Porque e quais as formas de praticar voluntariado

Por que praticar o trabalho voluntário é algo mais grandioso do que se imagina? Pois é uma transformação de dentro para fora, te dá perspectivas e descobertas. Parte de você irá de alguma forma, impactar no outro. Além é claro, de trazer oportunidades de experiências incríveis com pessoas, iniciativas e propósitos diversos.

Antes de começar com a experiência, escolha uma causa – A Por 1 Sorriso pode ser uma ótima opção – que você se identifique através de boas práticas, é um processo essa escolha, mas quando conseguir não vai querer mais parar.

Porém, muito se engana quem acha que para praticar o voluntariado precisa dispor de algo mirabolante (um dom, por exemplo), pelo contrário, basta ter vontade e responsabilidade. Você pode optar em doar seu tempo presencialmente ou à distância, doar uma conversa, doar sua habilidade profissional… Enfim, são possibilidades infinitas, o importante é se engajar e sair do sofá.

Onde eu posso praticar o voluntariado?

Por exemplo, a ONG Por 1 Sorriso existe para transformar vidas e impactar realidades através da promoção da saúde e bem-estar. Atuamos com a odontologia e medicina humanizadas em comunidades vulneráveis socialmente no Brasil e na África.

Portanto, na Por 1 Sorriso – PS1 tem espaço para todos os perfis: dentistas, médicos e apoio de modo geral. Acolhemos e incentivamos a prática do voluntariado a partir da promoção da saúde, um simples fato de você doar uma escova, um creme dental e de ensinar alguém a escovar os dentes corretamente, já contribuirá com a sociedade civil.

Algo importante para se ter em mente antes de qualquer tomada de decisão: tenha empatia e respeito. As pessoas são diferentes e isso é o que torna o trabalho voluntário tão especial.

Agora vamos às 5 formas de praticar o voluntariado:

1. Palestrando em instituições, projetos e associações vinculadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social;
2. Realizando atendimentos gratuitos no próprio consultório;
3. Visitando abrigos, orfanatos e escolas visando a consulta preventiva;
4. Se voluntariando em viagens nacionais ou internacionais com a P1S. (Através da inscrição em nosso site, todos os interessados podem ter acesso aos termos e condições. De acordo com o formato da ação, os candidatos são escolhidos por especialidades.);
5. Caso você queira atuar em outro tipo de causa, indicamos a plataforma Atados que engaja causas sociais e mobiliza voluntários.

Entendendo o cenário de engajamento voluntário no Brasil:

Além de pesquisar os hábitos de doação dos brasileiros, a Brasil Giving Report que é uma iniciativa à pesquisa liderada pela IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do investimento Social), apontou em 2020 que as três principais causas do voluntariado são apoiar organizações religiosas (41%), apoiar crianças (32%) e combater a pobreza (26%).

Além de representarem as três causas mais populares desde 2017, também são consistentemente as mais apoiadas em diferentes faixas etárias, regiões e grupos de renda, demonstrando seu forte apelo junto à população.

Por fim, um dado curioso: as mulheres mostram-se particularmente mais propensas a realizar o trabalho voluntário para uma organização sem fins lucrativos ou organização social.

Te esperamos!

Comentários

3 Comentários
  1. Ser voluntário é ter experiência profissional e pessoal e viver momentos extraordinário e essenciais afinal sorrir com dignidade é ter liberdade é qualidade de vida .

  2. Ser voluntário é desejar a ajudar ao próximo é ter desafios vencidos e moderados a cada sorriso de uma sociedade integrada .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *