Especialidades

Odontologia do Esporte: especialidade reconhecida pelo CFO

Odontologia do Esporte: especialidade reconhecida pelo CFO
Compartilhar | Comentar

O universo da odontologia é muito mais amplo do que podemos imaginar. E este crescimento do setor abre muitas portas para profissionais que buscam uma especialidade fora do que podemos chamar de “tradicional”.

Assim como a odontologia, o universo do esporte tem tomado cada vez mais espaço no nosso dia a dia. O atleta, profissional ou amador, ao realizar a prática de uma atividade física, assim como precisará de cuidados com sua saúde corporal, também precisará de uma atenção especial com sua saúde bucal. Este cuidado pode ser um grande diferencial entre um competidor de baixo ou alto rendimento, pois, em muitas práticas esportivas, a saúde bucal tem grande impacto no desempenho do atleta.

O cirurgião-dentista especialista nessa área, trabalha fortemente com o cuidado preventivo, e por este motivo, deve estar constantemente atento a novos estudos que mostram possíveis problemas bucais que afetam a saúde geral do atleta. Além disso, é preciso haver um planejamento das ações executadas durante o tratamento do atleta, pois existem cuidados específicos que devem ser tomados respeitando medicações sujeitas ao doping, e calendários de treinos e competições.

O diferencial de um profissional especializado em odontologia do esporte, é que seu trabalho vai muito além do cuidado bucal. Ele precisa compreender o atleta como um todo, pois uma dor muscular pode estar diretamente ligada a um problema odontológico, e um médico convencional dificilmente notaria isso a tempo de realizar o tratamento adequado e não prejudicar o rendimento do paciente.

O atleta que busca um alto rendimento, deve compreender que a preservação da sua saúde bucal é de extrema importância para o alcance dos resultados esperados. Pesquisas revelam que 22% dos casos de queda no desempenho estão associados a problemas de saúde bucal. E este dado é uma grande oportunidade para que os profissionais da odontologia mostrem o quanto a valorização deste cuidado pode surpreender.

Reconhecendo a importância deste profissional, em 2015, por meio da resolução CFO 160/2015, o Conselho Federal de Odontologia registrou que a Odontologia do Esporte é uma especialidade.

Segundo o presidente do CFO, Ailton Morilhas: “Queremos resguardar as pessoas que hoje procuram ter mais saúde, fazendo mais exercícios, principalmente aqueles que têm no esporte a sua profissão. Isto é justo, pois a saúde geral de todos depende, e muito, da saúde bucal. ”

Diante disso, a odontologia do esporte tende a apresentar um grande crescimento no mercado, e irá necessitar de profissionais capacitados para exercer esta função.

Fonte: CFO e Centro de Prevenção e Odontologia.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.