O tempo todo, as pessoas estão criando imagens mentais sobre você, o seu trabalho e o seu consultório. Sempre que elas te encontrarem pelas redes sociais ou quando ouvem falar de você, cria-se uma imagem, ou seja, uma interpretação baseada nos 5 sentidos dela.
Isso a faz criar as primeiras impressões, e depois, baseada em suas percepções, tira alguma conclusão sobre você, ou seu consultório. Isso é como o cérebro humano funciona, e pode ser aplicado estrategicamente no dia a dia dos consultórios. As estratégias baseadas nos 5 sentidos do ser humano é chamada de branding.
Mas por que você, como dentista, deveria se preocupar com isso?
A imagem que os seus pacientes tem sobre você e seu consultório está relacionado ao valor e o tipo de cliente que você tem. Por exemplo, se você tem uma reunião com alguém para uma parceria de negócios, e essa pessoa chega em carro de luxo, seu cérebro cria uma imagem dessa pessoa. Você imagina que ela é uma pessoa bem-sucedida e que pode agregar valor à parceria. Já se a pessoa chega um um carro sujo, seu cérebro criará outra imagem, a de uma pessoa bagunçada e que não consegue ir muito longe.
Com essas primeiras percepções, o nosso cérebro já criou imagens e colocou o candidato número 1 em vantagem! Você pensa que não devemos julgar pelas aparências e que existem outros fatores importantes. Mas o nosso cérebro faz isso o tempo todo! A primeira impressão é a única chance que temos de mostrar nossos valores e conquistar os clientes certos. Mais uma razão para dedicar atenção a primeira impressão.
Se você não fizer nada, as pessoas criarão suas próprias percepções do seu consultório, podendo não ser a ideal. Portanto, é importante criar a SUA imagem, aquela que você realmente deseja transmitir. Coisas simples como, por exemplo:
- Sua logo marca;
- Suas redes sociais;
- Sua fachada e recepção;
- Seu uniforme;
- Seu atendimento.
Cada detalhe desses compõem uma imagem sobre você como dentista, então comece a criar estratégias de branding para que esses detalhes passem a imagem real que você deseja transmitir, e assim atraia as pessoas certas (pacientes ou parceiros) que valorizam você!
Como criar sua estratégia de branding?
Na hora de determinar a estratégia de marketing do seu consultório, é importante levar em conta várias questões. Enumerei as 5 principais para estabelecer um projeto de branding inicial completo e bem estruturado:
- Qual é a transformação que você proporciona aos pacientes?
- Quais as qualidades que você deseja que seu paciente associe a você e seu consultório?
- Qual o seu propósito? Porque você faz o que faz?
- Quais os seus valores?
- Quais sensações você quer que seu paciente tenha quando estiver no seu consultório?
Respondendo a essas perguntas, você poderá criar a imagem ideal do seu consultório, e estender essa mensagem através da comunicação visual. Criando uma marca com significados reais e que conectam com o seu paciente.
Como aplicar o branding no seu dia a dia
Como branding significa “lembrança de marca” de um modo geral, nada melhor que você dar um brinde que seu paciente usará todos os dias e consequentemente lembrará de você todos os dias! Acho que você já sabe do que estou falando, né?
Sim, são as escovas personalizadas da Oral B! Nelas, você pode colocar o telefone do consultório, por exemplo. Ou o que você preferir
https://youtu.be/WfCPbA5Ae1Q
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