Mock-up como ferramenta de Marketing em Dentística e Odontologia Estética

O planejamento inicial nos tratamentos odontológicos tem fundamental importância na busca dos melhores resultados estéticos e funcionais de um sorriso. Portanto, é necessário que o profissional utilize de técnicas que permitam a execução dos trabalhos com uma maior previsibilidade de resultados e com máxima preservação da estrutura dental.

O enceramento diagnóstico é essencial para o planejamento e diagnóstico de um sorriso harmonioso e serve como excelente forma de mostrar aos pacientes as modificações que poderão ser realizadas, auxiliando nas simulações (Mock-up) antes de se iniciar o tratamento, serve de guia para confecção de restaurações, preparos, provisório para coroas/facetas de cerâmica e na comunicação com os técnicos em prótese dental.

A palavra “Mock-up” quando traduzido da língua inglesa, significa “maquete” ou “modelo”. Em Odontologia, podemos dizer como um “ensaio restaurador” e permite ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento sem que nenhum desgaste dentário seja realizado.

O Mock-up é uma importante ferramenta para o profissional obter a confiança do paciente com relação à proposta de tratamento restaurador estético, isto torna uma forma eficaz de realizar a venda do tratamento.

O paciente visualizará os resultados decorrentes da alteração de forma e cor dos seus dentes, e possibilitará ao profissional avaliar o resultado do enceramento diagnóstico integrado às demais referências estéticas presentes, como linha média, linha interpupilar, linha alta do sorriso, posicionamento dental com relação aos lábios superior e inferior, etc.  Podendo ainda, servir de guia cirúrgico em gengivoplastias, neste caso realizamos o Enceramento cirúrgico.

Para a confecção do Mock-up necessitamos de uma moldagem inicial bem realizada para obtenção dos modelos de estudo, nos quais será realizado o enceramento diagnóstico. Realizado o enceramento diagnóstico faz-se um guia de transferência, que pode ser feito com silicone pesado, de preferência os laboratoriais por serem mais duros, ou moldeiras de acetato fabricadas à vácuo, neste caso, o enceramento deverá ser moldado e vazado em gesso. O Mock-up pode ser realizado em resina acrílica ou resina composta, ou de uma forma mais prática em resina bisacrílica, tipo Proviplast (Biodinâmica).

O Mock-up poderá ser utilizado quando da alteração da forma (dentes conóides), diastemas, em dentes com desgaste, sendo possível nos casos em que apenas um aumento do volume dental é necessário (Enceramento aditivo).

Em situações onde é preciso se fazer necessário algum desgaste dentário para a resolução estética do caso (exemplo: dentes anteriores superiores muito vestibularizados, apinhados, extruidos), a técnica do Mock-up pode não ser possível (Enceramento regressivo).

Desta forma, o Mock-up realizado, o paciente poderá ir embora e mostrar ao seu par, familiares e amigos, e colher informações destas pessoas podendo ser modificado conforme os seus critérios de estética. Sendo assim, uma ferramenta importante de marketing e venda do tratamento estético, pois outros estarão visualizando, e poderão ter interesse neste tipo de tratamento.

Autor

Dr. Paulo Tomio Minami: Grupo de Estudos PurAdesão; Graduado na Universidade Estadual de Londrina (PR); Pós graduado em Escultura Dental e Oclusão; Pós graduado e Especialista em Dentística; Coordenador dos cursos em Dentística e Estética: APCD-Pinheiros; Co-coordenador dos cursos de Dentística e Estética: APCD-Ipiranga e APCD-São Bernardo do Campo e Diadema; Membro da Câmara Técnica de Dentística do CROSP; Presidente do Núcleo de Itaquera da APCD; Diretor da Revista Eletrônica da APCD-São Miguel; Dentista do Ano – APCD-Reg. São Bernardo do campo e Diadema (2010); Comenda e Medalha Tiradentes – CROSP (dez/2012).

Referências 

  1. Reshad M, Cascione D, Magne P. Diagnostic mock-ups as an objective tool for predictable outcomes with porcelainlaminate veneers in esthetically demanding patients: a clinical report. J Prosthet Dent 2008; 99: 333-9.
  2. Kovacs BO, Mehta SB, Banerji S, Millar BJ. Aesthetic smile evaluation – a non-invasive solution. Dent Update 2011; 38: 452-4, 456-8.
  3. Malik K, Tabiat-Pour S. The use of a diagnostic wax set-up in aesthetic cases involving crown lengthening – a case report. Dent Update 2010; 37: 303-4, 306-7.
  4. Higashi C, Gomes JC, Kina S, Andrade S, Hirata R. Planejamento estético em dentes anteriores. In: Miyashita E, Mello AT. Odontologia Estética – Planejamento e técnicas. 2006; pag. 139-154.
  5. Costa Caroline Silva,  Oliveira Maria Beatriz RG., Cardoso Paula de Carvalho.Influência do mock-up no grau de satisfação do paciente durante o planejamento estético.
  6. L Meirelles, PF Bavia, LSR Vilanova. Aplicações clínicas do enceramento diagnóstico na reabilitação oral–uma revisão de literatura. 2013 – metodista.br

Fonte: Biodinâmica

Comentários

5 Comentários
  1. Pelo que vejo, há uma ênfase à estética no caso do Mock Up. E a questão funcional, melhora de oclusão e até ATM, como fica? Quais as considerações a esse respeito.

    • Prezada Dra Cicy Fecuri, o mock up, realmente, é para dar uma ênfase à estética, mostrar ao paciente como ficará o tratamento a ser realizado. Tudo deve ser realizado dentro do planejamento, se houver aumento de DV, o enceramento diagnóstico será realizado com as modificações previamente estabelecidas, para que o ensaio restaurador seja o mais fiel possível. Feito todo o exame necessário e o planejamento feito, com certeza não haverá problemas, e sim uma sensível melhora na oclusão e possíveis problemas na ATM. Para realizar uma reabilitação é necessário, sem dúvida alguma, conhecer Oclusão. Duvidas estou ao seu dispor.
      Paulo Tomio Minami – paulotminami@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.