Pandemia: Como a Por1Sorriso se reinventou nesse momento

Se antes da pandemia os abismos sociais já eram um grande problema no País, agora, a desigualdade se mostra mais presente. E, neste momento, as ONGs têm tido um papel ainda mais crucial no auxílio de quem mais precisa, como é o caso da Por1 Sorriso, que desde 2015 atua levando odontologia e medicina para regiões em vulnerabilidade social no Brasil e na África.

Um estudo divulgado pelo jornal Estado de São Paulo revela que 73% das ONGs terão diminuição de recursos este ano por causa da pandemia.

Com o impacto, organizações da sociedade civil, ONGs, institutos, fundações ou coletivos, já declara estar sem fundos para continuar suas atividades, afirmam ainda.

Sobre dados, 87% desse grupo estão oferecendo atendimento às populações afetadas pela covid-19. E 87% também relataram ter todas ou parte de suas atividades principais interrompidas ou suspensas por causa da crise.

Por outro lado, com o fim da pandemia, 59% das organizações acreditam que a demanda por seus serviços deve aumentar e os recursos financeiros estarão escassos.

Como a Por1Sorriso atuou na pandemia

Desta forma, a Por 1 Sorriso impossibilitada de atuar em campo com as ações médicas e odontológicas, reinventou a vertente de trabalho para atender as comunidades que necessitavam de apoio assistencial. Foram  distribuídos: 1.352 cestas básicas; quase 5 mil marmitas e mais de 7 mil máscaras em comunidades como a Brasilândia, zona norte de SP. Também distribuiu mais de 5 mil kits de higiene bucal, com aula on-line sobre saúde dental, e 1.100 kits de higiene pessoal.

Em atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos, foram dezenas de pessoas beneficiadas em ações pontuais, sempre levando em consideração todos os protocolos de cuidados contra o Covid-19. No ano de 2020 realizamos 2 ações odontológicas com crianças na ABO SP (Associação Brasileira de Odontologia) e 1 ação educativa em uma escola pública da Brasilândia, de maneira remota e 2 ações médicas de prevenção ao câncer também na comunidade da Brasilândia SP.

Para esse ano, planejamos a retomada com ações também protocoladas, em janeiro atendemos 6 protetores de animais através da campanha “Cuidando de quem cuida” junto com a ONG Ampara Animal. E no último dia 1 de maio atendemos com a medicina 14 pessoas da fila de espera de exames dermatológicos com suspeita de câncer da pele, apoiados pela Fábrica de Cultura da Zona Norte de SP.

Confira fotos de algumas das ações realizadas durante a pandemia

Continuem nos apoiando. Daqui pra frente será questão de sobrevivência. Estamos lutando e dividimos essa realidade para que lutem junto pela justiça social.

Por fim, existem várias formas de contribuir, entre no site e escolha a que você mais se identifica.

Siga-nos no Instagram para acompanhar nossas ações!

Sorris junto é o nosso propósito.

Equipe Por 1 Sorriso

(Fonte de pesquisa: Estadão |Março 2021)

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *