Por que escolher a especialização em Endodontia?

Quando nos formamos em odontologia, temos muitas dúvidas com relação a especialização devemos escolher. Todas as especialidades possuem sua importância, porém a endodontia, é a especialidade que visa manter os dentes em boca com saúde ou manter a saúde dos dentes para uma futura reabilitação protética. Além disso é a especialização que capacita tratar e controlar as infecções dentárias pulpares.

A definição propriamente dita da endodontia pode ser descrita como a especialidade que trabalha com a prevenção e tratamento das doenças que ocorrem na polpa e no periápice dental e estuda a morfologia, a fisiologia e a patologia da polpa dental e dos tecidos perirradiculares.

Portanto, a endodontia é a base para a estética, desta forma, quando a endodontia é executada nas melhores técnicas possíveis, o dente poderá ter uma taxa de sobrevivência elevada.

limas manuais Denstsply Sirona - Dental Cremer

O que faz um Endodontista?

A especialização em endodontia, sofreu grandes evoluções. As matérias e o que você aprendeu na faculdade não sofreram grandes transformações no quesito filosofia de tratamento, mas a forma de se fazer os procedimentos passaram por grandes transformações. Desta forma, a evolução na maneira de se fazer os procedimentos faz com que os profissionais busquem capacitação profissional e aprimoramento técnico-científico.

Muitas vezes as dores de dentes podem afetar a qualidade de vida das pessoas, pois as pessoas acabam não conseguindo dormir a noite e se relacionar com as outras pessoas. Além disso, acabam não conseguindo exercer suas atividades normais que executam em seu dia a dia. Sendo estas dores dentárias de origem pulpar, quem irá ajudar a resolver este tipo de problema de forma completa são os endodontistas ou profissionais que apresentam capacitação para exercer esta especialidade.

Os endodontistas possuem também a capacitação para trabalhar com procedimentos para tratar cáries profundas com a conservação da vitalidade pulpar, atendimentos em situações de traumas dentários e em terapias regenerativas da polpa dental, visando a manutenção do dente na cavidade bucal.

Popularmente chamada de tratamento de canal, a endodontia hoje se beneficia de muitos equipamentos modernos para que seus procedimentos sejam executados com excelência como: localizadores foraminais eletrônicos, aparelhos de ultrassom piezoelétricos não cirúrgicos, termocompactadores e injetores de guta-percha, motores para limas rotatórias ou reciprocantes, além disso, a microscopia operatória trouxe para a endodontia a possibilidade de ver, aquilo que antigamente só conseguíamos perceber sentindo. A magnificação, seja com lupas ou microscópios, trouxe aos profissionais mais segurança para poder executar os procedimentos de forma mais precisa e com qualidade.

Especialização em Endodontia

O que você precisa saber!

É indispensável quando você pensa em endodontia, ter em seu arsenal clínico, uma sonda periodontal para você descobrir se existe alguma bolsa periodontal. Importante a sonda periodontal para verificar a perda óssea que talvez possa indicar uma perfuração, trinca ou fratura radicular, dentre várias outras condições clínicas que possam aparecer.

Dentro também dos exames clínicos, devemos fazer testes de percussão horizontal e vertical, teste de vitalidade pulpar, teste de cavidade, dentre outros para que possamos obter um diagnóstico acertado e saber realmente a origem da dor, nesta primeira consulta.

Antigamente alguns dentistas tinham o pensamento que a endodontia era demorada e que demandava muitas e muitas sessões, mas esta percepção vem sendo descontruída pois as inovações dos tratamentos podem possibilitar a endodontia em alguns casos em até sessão única.

Quando nos formamos nas faculdades e nos deparamos com o mercado de trabalho, vamos perceber que saber fazer endodontia é importantíssimo e que realmente muitas clínicas procuram por profissionais que saibam executar esta especialidade.

Se você tem dúvidas com relação a esta especialização, sugiro que você converse com algum profissional que realmente ame e execute uma endodontia com excelência. Se tem dúvidas e ainda não tem com quem conversar, me coloco a disposição em meu Instagram @milenaperraro para ajudar você em suas dúvidas.

Grande beijo e boa sorte em sua escolha. Tenho certeza que se escolher endodontia, jamais irá se arrepender.

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

 

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *