O fluxo digital chegou para transformar a prática clínica dos cirurgiões-dentistas. Com equipamentos e softwares tecnológicos, esse novo jeito de fazer odontologia tem conquistado cada vez mais adeptos, inclusive na implantodontia.
Se você ainda não planeja e realiza seus casos de implantes com ferramentas digitais, saiba que essa é uma ótima oportunidade de oferecer tratamentos mais precisos, confortáveis e rápidos.
Acompanhe este conteúdo e descubra 5 motivos para implementar esse fluxo de trabalho na implantodontia e elevar a experiência dos seus pacientes.
1. Economize tempo de cadeira
Na odontologia digital, os tratamentos com implantes exigem menos visitas do paciente ao consultório. Isso significa economia de tempo de cadeira e mais comodidade para o paciente.
Em casos de prótese sobre implante digital, por exemplo, o número de consultas pode ser reduzido, em comparação com o fluxo convencional.
Implantodontia no fluxo convencional:
No modelo tradicional, para executar todas as etapas de um tratamento com coroa fresada em dissilicato de lítio sobre implante, geralmente são necessárias 3 a 4 consultas odontológicas.
- Primeira consulta: instalação do pilar e a moldagem transferência;
- Segunda consulta: prova do coping;
- Terceira consulta: prova da peça cerâmica com devidos ajustes;
- Quarta consulta: cimentação da peça após solicitado o glaze.
Implantodontia no fluxo digital:
Com o fluxo de trabalho digital, o processo é muito mais rápido e eficiente, e pode ser feito em apenas duas consultas.
- Primeira consulta: escaneamento do pilar com scanner intraoral;
- Segunda consulta: cimentação da peça pronta.
Implante digital significa menos consultas. Neste caso, por exemplo, foi possível reduzir em 50% o número de visitas do paciente ao consultório. Menos deslocamentos para o paciente, menos tempo de cadeira para o dentista e, sobretudo, a possibilidade de entregar uma coroa em apenas 3 a 4 dias.
2. Tenha controle e previsibilidade
As vantagens do fluxo digital para a sua odontologia vão além da agilidade. Ao planejar um tratamento com ferramentas digitais, você garante mais controle e previsibilidade no implante digital, reduzindo as chances de erros.
Com dados e medidas precisas, você pode testar a melhor localização do implante, simulando como ele ficará em boca. Logo, é possível dar zoom, girar, olhar por outros ângulos e até ajustar o formato e o tamanho dos dentes.
E que tal sobrepor as imagens de uma tomografia computadorizada com um escaneamento bucal para visualizar o resultado? Com o planejamento digital, isso também é possível, além de ajudar a dosar as expectativas dos pacientes.
3. Aumente a precisão dos implantes digitais
Não dá para competir com a precisão de uma máquina. O digital vai trazer tanta exatidão para os seus casos de implantodontia que você ficará mal-acostumado se tiver que voltar a fazer um tratamento pelo fluxo convencional.
A curva de aprendizado também te impulsiona, exigindo mais cuidado, principalmente na cirurgia de instalação do implante. Desse modo, é possível realizar cirurgias guiadas, mesmo em dentes unitários, sem erros e problemas de posicionamento.
Essa exatidão, permite que finalizemos uma prótese sobre implante em uma única sessão, dependendo da indicação.
Nesse novo cenário, temos tudo previamente planejado e fabricado: inclusive o dente provisório, que exige mais tempo para ser confeccionado manualmente.
4. Tenha um diferencial competitivo
A economia de tempo pode ser convertida em mais atendimentos ou tempo livre para o profissional de odontologia. Mas, mais do que isso, ela ajuda a diferenciar você de seus concorrentes, fortalecendo o seu marketing odontológico.
No digital, seus clientes não precisarão ir a tantas consultas, pagar estacionamento ou pegar condução. Pelo contrário, terão seus sorrisos de volta muito mais rápido, sem precisar investir tempo extra no tratamento.
Além disso, o fluxo permite que o paciente participe das decisões sobre o tratamento. Com o auxílio de softwares e equipamentos intraorais, você pode mostrar a ele detalhes sobre o caso, alinhar as expectativas e simular os resultados desejados.
5. Ofereça mais conforto ao paciente
É inegável que o fluxo digital deixa a experiência do paciente muito mais confortável. No consultório, as temidas moldagens com silicones ou alginatos dão lugar a escaneamentos intraorais rápidos, precisos e não invasivos.
Ao optar por um modelo de negócios Chairside, por exemplo, você leva o conforto e a eficiência dos tratamentos com implante digital a outro patamar, otimizando o tempo e garantindo maior satisfação.
Com uma fresadora no próprio consultório, não há mais necessidade de enviar os trabalhos a um laboratório e aguardar o envio da peça. Tudo é feito ali, “ao lado da cadeira”, ou seja, “chairside”.
🎥 Veja como funciona o fluxo digital na implantodontia no modelo Chairside:
Infelizmente, ainda não podemos realizar todos os casos do paciente através do fluxo digital, porém, uma avassaladora maioria já pode.
E o melhor: você pode usar o fluxo completo ou apenas parte dele, como o planejamento virtual do implante ou a etapa protética.
O segredo é ir adotando esse modelo de trabalhos aos poucos, até chegar o momento de se tornar 100% digital na implantodontia.
Nessa hora, conte com a Dental Cremer Henry Schein, com atendimento especializado e as melhores soluções digitais do mercado para equipar o seu negócio.
Leia também:
Comentários
Nenhum comentário