Conheça os tipos de resinas para usar em sua impressora 3D odontológica

A impressão 3D na Odontologia é uma realidade em muitos consultórios e laboratórios de prótese, pois otimiza o tempo de trabalho e facilita as etapas de planejamento do caso clínico, além de diminuir as possibilidades de erros e resultar em uma excelente adaptação das peças produzidas utilizando o fluxo digital.

A tecnologia tridimensional, que permite a impressão 3D, realiza a confecção de modelos e diversos trabalhos protéticos, sendo chamada também de prototipagem rápida.

As impressoras 3D estão levando cada vez mais a tecnologia ao dentista e TPD, automatizando os processos de fabricação, oferecendo agilidade e trabalhos precisos, como por exemplo a impressão de modelo para confecção de prótese total.

Por isso, é muito comum o profissional ter dúvidas sobre o tipo de resina dental que deve ser utilizada na produção das peças.

Neste artigo, vamos orientar sobre as indicações de uso da impressora 3D odontológica e qual é a resina ideal para cada procedimento.

Impressão 3D na Odontologia

A impressão 3D é um processo que faz parte do fluxo digital na Odontologia e pode ser utilizada tanto no fluxo digital no laboratório de prótese como no fluxo digital chairside, utilizado no consultório odontológico.

Antes de detalhar como é feita a impressão 3D, vamos entender as etapas do fluxo e os equipamentos utilizados:

  • Scanner intraoral: por meio de leitura óptica, o equipamento capta as imagens tridimensionais.
  • Software CAD: utilizando a imagem capturada pelo scanner, realiza o desenho do trabalho protético, que será produzido pela técnica de usinagem na fresadora odontológica ou pela técnica de prototipagem na impressora 3D. A escolha do equipamento para a produção da peça depende do material escolhido e da necessidade do caso clínico.
  • Fresadora Dental CAD CAM: produz próteses em cerâmica, desgastando o material por meio de brocas.
  • Impressora 3D odontológica: confecciona próteses e diversos trabalhos protéticos em resina, por meio de deposição do material em camadas.

A impressão 3D na Odontologia é realizada por meio das seguintes etapas:

  1. Modelagem 3D: após a captura de imagem pelo scanner odontológico, o software CAD realiza o desenho da imagem tridimensional e o planejamento do caso clínico.
  2. Preparo do arquivo digital para impressão: o profissional deve selecionar a resina dental 3D, realizar os ajustes necessários e definir os parâmetros de impressão.
  3. Confecção da peça: a resina é depositada em camadas finas sobre a plataforma de construção e polimerizada em uma luz ultravioleta. O processo de deposição e polimerização das camadas ocorre até a produção completa da peça prototipada.
  4. Pós-processamento: após a impressão, é realizado o pós-processamento para remover excesso de material ou a resina que não foi curada.
  5. Cura adicional para fortalecimento: em alguns casos, é necessário realizar uma etapa adicional de cura para reforçar a peça e garantir resistência ao material.

O uso de uma impressora 3D na Odontologia apresenta os seguintes benefícios:

  • Otimização de processos e aumento da produtividade;
  • Facilidade de impressão e processamento imediato;
  • Qualidade do trabalho protético e excelente adaptação das peças;
  • Dispositivos com alta resistência à força mastigatória;
  • Impressão com materiais biocompatíveis;
  • Conforto e experiência positiva do paciente em todas as etapas do fluxo digital odontológico.

As resinas para impressão 3D na Odontologia são indicadas para diversos procedimentos, como por exemplo, guias cirúrgicos, alinhadores ortodônticos, modelos calcináveis para fundição e coroas dentais.

O mercado apresenta uma grande variedade de materiais, portanto é fundamental o profissional saber as diferenças para escolher a resina dental 3D ideal para cada caso clínico.

Tipos de resina dental 3D para impressora odontológica

A resina dental para impressora 3D é um material fotopolimerizável e sua polimerização ocorre por meio da exposição à luz ultravioleta durante o processo de impressão. O material apresenta excelente resistência mecânica e biocompatibilidade.

Durante o processo de impressão, a resina é aplicada em camadas finas e polimerizada pela luz UV, produzindo o trabalho protético.

A escolha da resina vai depender do tipo de peça que será confeccionada e das propriedades desejadas ao material impresso.

Por isso, a impressão 3D pode ser utilizada de formas diferentes para vários tratamentos odontológicos. A seguir, listamos os tipos de resina odontológica para impressão 3D e suas aplicações:

  • Resina de modelo:

Indicadas para confeccionar modelos de estudo ortodôntico, modelos para planejar tratamentos e análises pré-operatórias.

  • Resinas Calcináveis:

Utilizadas para o profissional criar modelos de cera utilizados para confecção de próteses.

  • Resinas de provisórios:

Impressão de coroas dentais, inlays, onlays e facetas provisórias.

  • Resinas laváveis com água:

Permitem a remoção de resíduos com água, dispensando o uso de solventes para limpeza das peças impressas.

  • Resinas biocompatíveis:

Apresentam compatibilidade com tecidos biológicos, portanto não apresentam toxicidade aos tecidos bucais.

A escolha da resina deve ser adequada ao trabalho protético que será impresso.

O processo de deposição da resina e exposição à luz ultravioleta é repetido camada por camada, formando o objeto tridimensional.

Como utilizar a impressora 3D odontológica

O uso da impressora 3D na Odontologia permite a realização de uma grande variedade de trabalhos, sendo utilizada em diversas especialidades clínicas, como por exemplo a Dentística, Ortodontia, Prótese e implantodontia.

Por isso, a impressão 3D na Odontologia pode ser utilizada de formas diferentes para vários tratamentos odontológicos, utilizando a prototipagem rápida para produzir as peças, conseguindo definir o máximo de detalhes.
A seguir, listamos algumas de suas aplicações:

  • Próteses dentais:

Sejam elas fixas ou móveis, provisórias ou definitivas (com resinas de carga cerâmica), o processo de confecção pode ser feito por meio de impressão em resina dental 3D.

Além de imprimir as próteses, é possível produzir mockups. Assim, o cirurgião-dentista pode verificar se a impressão está confortável no paciente ou se é necessário efetuar algum ajuste antes da impressão final da peça definitiva.

  • Confecção de modelo:

Com a impressão 3D o profissional transforma os escaneamentos em modelos físicos, tudo isso de forma rápida e prática, otimizando as etapas da produção de modelos.
Desse modo, também é possível fazer a impressão de modelos com gengivas artificiais, análogos e troqueis. Com isso, haverá um aumento na produtividade, pois todos os trabalhos estarão impressos na mesma bandeja.

  • Prótese sobre implantes:

As próteses sobre implantes precisam ter uma excelente estética, funcionalidade e resistência mecânica.

A impressão 3D agrega vantagens e diferenciais na confecção da prótese, pois permite trabalhar com materiais duráveis, de ótima qualidade, e excelente custo-tempo-benefício.

Os trabalhos são projetados em softwares CAD e impressos de forma rápida e eficiente.

  • Fabricação de modelos e alinhadores:

O tratamento ortodôntico evoluiu muito com o passar do tempo, e com isso, hoje é possível fazer alinhadores invisíveis utilizando a impressora 3D.

No caso dos TPDs, o laboratório pode imprimir os modelos que os ortodontistas enviaram as imagens e planejamentos por meio de arquivos, produzindo o modelo de estudo e trabalho, e posteriormente, realizar a confecção da peça utilizando o modelo impresso.

  • Impressão de placas miorrelaxantes e protetores bucais:

Pacientes que apresentam bruxismo, apertamento dental ou praticam esportes também podem ser beneficiados com a impressão 3D, otimizando as etapas clínicas para a confecção dos dispositivos.


Entre em contato com nossos especialistas!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Conclusão

Para ter sucesso clínico realizando a impressão 3D na Odontologia, é necessário escolher a resina adequada para cada trabalho protético.

Com a escolha certa do material e o uso adequado das técnicas de impressão 3D, o profissional poderá usufruir os benefícios da Odontologia digital e oferecer aos seus pacientes um tratamento personalizado, proporcionando conforto, rapidez e qualidade.

Para escolher a impressora 3D odontológica ideal para sua necessidade, confira aqui os modelos disponíveis.
E se houver alguma dúvida, você pode falar direto com nosso time de especialistas por WhatsApp.

✍️ Deixe seu comentário!

📢 Compartilhe com seus colegas de profissão!  

🕵 Siga nossas redes sociais

💻 Facebook

📸 Instagram

▶️ Youtube

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *