O que a Dra. Ana precisou para montar seu consultório odontológico

A Dra. Ana Cardoso montou seu próprio consultório odontológico recentemente, e convidamos ela para contar para vocês quais foram as decisões de equipamentos dela. Além disso, ela trouxe um breve relato do porquê decidiu “seguir carreira solo”, visto que ela trabalhava em uma clínica com mais 6 colegas.

O que fez você investir em um consultório odontológico próprio?

Sempre foi muito bom lá onde eu trabalhei. Eu sempre tive bastante público, sempre tinha alguém por perto para me auxiliar, éramos em 6 cirurgiões-dentistas com diferentes especialidades.

Então, quando surgia alguma dúvida, algum questionamento sobre um planejamento de paciente, eu tinha a liberdade para conversar com meus colegas, trocar algumas informações e poder seguir com maior segurança nos casos.

Mas, por outro lado, eu sempre gostei de fazer procedimentos mais estéticos. Porém, esse não era o público-alvo da clínica, e assim eu não poderia exercer o que eu gosto e o que eu me especializei que foi essa parte de HOF, lentes de contatos e implantes mais estéticos. Esse foi o motivo principal para eu começar a me preparar para ter meu próprio consultório.

Quais os equipamentos você precisou comprar para seu consultório odontológico?

Bom, antes de sair comprando os primeiros equipamentos que via na frente, eu optei por conversar com alguns colegas de trabalho, conversei com várias assistências, tudo isso para estar segura do que eu estava comprando e claro, ter o melhor custo-benefício possível.

É bem importante antes de você montar seu consultório odontológico, que você entenda com os fornecedores como funciona a assistência de pós-venda caso algum equipamento apresente defeito no decorrer dos dias.

Mas, os equipamentos que eu precisei investir de primeiro momento para deixar meu consultório bem estruturado foram:

  • Compressor de ar, eu optei por um que suporte 2 cadeiras para uma futura ampliação. Além disso, escolhi um que é isento de óleo e menos barulhento;
  • Bomba vácuo, pois aqui iremos realizar cirurgias;
  • Autoclave para esterilizar os materiais;
  • Plastificadora à vácuo, para fabricar as placas de clareamento aqui no consultório mesmo.

Você deve estar se perguntando “ué, ela não comprou uma cadeira?”, a cadeira eu já tinha, então foi só questão de tirar de um lugar e instalar aqui.

Uma coisa que eu adquiri, mas que dependendo da sua especialidade você não irá precisar, foi a montagem de um mini estúdio fotográfico. Para ele, eu pintei uma parede preta e coloquei 2 softs box para ajudar na iluminação. Como minha intenção é trabalhar com lentes de contato, foi um investimento bem importante para mim!

>>>Leia também: Saúde financeira do consultório: Como melhorar com o clareamento dental

Como foi seu planejamento financeiro para dar esse passo?

Eu sempre fui muito pé no chão e tinha muito claro na minha mente o que eu queria para meu futuro. Pagava os boletos que precisava e guardava um pouco todo mês do que sobrava. Sempre que eu podia, eu economizava e foi isso que me ajudou muito no mento de compra dos equipamentos. Muitos consegui comprar à vista devido meu planejamento, mas, algumas coisas eu acabei optando pelo parcelamento.

>>>Leia também: 5 dicas para o planejamento financeiro do seu consultório

Qual a principal dificuldade que você sentiu nessas mudanças?

Agora eu tenho um público totalmente diferente, eu mudei de bairro, mudei o foco do meu atendimento, então eu preciso conquistar a confiança das pessoas. Os pacientes que iam até a clínica anterior, poucos eu consegui “trazer comigo” justamente por conta do caminho que eu escolhi trilhar.

Mas, preciso confessar que eu estou bem confiante, já estou no meu segundo mês de consultório próprio e estou bem feliz e realizada com os resultados conquistados até o momento. Minha secretária já trabalhava comigo, então a comunicação facilitou além disso, ela é minha auxiliar.

Apesar de tudo, mudanças sempre vêm para o bem, né. Inclusive acho que quando a pessoa tem vontade de crescer, vontade de fazer coisas diferentes e o nicho de mercado que ela está inserida ela não consegue desenvolver mais, acredito que todo esforço para mudar é válido!

Hoje, eu trabalho mais feliz, mais disposta, tenho vontade de ficar no meu consultório o dia todo para aproveitar esse momento e essa conquista. Sei que estou dando o meu melhor todos os dias, que estou fazendo o que eu realmente gosto e colocando em prática tudo aquilo que eu estudei.

Sobre a autora

Dra. Ana Cardoso | @dra.anacardoso
Cirurgiã-Dentista e graduada em Odontologia pela FURB.
Atua como especialista em Prótese Dentária, Dentística e Harmonização Orofacial.

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *