Odontologia digital como aliada da implantodontia

O digital sempre foi um grande aliado da Odontologia. Isso é percebido devido a grande quantidade de profissionais em feiras do ramo. Dessa forma, a tecnologia nos apresenta novas abordagens para tornar procedimentos mais precisos, seguros e confortáveis para o paciente.

Cada vez mais a odontologia digital é aliada à procedimentos convencionais a fim de dar maior previsibilidade para os tratamentos. Aplicativos que calculam e mostram como o sorriso do paciente vai ficar, banco de sorrisos em uma nuvem, “mock ups” virtuais, impressoras 3D, scanners de boca mais precisos e rápidos, fresadoras que confeccionam dentes em minutos, entre outras maravilhas. Entretanto, vale lembrar que ainda não se pode jogar fora todo o conhecimento e técnicas convencionais da Odontologia pois ainda não é possível resolver todos os casos no modo digital. Embora facilite muito as questões de planejamento e economize passos nas próteses.

Contribuição para a implantodontia

Acredito que a melhor contribuição da odontologia digital na Implantodontia está, acima de tudo, no planejamento. Além disso, facilita na escolha das melhores medidas de implantes. Com essa tecnologia, é possível sobrepor imagens de uma tomografia e de um escaneamento bucal e mandar imprimir um guia personalizado em uma impressora 3D. Após isso, encaminhar para uma cirurgia de implantes totalmente guiada. Essa abordagem nos traz mais segurança e diminui as chances de erros no posicionamento do implante.

Além disso, é possível utilizar a odontologia digital para fabricar peças protéticas sobre implantes. Com uso de uma peça chamada “link” é capaz de usar o scanner intra-oral, solicitar um pilar personalizado e fresar o dente no material desejado.

As vantagens são inúmeras, sem contar a diminuição do tempo de cadeira e menos vindas do paciente ao consultório. Menos tempo de cadeira é igual a mais economia!


Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Ainda existem alguns obstáculos a serem superados

A Odontologia Digital torna possível realizar um maior número de atendimentos com menos passos, mais segurança e precisão ou ainda, reabilitações maiores em menos tempo. A propósito, fazer a cirurgia antes no mundo digital nos permite errar e aparar arestas de maneira virtual para não errar na boca na hora da cirurgia.

Muitos acreditam que um obstáculo que ainda temos que enfrentar é o preço de toda esta tecnologia. Isso talvez seja o maior entrave, seguido do tempo que os profissionais precisam dispor para aprender a usar os novos equipamentos.

Será que usar a Odontologia Digital é tão mais caro assim?

Saiba que você não precisa adquirir equipamentos caros para usufruir da Odontologia Digital. Hoje em dia muitos centros radiológicos já oferecem o serviço de escaneamento bucal para os seus pacientes. É possível alugar equipamentos como o scanner de maneira “on demand”, ou seja, para casos pontuais. Laboratórios de prótese em muitas cidades possuem fresadoras e impressoras 3D. Com utilização de softwares gratuitos, como o Meshmixer, por exemplo, você pode começar a desenvolver planejamentos digitais e se familiarizar com a tecnologia.

Enfim, a tecnologia veio para ficar e tornar nossos trabalhos diferenciados, mais seguros, precisos, rápidos e confortáveis aos pacientes. Entretanto, o que nunca devemos esquecer é que o “digital” não faz nada sozinho. O profissional precisa estar muito bem capacitado e cercado de uma boa equipe.

Com a Odontologia de alta performance e excelência, ninguém faz mais nada sozinho. Portanto, trabalhar em equipe é mais do que fundamental para o sucesso do serviço final que vai na boca dos seus pacientes.

Um Abraço.

Sobre o autor

Luiz Rodolfo | @dicasodonto

Cirurgião-dentista;
Especialista em Periodontia e Implantodontia;
Membro da Comissão de Mídias Sociais e Odontologia do CROSP.

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Clique aqui e saiba mais sobre as nossas soluções digitais!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *