Os tipos de resinas para usar em sua impressora 3D odontológica

As impressoras 3D estão levando cada vez mais a tecnologia para dentro do seu laboratório, com a promessa de precisão e agilidade elas ajudam a automatizar os processos de fabricação de um modelo de prótese total, por exemplo.  

É muito comum a dúvida de qual tipo de resina utilizar para criar suas peças, vou lhe apresentar quais as principais do mercado e de qual forma elas podem auxiliar você.  

Quais são os tipos de resinas dentais mais comuns para impressoras 3D 

  • Resina de modelo; 
  • Resinas Calcináveis; 
  • Resinas de provisórios; 
  • Resinas laváveis ​​com água; 
  • Resinas biocompatíveis; 
  • Resinas definitivas biocompatíveis; 

A escolha da resina vai depender do que você deseja imprimir. Visto que se estivermos falando de um implante ou uma prótese, será necessário que a peça seja feita com um material que permita a tonalidade, textura e resistência próximas de um dente natural. Porém, se a fabricação for para modelos ou guias cirúrgicos, a resina pode ser facilmente utilizada.

Por isso, a impressão 3D pode ser utilizada de formas diferentes para vários tratamentos odontológicos. A seguir, listamos algumas de suas aplicações. 

O que você pode criar com as resinas dentais 

Próteses feitas com resinas dentais 

Sejam elas fixas ou móveis o processo de confecção pode ser feito por uma  Por isso, a impressão 3D pode ser utilizada de formas diferentes para vários tratamentos odontológicos. A seguir, listamos algumas de suas aplicações. Utilizando a tecnologia nós podemos alcançar maior qualidade para as peças, conseguindo definir o máximo de detalhes. 

Além de fabricar as próteses finais, é possível que o paciente do cirurgião-dentista parceiro “experimente seus novos dentes”, por meio de um mockup. A mesma impressora faz os dois, tanto a peça final, como o modelo de prova.  

Dessa forma, o cirurgião-dentista pode verificará confortável no paciente ou se é necessário efetuar algum ajuste. Sendo o processo de ajuste, mais simples para você TPD.  

Confecção de modelo 

Com a impressão 3D você transforma escaneamentos em modelos físicos, tudo isso de forma rápida e prática, sem precisar passar por toda a sujeira da área de gesso.  

Você também pode fazer a impressão desse modelo com gengivas artificiais, análogos e troqueis. Com isso, haverá um aumento na sua produtividade pois você estará imprimindo todos os trabalhos na mesma bandeja! 

Confecção de implantes 

Próteses sobre implantes precisam ter uma ótima estética e funcionalidade, pois quem busca por esse tipo de serviço quer que principalmente a tonalidade seja o mais natural e idêntico ao do paciente. 

A impressão 3D veio para agregar com vantagens para esse tipo de procedimento, pois lhe permite trabalhar com materiais duráveis e com uma ótima qualidade, e claro, custo-tempo-benefício. Os trabalhos são projetados em Softwares CAD e após isso podem ser impressos de forma rápida e eficiente.  

>>Leia também: Como a odontologia digital pode revolucionar o seu negócio 

Fabricação de modelos e alinhadores 

O tratamento ortodôntico evoluiu muito com o passar do tempo, e com isso, hoje é possível fazer alinhadores invisíveis com a ajuda da impressora 3D. O seu laboratório pode imprimir os modelos que as ortodontias enviam através de uma troca de arquivos, visto que ele precisa ser adepto à odontologia digital.  

Com o recebimento, você pode planejar e imprimir o modelo que veio através de um arquivo digital, e em cima desse modelo você irá realizar a confecção do trabalho solicitado. Depois você fará a prova do trabalho no mesmo modelo! 

Esse conteúdo foi elaborado em conjunto com nosso time de especialistas em Laboratório protético.  

✍️ Deixe seu comentário!

📢 Compartilhe com seus colegas de profissão!  

🕵 Siga nossas redes sociais

💻 Facebook

📸 Instagram

▶️ Youtube

🎧 Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *