ONG Por1Sorriso: Caso clínico em Macururé-BA

Este caso foi atendido na ação realizada em março de 2020 no povoado de São José, Macururé- BA,  pela ONG Por1Sorriso em parceria com o projeto Seja Semente.

É simbólico esse ser o último caso, pois esta foi justamente a última ação antes do início da pandemia do Coronavírus. Atualmente, devido as  recomendações da OMS as ações estão paralisadas. A ONG está realizando algumas atividades pontuais porém somente com a equipe interna.

Descrição do caso clínico da ONG Por1Sorriso

Paciente já fazia uso de prótese parcial superior, que estava muito desadaptada, não conseguia falar nem se alimentar muito bem com ela, e não ficava sem porque também incluía alguns dentes anteriores superiores.

No primeiro dia de atendimento realizou-se a raspagem e profilaxia dos dentes e orientação de higiene. Observamos na triagem que ele possuía uma má-formação nos primeiros molares 16, 26 e 46 (36 ausente), resultando em grande perda de estrutura dental, mas sem comprometer a vitalidade dos superiores, confirmada por exame radiográfico.

Na segunda consulta fez-se a reconstrução dos elementos 16 e 26 em resina composta 3M Z350 cor A3D para mascarar o remanescente extremamente escurecido. Com a mesma resina, realizamos uma restauração na face palatina do dente 22.  Também executamos a abertura endodôntica do elemento 46, medicação com formocresol e restauração provisória com cotosol. Ao final desta consulta realizou-se a moldagem da arcada superior.

No terceiro dia, o tratamento endodôntico do dente 46 terminou. Em seguida já efetuou-se a restauração mésio-oclusal com resina Bulk-fill A2 utilizando o SonicFill Kavo. Além disso, neste mesmo dia ocorreu a instalação da prótese superior e ajustes.

Antes e depois

Por fim, confira o depoimento emocionante do paciente José Alves Moreira de 57 anos, diretor da escola municipal Favo de Melo, do povoado de São José.

Para apoiar o projeto acesse aqui!

>>> Confira mais ações da ONG Por1Sorriso.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *