Casos Clínicos

Por1Sorriso: acompanhe o caso clínico da ONG em Nova Olinda

Por1Sorriso: acompanhe o caso clínico da ONG em Nova Olinda
Compartilhar | Comentar

O objetivo deste relato é mostrar como funciona o trabalho da ONG Por1sorriso, que oferece tratamento médico e odontológico em comunidades em vulnerabilidade social no Brasil e na África. Este tratamento foi realizado em ação na cidade do Nova Olinda, situada na região do Cariri, Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande.

Descrição do caso clínico pela ONG Por1Sorriso

Paciente com 26 anos, apresentava lesões de cárie em diversos dentes e ausência de alguns elementos. Na região superior anterior, havia perda de bastante estrutura dos elementos 21 e 12 além de ausência do elemento 22, que comprometia a estética, e a impedia de sorrir. Também a havia necessidade de exodontia de alguns elementos (raízes residuais).

Na primeira consulta (08/10/19) foi realizada a anamnese, exame clínico e radiográfico. Além disso, foi realizada a raspagem com ultrassom e profilaxia, além de orientação de higiene oral.

No dia seguinte (09/10/19), foi realizado o retratamento endodôntico dos elementos 12, 11 e 21 (sistema Protaper- Maillefer. Niti rotatório, cimento obturador AHplus). Após isso, realizou-se o fechamento das cavidades com CIV Riva para posterior reconstrução dos elementos. Nesse dia, também foi realizada restauração OD do elemento 14 com resina A3B (Z350 3M).

Reabilitação estética

Na terceira sessão (10/10/19), foi realizada moldagem para PPR superior e a reabilitação estética dos dentes anteriores:

Elemento 12:
  • Cimentação de pino de fibra de vidro (primeiro o pino foi customizado com resina composta, depois cimentado. (Pino e silano FGM, cimento U200 3M, resina Z350 3M, adesivo Single Bond Universal 3M);
  • Cimentação de coroa confeccionada em resina acrílica.
Elemento 11

Restauração classe IV em resina composta A2B e A2E (Z350 3M).

Elemento 21

Restauração classe IV em resina composta A2B e A2E (Z350 3M).

Elemento 22

Confecção de prótese adesiva em resina composta, utilizando dentes 23 e 21 como pilares.

Exodontia

Neste dia também foi realizada a exodontia dos elementos 15 e 24, e entrega da PPR superior imediata. Quarta consulta (11/10/19): exodontia do dente 36. Na quinta consulta foram realizadas as últimas restaurações necessárias: MO do dente 35 e OD do dente 34 (resina bulk fill cor A2 3M).

Considerações finais

A odontologia pode ser uma ferramenta de reinserção social, pois o comprometimento da saúde bucal, principalmente em regiões estéticas, pode ser determinante para dificuldade em conseguir emprego e ter uma vida social.

Fotos do caso clínico

 

Nós gravamos um podcast com a equipe da ONG Por1Sorriso onde eles contaram mais detalhes sobre esse caso lindo. Pra acessar, basta clicar AQUI e ouvir pelo Spotify!

Autores:

Caso clínico produzido pela equipe da ONG Por1Sorriso.

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.