Ortodontia de Alta Performance: O que é? Como aplicar em meu consultório?

Um dentista de alta performance é aquele que supera as expectativas e atinge o máximo desempenho em sua prática profissional.  

E em um mercado odontológico cada vez mais competitivo, destacam-se aqueles profissionais que melhor desenvolvem suas habilidades e escolhem as ferramentas de trabalho certas para elevar a sua performance clínica. 

Quer saber quais são essas habilidades e ferramentas? Continue lendo esse conteúdo até o final! 

O que torna um Ortodontista de alta performance? Descubra aqui! 

Na clínica de Ortodontia, um dentista de alta performance é aquele que oferece tratamentos de máxima qualidade aos seus pacientes, superando as expectativas clínicas e garantindo a satisfação absoluta. 

Para alcançar esse nível de entrega, é preciso dedicar-se ao desenvolvimento de habilidades que vão muito além do conhecimento técnico odontológico. 

Confira algumas delas: 

  1. Empatia e comunicação

Para ouvir e se conectar com o paciente, estabelecendo uma relação forte e duradoura durante e após o tratamento ortodôntico. 

2. Organização e gestão de tempo  

Só assim é possível gerir o consultório de forma inteligente, ao mesmo tempo em que se dedica aos atendimentos ortodônticos com excelência. 

3. Inteligência emocional 

 Transmitindo segurança e autoridade aos seus pacientes, mesmo em situações difíceis e complexas. 

4. Treinamento e capacitação constante  

 Garantindo a satisfação do paciente e proporcionando experiências memoráveis em todas as etapas do tratamento ortodôntico. 

5. Utilização de tecnologias avançadas 

 Estando sempre atento à novos equipamentos, procedimentos e tecnologias a fim de evoluir a prática ortodôntica. 

Vantagens de ser um ortodontista de alta performance 

A alta performance não beneficia apenas o dentista, que consegue realizar o seu trabalho de maneira mais eficaz e eficiente, mas também o consultório e equipe odontológica como um todo. 

Abaixo, apontamos os principais benefícios: 

Aumento de produtividade  

A alta performance permite que você atue de forma rápida, assertiva e mais produtiva. 

Isso gera impactos positivos à sua rotina, como melhorias na gestão de tempo e recursos, redução de erros e aumento da eficiência e qualidade dos serviços odontológicos. 

Maior rentabilidade  

Com o aumento da performance clínica, a tendência é que os resultados financeiros do consultório também cresçam.  

Afinal, neste novo cenário você atende um número maior de pacientes em menos tempo — reduzindo tempo de cadeira — sem perder a qualidade no atendimento prestado. 

Garantia de satisfação do cliente 

Ao mesmo tempo, a entrega de resultados de excelência aumenta a satisfação dos seus clientes, fazendo com que retornem à clínica para novos tratamentos. 

Além disso, estimula a indicação de seus serviços odontológicos a familiares e conhecidos, ampliando a sua carteira de clientes. 

Uso de tecnologias de alto nível 

A alta performance também faz com que a clínica de ortodontia esteja sempre se modernizando e inovando. 

Isso significa maior investimento em equipamentos e softwares tecnológicos, como também atualização constante de procedimentos e protocolos clínicos.  

Tecnologia a favor da ortodontia 

A boa notícia é que hoje, com os avanços tecnológicos contínuos, o segmento de ortodontia já conta com soluções inovadoras que ajudarão você a elevar a sua performance profissional e entregar os melhores resultados. 

A seguir, conheça algumas delas! 

Scanner Intraoral  

Ter um scanner intraoral na clínica de ortodontia não só aumenta a sua eficiência profissional, mas também melhora a qualidade dos tratamentos e a experiência oferecida aos seus pacientes, contribuindo para o sucesso da sua prática ortodôntica.  

Entre as diversas vantagens de ter um scanner intraoral em seu consultório de ortodontia, podemos destacar: 

  •  Precisão no Diagnóstico: O scanner intraoral oferece imagens detalhadas e precisas da cavidade bucal, permitindo um diagnóstico mais acurado das condições ortodônticas; 
  •  Planejamento Digital: Com as imagens digitais, é possível realizar um planejamento ortodôntico altamente preciso e personalizado, melhorando a eficácia dos tratamentos;
  • Conforto do Paciente: O scanner elimina a necessidade de moldes desconfortáveis, tornando a experiência do paciente mais agradável; 
  • Monitoramento Eficiente: As imagens digitais permitem o acompanhamento visual detalhado do progresso do tratamento ao longo do tempo; 

Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos
  • Compartilhamento de Informações: Facilita a colaboração com laboratórios de próteses e outros profissionais de saúde, agilizando o processo de tratamento; 
  • Maior Produtividade: O processo de escaneamento é mais rápido do que a obtenção de moldes, permitindo que mais pacientes sejam atendidos em um dia; 
  • Encantamento do paciente: As imagens em 3D podem ser utilizadas para educar os pacientes sobre suas condições e o plano de tratamento proposto, uma ótima ferramenta de vendas; 
  • Tratamentos Personalizados: O planejamento baseado em imagens digitais permite a criação de aparelhos ortodônticos e dispositivos personalizados para cada paciente; 
  • Redução de Erros: A precisão do scanner minimiza erros de ajuste e adaptação, resultando em tratamentos mais eficazes; 
  • Diferencial Competitivo: Oferecer tecnologia avançada como o scanner intraoral pode destacar a clínica no mercado e atrair pacientes que buscam tratamentos inovadores; 
  • Economia de Tempo e Recursos: Elimina a necessidade de manipular materiais de moldagem e reduz retrabalhos, economizando tempo e recursos. 

Leia mais sobre Ortodontia digital: Por que investir nessa tecnologia 

AIRFLOW® 

Equipamentos de profilaxia dental como o AIRFLOW ® são essenciais para a manutenção da saúde bucal de pacientes durante o tratamento ortodôntico.  

 O equipamento composto por unidade AIRFLOW ® e jato de água apresenta manuseio simplificado e permite uma abordagem sistêmica (Guided Biofilm Therapy – GBT) para limpezas de alta performance e prevenção de hiperplasias gengivais, gengivites e recessões. 

Entre as principais vantagens do AIRFLOW ® para o ortodontista estão:  

  • Diagnóstico precoce: Ajuda na detecção precoce e na prevenção, subsequentemente, de manchas brancas e cáries.  
  • Aplicação de Protocolo GBT:  Eficácia comprovada na manutenção de todos os aparelhos ortodônticos e prevenção de distúrbios orais. 
  • Remoção superior de biofilme: Mantém a integridade dos aparelhos ortodônticos, minimizando o acúmulo de biofilme supragengival e subgengival. 
  • Maior acessibilidade: Proporciona 100% de acessibilidade ao redor dos bráquetes ortodônticos sem a necessidade de remover fios, ligaduras ou elásticos.  
  • Profilaxia sem dor: Promove limpeza confortável na gengiva e nos tecidos moles, aumentando a adesão do paciente.  
  • Alta tecnologia: O Pó para profilaxia à base de eritritol remove com segurança e eficiência todo o biofilme sem danificar ou alterar a superfície do bráquete, preservando assim sua força de união total. 

Leia também:

Veja por que a profilaxia deve estar inclusa no portifólio do seu consultório odontológico 

Saiba mais sobre a tecnologia por trás do Protocolo GBT da EMS 

RAIO-X PANORÂMICO   

O Raio-x Panorâmico é outro equipamento indispensável na clínica ortodôntica, auxiliando na avaliação clínica, planejamento de casos e acompanhamento e evolução do tratamento ortodôntico.  

Além disso, é extremamente vantajoso oferecer esse serviço aos seus pacientes, uma vez que eles não precisam mais sair do consultório para realizar exames radiográficos.  

Raio-x Panorâmico X-Mind – Acteon. (Fonte imagens: Dental Cremer)

Dentre as principais vantagens do Raio-x Panorâmico para o ortodontista, estão:  

  • Economia de Tempo: Acesso rápido a exames, otimiza o planejamento ortodôntico e as etapas do tratamento como um todo. 
  • Acompanhamento contínuo: Acompanhar a evolução dos casos ortodônticos e movimentações dentárias concede uma visão mais ampla em relação aos resultados.
  • Comodidade para o paciente: Sem precisar sair da clínica para a realização de radiografias panorâmicas, o tratamento ortodôntico se torna mais simples e prático. 
  • Otimização de espaço: Equipamentos compactos e com ergonomia de parede ocupam espaço zero no consultório ou clínica. 
  • Diferencial competitivo: Ao oferecer tratamentos ortodônticos completos em um só lugar, seu consultório se destacar em meio a concorrência. 

Vem saber mais sobre como descomplicar o diagnostico por imagem!  

Cadeiras odontológicas 

As cadeiras odontológicas tradicionais, também conhecidas como “modelos de entrada”, são equipamentos de qualidade e preço acessível projetadas para uso intenso nas rotinas odontológicas. 

Tais atributos as tornam o equipamento ideal para consultórios de Ortodontia, devido à alta demanda de pacientes atendidos ao longo do dia e agilidade exigida durante os trabalhos ortodônticos. 

Os modelos de entrada presentam as seguintes vantagens para o ortodontista: 

  • Excelente relação custo-benefício: Mesmo sendo um equipamento de preço acessível, conta com componentes que suprem todas as necessidades de um atendimento clínico.  
  • Alta durabilidade: Apresenta um equipo simples, porém muito resistente e que demanda baixa manutenção a longo prazo. 
  • Garantia de Ergonomia: A cadeira odontológica possui posições de trabalho programáveis e volta automática à posição zero, promovendo atendimentos funcionais e ergonômicos. 
  • Opcionais econômicos: Além de refletor com lâmpadas tradicionais, oferece opções em LED, sistema com maior vida útil e economia de energia elétrica. 

Saiba qual a diferença de uma cadeira odontológica básica e uma cadeira premium 

Descubra a Cadeira ideal: qual escolher para cada especialidade?  

A Dental Cremer é a solução completa em equipamentos de alta performance e a parceria certa para o seu consultório ou clínica. 

Em nosso site você encontra scanners, aparelhos de raio x, cadeiras odontológicas e demais soluções para elevar a sua performance em Ortodontia. 

Fale agora com um de nossos consultores e confira excelentes condições de pagamento e financiamento! 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer

Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Referências: 

  1. https://blog.dentalcremer.com.br/implantodontista-de-alta-performance/ 
  1. https://mereo.com/blog/fatores-que-influenciam-na-produtividade/ 
  1. https://pt.linkedin.com/pulse/sucesso-na-odontologia-habilidades-dos-dentistas-de-alta?trk=article-ssr-frontend-pulse_more-articles_related-content-card   

 

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *