Por que você deve se tornar adepto a odontologia digital

Estamos presenciando a era da revolução digital. A maneira como vivemos e trabalhamos mudou drasticamente ao longo dos últimos anos: os mercados e as economias de um passado não tão distante foram substituídas por ofertas de serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, integrados de maneira global. Por meio de seus smartphones, os consumidores têm acesso rápido e seguro na palma de suas mãos a uma série de serviços e produtos que antes seriam considerados possíveis apenas em filmes de ficção cientifica. O mundo definitivamente mudou. O digital já é uma realidade e, é claro, na Odontologia não poderia ser diferente!

Odontologia digital é o presente

Odontologia digital não é apenas um conceito que está na moda e logo irá passar. A digitalização dos fluxos de trabalho no atendimento odontológico oferece benefícios quantificáveis ​​em termos de otimização na comunicação entre profissionais da área, melhoria na qualidade, economia de tempo e redução de custos com mão de obra. Considerando esses fatores, é uma questão de tempo para adesão/migração dos cirurgiões dentistas para o fluxo digital.

Entretanto, mesmo com todas essas vantagens, é preciso ter tranquilidade na hora de incorporar essas novas tecnologias na rotina do consultório. No mercado atual existem diversas possibilidades de equipamentos, assim como diversos cursos de capacitação e implementação. Antes de adquirir qualquer ferramenta, busque informações a fim de conhecer o que faz sentido e o que mais se adequa à sua realidade clínica. E o mais importante: procure respeitar a curva de aprendizado. Assim você irá trabalhar de maneira consciente e com maior eficiência em sua clínica, contribuindo para a expansão estruturada da tecnologia na Odontologia.

>>>Leia mais: Ortodontia digital: Por que investir nessa tecnologia

Mas como a Odontologia Digital otimiza a minha rotina clínica?

 Digitalização

Começamos com a obtenção de imagens e digitalização do paciente. Em minha rotina clínica, procuro sempre realizar um protocolo de fotos detalhado, solicito previamente o arquivo DICOM (tomografia computadorizada) e realizo o escaneamento intraoral em aproximadamente 3 minutos. Com isso, tenho todas as informações necessárias para realizar o planejamento do tratamento. Para profissionais que possuem o escâner TRIOS da 3Shape, existe ainda a possibilidade de capturar informações adicionais riquíssimas, como o registro da oclusão e, também, a simulação dos movimentos excursivos do paciente (lateralidade e protrusão) que irão facilitar ainda mais a comunicação com o laboratório.

>>>Leia mais: Scanner intraoral: Quais são os benefícios para o dentista?

Gerenciamento e planejamento digital

Logo em seguida, faço o gerenciamento destes arquivos digitais. Diferente do que acontecia no passado, onde tínhamos uma sala reservada para o armazenamento de modelos de estudo/gesso, estes arquivos digitais são hospedados de maneira muito rápida em nuvens, onde ficam à disposição para envio ou download a qualquer hora e por tempo ilimitado. Após o gerenciamento desses arquivos, início o planejamento do caso, sempre buscando um tratamento interdisciplinar. Costumo enviar pela internet o projeto para avaliação de profissionais de outras áreas ou até mesmo para o laboratório (não importando a sua localização). Eles recebem esses arquivos de maneira imediata, e assim, as modificações e aprovações são feitas em questão de horas, no mesmo dia. Tempo inimaginável quando pensamos no fluxo analógico, não é mesmo?

Além de uma comunicação mais eficiente e rápida com o laboratório e outros profissionais parceiros, o fluxo digital também facilita a comunicação com o paciente. Costumo mostrar e discutir com eles o planejamento do sorriso em 2D (Smile Design) e, também, os escaneamentos. Os pacientes ficam encantados com a riqueza de detalhes dessas ferramentas e acabam aderindo mais facilmente ao tratamento proposto.

Figura 1: Fluxo Interdisciplinar Digital.

 

Confecção das restaurações

Após o planejamento e aprovação do tratamento, podemos abordar a confecção das restaurações no fluxo digital pelo laboratório. Além de ser um processo significativamente mais rápido pela dispensa de alguns passos, como o transporte do modelo/trabalho e o vazamento de gesso. Existem ferramentas disponíveis nos softwares que nos permitem melhorar preparos sobre dente, desenhar próteses com adaptação mais precisa, melhorar pontos de contato, ajuste fino na oclusão e delimitação da espessura da linha de cimentação, diminuindo significativamente a chance de retrabalho. Além dessas ferramentas, quando falamos de impressão 3D, conseguimos produzir modelos de dentes, implante, gengiva, provisórios, placa de bruxismo e diversos tipos de guias em poucos minutos. Na usinagem temos a opção de trabalhar com exatidão com alguns materiais, como por exemplo a zircônia, dissilicato de lítio (EMAX), blocos de cerâmicas feldspática, entre outros.

Figura 2: Opções de materiais para o fluxo digital.

Soluções digitais = planejamentos completos e personalizados

É evidente que as soluções digitais nos permitem realizar planejamentos mais completos e personalizados, além de melhorar a comunicação e diminuir as barreiras entre as partes envolvidas no tratamento, aproximando as perspectivas de dentistas, pacientes e técnicos.

Mais do que isso, as ferramentas digitais aumentam a tão desejada previsibilidade e diminuem o risco do retrabalho. Para os nossos pacientes, o fluxo digital permite ainda oferecer tratamentos mais confortáveis, rápidos e com alta qualidade, superando suas expectativas. A comunicação entre dentista e paciente também se torna mais clara e assertiva, elevando o nível de confiança e o engajamento dos pacientes, que é um dos fatores mais importantes na conquista e fidelização de novos clientes.

Além disto, tratamentos mais previsíveis e consistentes, permitem que laboratórios e dentistas se diferenciem em um mercado altamente exigente e competitivo, gerando um reconhecimento adicional por seus serviços.

Odontologia digital é para todos!

Outro ponto a ser destacado é a economia de tempo com a adoção do fluxo digital, tanto nas diferentes etapas dos processos como no tempo de atendimento clínico. Este novo mindset permite que o tempo economizado seja revertido para um atendimento ainda mais personalizado ou para iniciar novos casos. Indiscutivelmente, são muitas vantagens que fazem valer o investimento.

Engana-se quem acredita que a Odontologia digital está acessível apenas para grandes clínicas com alto fluxo de pacientes. Ao contrário disto, ela é para TODOS. Basta um bom planejamento e saber explorar essas ferramentas ao seu máximo em suas clínicas. Posso afirmar que uma das melhores decisões na minha carreira na Odontologia foi ingressar no mundo digital.

Com toda certeza, um caminho sem volta!

Sobre o autor:

Dr. Ike Chaves

  • Cirurgião-dentista. Especialista, Mestre e Doutor em Implantodontia.
  • Professor do curso de especialização em Implantodontia, Periodontia e Prótese.
  • Membro do International Team for Implantology (ITI).

E você, está pronto para se transformar em um dentista digital?

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Clique aqui e saiba mais sobre as nossas soluções digitais!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.