilidade;
  • Pioneirismo tecnológico;
  • Gestão de custos em odontologia;
  • Pontualidade no atendimento;
  • Espírito empreendedor.

A definição destes princípios norteadores serve para promover a conduta das pessoas. Não importa o tamanho de seu modelo de negócio, nunca é tarde para construir sua Missão, Visão e Valores. Você já tem eles escritos? Que tal escrever com sua equipe, seus sócios, ou com você mesmo, se for só em seu consultório a melhor forma de definir seu posicionamento na odontologia?

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Comentários

3 Comentários
  1. Acredito quando um gestor pensa desta forma, tem tudo para sua empresa dar certo.
    Gostaria de poder colocar no meu Linkedin trechos importantes, com a devida referência claro! Pois vejo Empresários agirem de forma contrária! Talvez não tenham esse conhecimento.

    • Que bom que gostou do artigo Ana! Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber os próximos artigos sempre em primeira mão.

  2. Tenho uma clínica odontológica em Bh MG
    Gostei muito do artigo!
    Bons artigos, sempre agregam valor , e amplia nossa consciência!!!
    Parabéns!!!
    Isto motiva os profissionais , que ainda dormem, despertarem !!!
    Parabéns!!!

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