O presente e futuro da odontologia é digital

Não há como negar que a odontologia digital é uma tendência que veio para ficar. O futuro chegou e a cada dia o número de profissionais que aderem à era digital aumenta. Pesquisas recentes apontam que 70% dos profissionais se tornarão digitais nos próximos 3 anos.

Entre as diversas formas de transformar o consultório em digital, estão os softwares de administração que são a primeira porta para esse novo mundo. A facilidade de acesso às informações e a possibilidade de condensar todas as informações digitalmente é extremamente tentadora.

Ao falarmos sobre digitalização dos tratamentos odontológicos, logo lembramos dos escaneamentos intraorais e documentação de todas as informações em softwares específicos para ajudar no diagnóstico e no planejamento do caso clínico.

Um dos motivos que contribuem para manter este assunto em alta entre os profissionais do ramo odontológico são os benefícios que a implementação do fluxo digital proporciona às rotinas de trabalho. Porém, antes de entender mais sobre estes benefícios, é importante conhecer o processo em si.

Podemos dividir o fluxo digital em três etapas:

1. Obtenção das imagens intraorais.

2. Planejamento do caso por meio de softwares.

Software utilizado: Ortho Analyzer da 3Shape

3. Produção via fresagem ou impressão 3D.

Fresadora Amann Girrbach | Impressora 3D Phrozen Sonic Mighty 4K

Para obter os modelos digitais, os scanners intraorais são os equipamentos ideais! Com eles, eliminamos o processo de moldagem tradicional, com molde e massa, substituindo os moldes físicos por digitais.

>>>Leia também: Por que você deve se tornar adepto a odontologia digital


Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Mas além de substituir o molde, o escaneamento possibilita o acesso a outras informações que auxiliam muito o cirurgião dentista. Muitos scanners tem em seu software ferramentas que tornam o arquivo digital muito mais dinâmico do que um modelo obtido a partir de uma moldagem. A visualização da cor dos dentes, manchas, detecção de cárie, cavidades, a possibilidade de sobreposição à tratamento anteriores, realizar medidas precisas, enfim a partir do conhecimento dos benefícios do mundo digital, fica mais difícil ficar alheio ou ignorá-lo.

Fluxo Digital

Benefícios do fluxo digital

Não é à toa que tantos profissionais estejam optando por se digitalizar. No dia a dia são nítidos os benefícios do fluxo digital. Além da velocidade que a utilização destes equipamentos imprime aos processos, existem outros benefícios que scanners, impressoras e fresadoras trazem para doutores e pacientes:

  • A alta precisão dos equipamentos reproduz imagens muito próximas ao real, que eliminam erros manuais e a necessidade de retrabalho para alinhar tais erros;
  • O processo de escaneamento é mais confortável para o paciente do que o processo de moldagem, ou seja, proporciona uma melhor experiência de consulta para o paciente;
  • O tempo de cadeira e do processo como um todo diminui significativamente, consultas de provas e ajustes, praticamente não são necessárias;
  • Redução de custos, uma vez que não são mais necessários materiais de moldagem e o transporte dos modelos físicos;
  • A biossegurança associada ao escaneamento também é muito maior do que a experiência da moldagem e vazamento de gesso;
  • Muitos laboratórios já se adaptaram a nova tecnologia o que já reduziu os custos de forma considerável.

São muitas as possibilidades que o fluxo digital oferta aos profissionais, demanda de cada um analisá-las e escolher o que melhor se adapta ao seu workflow.

✍️ Deixe seu comentário
Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Clique aqui e saiba mais sobre as nossas soluções digitais!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *