ONG Por1Sorriso: Caso clínico em Nova Olinda

O objetivo deste relato é mostrar como funcionam os atendimentos realizados pela ONG Por1sorriso, que oferece tratamento médico e odontológico em comunidades com vulnerabilidade social no Brasil e na África. 

Este tratamento foi realizado em outubro de 2019 durante a ação na cidade de Nova Olinda, situada na região do Cariri, Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande. Nesse local foram realizados 286 tratamentos odontológicos completos pela ONG.

Descrição do caso clínico 

Paciente, 47 anos, apresentava grande quantidade de cálculo dental, além de lesões cariosas e perda de diversos dentes na arcada superior. Já tinha um comprometimento estético grande.

Na primeira consulta (10/10/19) realizou-se o exame clínico e radiográfico, seguido da raspagem dos cálculos supra gengivais com ultrassom, e moldagem para confecção de PPR superior para dar início aos demais procedimentos. 

Na segunda sessão (11/10/19) foram realizadas as restaurações nos dentes: 11 (VMD), 12 (VM), 13 (DP), 21 (VMD) e 23 (M)Utilizou-se a resina cor A2 (Harmonize Dentina e Esmalte- Kavo Kerr; condicionamento ácido seletivo em esmalte com ácido fosfórico Ultradent e adesivo Single Bond Universal 3M).  

No mesmo dia foram feitas as restaurações nos dentes 14 (M), 26(O) com os mesmos materiais para condicionamento e adesão, mas a resina utilizada foi a Bulk Fill A3 (3M). 

E para finalizar a consulta, a PPR superior foi instalada, e  realizou-se a raspagem dos cálculos sub e supra gengivais remanescentes, devolvendo não somente a estética e a função, mas também a saúde periodontal da paciente. 

Nesse período, a paciente estava passando por outro tratamento de saúde, contra o câncer de mama. Portanto, o trabalho da ONG não ajudou apenas melhorar o sorriso dela, mas sua auto estima e confiança. 

Antes e depois

Confira depoimento da paciente:

>>> Para saber mais sobre esse caso clínico, confira o Podcast com a equipe da Por1Sorriso aqui.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *