O fim do ano está chegando, e, com ele, chegamos ao momento ideal para rever tudo o que foi executado ao longo de 2023 e, então, traçar metas e objetivos alcançáveis para o próximo ano.
Para ser assertivo nessa visão, é preciso, além de uma autoavaliação, olhar também para o mercado e o que tem dado certo (ou não) para outros profissionais nas mais diversas condições.
Assim, neste artigo, vamos falar sobre as principais tendências para 2025 e debater sua importância frente ao futuro da odontologia. Boa leitura!
5 tendências para 2025 que você precisa acompanhar
Como uma empresa que busca estar sempre antenada no mercado, nós da Dental Cremer queremos trazer em primeira mão quais são as 5 principais tendências da odontologia para o próximo ano. Acompanhe:
1. Mais dentistas formados
Segundo informações fornecidas pelo CRO (Conselho Federal de Odontologia), durante os cinco últimos anos, o número de profissionais da odontologia teve um aumento de 227.119.
Com esses dados, é possível notar que uma das tendências para 2025 é formar ainda mais profissionais. Seguindo a média alcançada nos últimos anos, serão cerca de 45.400 profissionais a mais.
Sendo assim, é preciso que os dentistas e administradores mantenham-se atualizados com o que há de mais recente e busquem trabalhar seu marketing pessoal para salientar cada vez mais os seus diferenciais, frente a um mercado tão competitivo.
2. Avaliação do local da clínica e/ou consultório
Com a odontologia moderna, não é mais preciso estar em grandes metrópoles ou centros comerciais para ter um negócio rentável, e sim investir em novas tecnologias e ferramentas para se destacar.
Sendo assim, uma das tendências para ficar de olho no próximo ano é a geolocalização da clínica ou consultório, avaliação da quantidade de concorrentes próximos e a possibilidade de estar fisicamente em outro lugar para atingir públicos diferentes.
3. Redes de franquias do mercado odontológico
A associação de clínicas às redes de franquias tem se tornado uma das tendências ao longo dos últimos anos.
Um dos principais motivos para isso é a busca do dentista por um negócio que já esteja mais maduro, pronto para ser administrado com o apoio de profissionais de administração.
Assim, o profissional fica mais livre para executar a prática odontológica e cuidar de seus pacientes, seu principal interesse quanto dentista.
4. HOF e odontologia estética
O HOF e a odontologia estética seguem em alta nas buscas do Google!
Segundo dados levantados por meio da ferramenta Google Ads, de novembro de 2022 até outubro de 2023, por exemplo, o termo “harmonização facial” obteve a média de 74.000 buscas mensais e, no mesmo período, “botox” teve, em média, 110.000 pesquisas.
Assim, é possível notar que para 2025, trabalhar com essas frentes é também uma tendência que pode dar muito certo.
Além disso, é importante que o profissional de odontologia busque oferecer uma maior cartela de tratamentos disponíveis para os seus pacientes, considerando que costuma ser um profissional de confiança e que acompanha essa pessoa por alguns anos.
Então, por que não oferecer uma harmonização facial para um paciente que faz tratamentos rotineiros há algum tempo?
5. Presença consolidada no Digital
Já passou da hora dos gestores de clínicas e consultórios odontológicos se atualizarem quanto à forma de divulgação e estratégias de marketing e estarem atentos às práticas que os colocam no futuro da odontologia.
Para 2025, a presença no digital vem com ainda mais força e, para isso, é preciso criar uma estratégia completa e eficaz, começando pela escolha dos canais que serão trabalhados.
Então, é preciso ter uma rotina de postagens constantes e diálogo aberto com o seu público-alvo se quiser executar essa que é uma das tendências para 2025.
Antigamente, tudo era documentado em papel, por exemplo, mas hoje em dia, a odontologia digital trouxe as clínicas para o ambiente online, e assim também precisa acontecer com a divulgação do negócio.
Marketing odontológico: quais estratégias devem ser aplicadas em 2025?
Falando em marketing, existem tendências para 2025 específicas nesta área. É essencial ficar de olho nelas para garantir a atração de novos clientes. Reunimos dicas a seguir:
Vídeos seguem em alta nas redes sociais
Os vídeos continuam como um conteúdo que ganha muita força em redes sociais, e, por isso, deve ser trabalhado por profissionais da odontologia.
Assistente de voz e Inteligência Artificial
Outra tendência que está cada vez mais presente na odontologia digital é o uso de uma assistente de voz e Inteligência Artificial.
Sua alta capacidade de facilitar algumas tarefas do dia a dia podem auxiliar muito na rotina da clínica ou consultório odontológico.
Marketing de influência
Segundo um estudo realizado pela MindMiners, 54% dos consumidores seguem perfis das suas marcas preferidas nas redes sociais.
Ou seja, o seu público-alvo com certeza está na internet e as redes sociais podem ser um ótimo canal para falar com ele.
Mais do que isso, o marketing de influência continua sendo uma boa estratégia, inclusive para a odontologia digital, já que ter influenciadores com autoridade no digital falando e fortalecendo sua marca pode ser um diferencial.
Segurança de dados
Ter segurança para os dados e informações dos pacientes não sai de moda nunca, e é claro que deve estar no topo de preocupações e cuidados de quem trabalha com tantas informações sigilosas, como os dentistas.
A clínica pode crescer e angariar cada vez mais pacientes, mas precisa continuar mantendo as informações pessoais dos pacientes com total segurança. Além disso, esse pode também ser um diferencial de vendas: informar ao paciente que os seus dados estão sendo armazenados e tratados com cuidado.
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O Simples Dental tem como missão auxiliar profissionais da odontologia em sua trajetória, a tornando mais prática e leve, oferecendo uma interface moderna e buscando estar sempre atualizado em relação ao mercado.
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