Por que o kit cirúrgico e o contra ângulo precisam viver juntos?

Em toda gama de materiais necessários para executarmos reabilitações com implantes dentários com qualidade e segurança, dessa vez, decidi me aprofundar numa duplinha indispensável: contra ângulo e Kit Cirúrgico. Vou abordar as particularidades dos materiais que você procura para poder oferecer previsibilidade e eficiência para seus pacientes, esses materiais não podem te deixar na mão. Então, vem comigo, entender como escolher o que funciona melhor para você e o que cabe no seu bolso.

Como escolher um bom contra ângulo e kit cirúrgico para implantodontia

Contra ângulo

Logo de cara já posso te dizer que o melhor tipo de contra ângulo que você pode adquirir para realizar cirurgias de implante são os redutores 20:1. Eles vão ser úteis tanto no preparo do leito ósseo quanto na instalação dos implantes. Dentro da sua busca, dê preferência pelos totalmente blindados porque são mais duráveis, mais fáceis de higienizar e lubrificar. Ele deve ter uma cabeça pequena e eu gosto bastante dos que têm a opção push-button. Eu sinto mais firmeza na hora de colocar e tirar as fresas do kit cirúrgico.

Preciso de luz de led no contra ângulo? Se você tiver como investir, vale cada centavo. Quem usa sabe o que estou querendo dizer e fica “mal-acostumado”, você pode trabalhar com o melhor refletor do mundo ou com foco cirúrgico, não importa. A luz de led do contra ângulo sempre vai ajudar demais em casos de espaço limitado, aquele dente 37 atrás do 36 meio inclinado para distal em um paciente com pouca abertura de boca. Entretanto, preste atenção na compatibilidade do contra ângulo com o seu micromotor do implante.

E os kits cirúrgicos?

Então, vamos a ele. O kit cirúrgico deve ser completo para os tipos de implante que estamos querendo instalar. Hoje basicamente trabalhamos com dois tipos: os implantes Hexágono Externo (HE) e os implantes Cone-Morse (CM). Paulatinamente, o mercado tem escanteado os Implantes Hexágono Interno, o que acabou facilitando os kits cirúrgicos pela diminuição do número de peças.

Kits cirúrgicos devem ter tudo e, ao mesmo tempo serem concisos. Eu sei, parece um paradoxo escrever isso, mas o excesso de peças atrapalha tanto quanto a falta delas. Ter um kit protético no kit cirúrgico é uma dádiva. Nada mais estressante que ficar lembrando tudo que a gente precisa separar para uma cirurgia de implantes. Se tiver tudo dentro de um kit só, já ajuda bastante. Além da economia de espaço e de grau cirúrgico, o meio ambiente agradece! Quem vai ao consultório dos outros fazer implante e leva o material consigo carrega menos peso.

Outro detalhe que eu gosto: kit cirúrgico colorido. As marcações por cores na caixa do kit possibilitam rapidez quando você monta o kit antes de esterilizar e facilidade de visão das peças na hora da cirurgia. Kit completo tem paralelômetro, prolongador de brocas, sonda com ponta esférica, torquímetro e chave saca pilar. Sabe o que é isso? Uma chave que destrava automaticamente o pilar Cone Morse, tornando ele reversível, fazendo às vezes do quase extinto Hexágono Interno.

Trabalho e trabalhei com muitos dentistas diferentes, sei que cada um tem seu jeito de manejar a instalação de implantes. Essa é a forma que cada um aprendeu no decorrer da formação e se sente mais seguro. Apesar de muitas vezes, sermos um pouco teimosos em relação a nossas escolhas de marcas de implantes. Acabamos escolhendo uma ou duas marcas e seguindo assim para sempre. Mas, por outro lado, o mercado da odontologia está sempre buscando novas tecnologias para inovar as metodologias seja para implantes ou qualquer outra especialidade. Por que não dar uma chance às novas tecnologias e tendências do mercado com intuito de aumentar a eficácia e segurança e ainda gastar menos com isso?

Gostaria de convidar você para conhecer a nova marca de implantes que a Dental Cremer está comercializando a AllPrime Select, vou lhe dar um breve resumo:

  • Kit cirúrgico único;
  • Possuiu um portfolio completo para fluxos digitais;
  • Conta ainda com a Linha Zero que lhe auxilia nos casos mais complexos!

Quer saber mais sobre a linha de implantas da AllPrime Select? Confira todos os componentes.

Sobre o autor:

Luiz Rodolfo | @dicasodonto

Cirurgião-dentista;
Especialista em Periodontia e Implantodontia;
Membro da Comissão de Mídias Sociais e Odontologia do CROSP.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *