Casos Clínicos

Por1Sorriso: novo caso clínico em Nova Olinda

Por1Sorriso: novo caso clínico em Nova Olinda
Compartilhar | Comentar

O objetivo desde caso clínico é mostrar o trabalho da ONG Por1sorriso, que oferece atendimento médico e odontológico gratuito em comunidades com vulnerabilidade social. O tratamento foi realizado em parceria com a Fundação Casa Grande, em outubro de 2019, na cidade do Nova Olinda. A cidade fica situada na região do Cariri, no Ceará.

Sobre a Por1Sorriso

A Por1Sorriso é uma ONG sem fins lucrativos que promove saúde com qualidade para diversas comunidades que não possuem esse acesso. Sua principal missão é a de transformar vidas, impactar realidades e distribuir sorrisos.

A instituição atua principalmente em comunidades com extrema necessidade de acesso. Já foram realizadas ações em populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas, moradores do sertão nordestino e pequenos povoados. Uma ação também foi realizada no continente africano.

Relato do Caso Clínico

L.I.B. é uma paciente de 49 anos, do gênero feminino, e apresentava a ausência de quase todos os elementos das arcadas superior e inferior. Isso lhe dava um aspecto envelhecido, além da dificuldade para se alimentar.

No primeiro dia de atendimento foi realizada uma anamnese, o exame clínico e a moldagem das arcadas com Alginato Tipo I Jeltrate Plus.

Na segunda consulta foram extraídos os elementos 18 e 38 que não ajudavam no apoio das próteses devido a extrusão e inclinação mesial de ambos. O procedimento foi realizado após anestesia com Mepiadre 2% DFL. No mesmo dia também foi realizada a prova do plano de cera superior e inferior.

No dia seguinte, foi realizada a prova dos dentes para que a paciente aprovasse o novo sorriso. Finalmente, na quarta consulta, as próteses puderam ser entregues à paciente.

Considerações finais

É importante salientar que a odontologia social tem o poder de devolver a autoestima e reinserir as pessoas na sociedade. Além disso, o tratamento realizado da maneira correta proporcional a qualidade de vida e a melhora na alimentação.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.