Especial

Odontologia: um curso para todos?

Odontologia: um curso para todos?
Compartilhar | Comentar

A Odontologia é uma das profissões mais bem remuneradas no Brasil, porém, o curso também é famoso pelo alto custo de mensalidade e materiais. Apesar disso, atualmente existe uma grande possibilidade para estudantes sem condições de pagar o curso integralmente de ingressar na faculdade rumo à formação desta profissão tão inspiradora.

Tanto em universidades particulares, quanto nas federais, a concorrência por uma vaga no curso de Odontologia é bastante acirrada. Em especial nas federais, muitos acadêmicos se dedicam por meses para o vestibular a fim de conseguir ingressar no curso sem a necessidade de pagar a mensalidade, visando que alguns períodos a diante, o investimento com materiais e equipamentos   para utilizar nas aulas práticas, ocupará boa parte do seu orçamento pessoal.

Como este curso exige que você se dedique em tempo integral, é necessário muito planejamento financeiro antecedente a sua entrada da faculdade. Afinal, apenas trabalhos universitários e bolsas de estudo poderão minimizar os gastos que você terá durante esta jornada.

Fato é que todo estudante de odontologia que já tenha passado pelo 4º ou 5º período (que é quando os gastos com materiais começam a pesar no bolso) sabe que sacrifícios são necessários. Não será mais possível aproveitar o final de semana do mesmo modo ou dedicar boa parte da sua renda com hobbies e “agradinhos” que façam parte da sua rotina. Mas, todo este esforço é uma via de mão dupla, pois no final, você verá que tudo isso valeu a pena ao alcançar o tão almejado sonho de ser cirurgião-dentista.

Uma boa dica neste caso é que na hora de comprar os materiais você invista em algo de qualidade, pois ele sempre está atrelado a durabilidade. Pode “doer” um pouquinho na hora de pagar, mas com certeza você verá o custo x benefício lá na frente.

Também procure coletar dicas com dentistas que você conheça ou estudantes estão na sua frente. Afinal, só quem já passou por isso pode te orientar da melhor maneira possível.

Além disso, lembre-se que aqui na Dental Cremer você pode contar com Programa Estudantes. Ele uma iniciativa nossa para que estudantes de odontologia de todo o Brasil comprem suas listas de materiais de um jeito simples, econômico e com muito mais vantagens e facilidades para pagar.

O que vale ressaltar é que você não deve se deixar influenciar pela opinião alheia ou pelos valores assustadores que você pode encontrar na internet. Se a Odontologia é o seu sonho, não deixe que isso te abale e corra atrás dele.

Então, a resposta para a pergunta tema deste artigo é: SIM! Se a Odontologia está nos seus planos, dedique-se e invista na preparação para o vestibular. Busque ingressar em uma faculdade pública para eliminar os gastos com a mensalidade e poder investir em materiais de boa qualidade.

De toda maneira, não deixe de se planejar financeiramente e lembre-se de que todo o sacrifício que você fizer agora vai te fazer sorrir na hora de jogar o capelo para o alto no dia da formatura.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.