Odontologia sem livros?

Dizem que num futuro próximo, nós não leremos mais livros de papel. O que você acha? Será que chegamos ao fim dos livros de papel?

Aposto que muitos de vocês já utilizaram ou ainda estou utilizando e muito os livros convencionais, impressos. As faculdades de Odontologia, se não me engano, ainda são muito utilizadoras de livros originais, cópias de livros clássicos, etc. Tantas vezes os professores são até os próprios autores dos livros impressos, portanto, acabam influenciando a compra e a utilização destes pelos seus alunos.

Em outros momentos, são os alunos que buscam por mais conhecimento e acabam comprando novos exemplares e lançamentos em congressos ou através de publicidades variadas. Estamos sem dúvida numa fase de transição, que talvez seja mesmo longa e duradoura, visto que as mudanças culturais não são imediatas, ainda que tem acontecido de forma cada vez mais rápida.

O livro objeto, o livro papel. O livro que leva os leitores a novos conhecimentos e os autores a compartilhar o que aprenderam… O seu modelo em formato digital tem crescido de forma importante, com preços mais baratos e entre suas vantagens a quase inexistente necessidade de espaço físico para ser guardado, afinal, pode ser depositado na “nuvem” e acessado em qualquer lugar através de um dispositivo eletrônico.

Nesta semana eu fiz uso das tecnologias para acessar livros, mas o que fiz foi o seguinte: entrei no site da livraria e comprei, através de tecnologias digitais, dois livros convencionais. Apesar dos dois também existirem em formato eletrônico, preferi os de papel. Esta é a ideia! Perceberam?

Uma tecnologia pode obscurecer praticamente toda uma tecnologia antiga, mas não necessariamente ela será totalmente substituída. Os gostos, os costumes demoram a ser modificados e muitas vezes não se modificam!

Especialistas não falam do fim do livro, mas falam do fim do papel. Este próprio Blog é uma tecnologia que compete com os tradicionais livros!

Acompanhar as mudanças que se colocam à nossa frente é o grande desafio da vida acadêmica, lidar com tantas novas informações é sem dúvidas a luta diária de todo aluno e profissional de Odontologia.

 

>>>Leia mais: 6 livros que todo dentista deve ler ao longo de sua carreira

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

1 comentário
  1. Acho que o sentar-se em uma varanda, com uma xícara de chá e um bom livro vai, gradativamente, ser trocado pelo livro eletrônico… A magia de ler um bom livro vai permanecer… Mas nos meios acadêmicos acho que a troca vai ser mais rápida…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *