Porque eu escolhi ser radiologista

Olá queridos radiológicos odontológicos! Primeiramente, feliz dia do Radiologista!

É com muita alegria que estou aqui, neste dia especial, no qual comemoramos o Dia do Radiologista, pra contar um pouquinho o porquê da minha escolha nesta área tão importante para o diagnóstico odontológico.  Na verdade, eu gosto de dizer que a radiologia me escolheu, e eu me sinto muito grata e me esforço cada vez mais para honrar tudo o que ela me permite fazer, tanto na educação quanto no diagnóstico propriamente dito atendendo os pacientes e emitindo o laudo dos exames realizados. Mas antes, vou trazer uma breve contextualização do porque o dia 8 de novembro foi escolhido!

Como surgiu o dia do Radiologista?

Foi no dia 08 de Novembro de 1895, que foram descobertos os Raios-X. O pai da radiologia é o físico alemão Wilhelm Conrad Roetgen, pois ele viu sua mão sendo projetada numa tela enquanto trabalhava com radiações. Após essa observação, imaginou que de um tubo em que ele trabalhava deveria estar sendo emitido um tipo especial de onda que tinha a capacidade de atravessar o corpo humano. E, por ser uma radiação invisível, denominou-a Raios-X. Essa façanha trouxe o prêmio Nobel de Física, no ano de 1901, ou seja, 6 anos após sua descoberta!

Agora que você sabe um pouco da história da radiologia, vou lhe contar a minha história com essa área!

Mas por que você diz que a Radiologia te escolheu?

Vocês podem estar se perguntando, pois bem, vou lhes explicar. Ainda como graduanda em odontologia tive a oportunidade de conhecer o Laboratório de imagens da minha faculdade onde eram realizados muitos atendimentos aos pacientes bem como eram desenvolvidos ali muitos projetos de pesquisa, fruto de avaliações diversas feitas nas imagens. Certamente vocês já ouviram que: “uma imagem vale mais do que mil palavras”, não é mesmo? Pois bem, eu concordo com vocês pois uma imagem é capaz de conter milhares de informações que a olho nu não podem ser observadas e dessa forma, uma única imagem pode revelar muito daquilo que não foi sentido, do que não foi dito, bem como daquilo que está sendo sentido e observado num exame clínico. Por isso, a imagem é um exame complementar muito valioso quando precisamos entender o que o paciente tem e pensarmos na melhor forma de tratá-lo, devolvendo a sua qualidade de vida.

Vocês sabiam que até mesmo doenças sistêmicas que acometem órgãos e estruturas diversas bem como ossos do corpo humano podem ter manifestações orais e por isso a avaliação de sinais radiográficos e tomográficos nas imagens podem ser cruciais para o diagnóstico precoce de muitas doenças? Então, eu também não sabia, ou sabia muito pouco quando fui apresentada a este universo da radiologia e a tudo o que ela é capaz de fazer e trazer de benefícios na odontologia.

>>>Leia mais: Sinusite de origem endodôntica: caso clínico

Como eu sempre fui uma pessoa bastante questionadora, desde pequena eu gostava de entender a origem das coisas e fazia muitos “porquês”, aqueles raios X, descobertos por Roentgen, que não podemos ver mas que podem mostrar coisas que as palavras não podem dizer antes de serem expostos à eles, me trouxeram então, uma inquietude e uma vontade de entender melhor como tudo aquilo era possível e a partir dali, teve um significado especial pra minha vida: senti que minha missão na odontologia seria de atuar como radiologista. Pelo caminho segui, estudei muito, me especializei, fiz mestrado e doutorado na área, sou professora e trabalho para clínicas do país todo.

>>>Leia mais: A radiologia odontológica e o meio ambiente

E como tudo evolui e melhora, na radiologia não poderia ser diferente; ela acompanha o desenvolvimento da tecnologia, por isso temos cada vez mais recursos de imagens que auxiliam nas avaliações e diagnósticos. Desde aparelhos modernos que trabalham com nanotecnologia e redução de dose de radiação até softwares capazes de realizar avaliações de forma robotizada, reduzindo o tempo de avaliação do radiologista, já estão sendo oferecidos. O resultado disso pode ser evidenciado pela redução do risco em procedimentos, redução de intercorrências, precisão, previsibilidade, confiabilidade e segurança, benefícios estes tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Raio x portátil

E é por isso que eu escolhi ser radiologista, porque a radiologia despertou em mim essa grande vontade de contribuir e ajudar meus pacientes para que eles pudessem receber o que há de melhor nos tratamentos e voltar a sorrir e a viver melhor. Esse é o verdadeiro sentido da radiologia pra eu ir se traduz nas minhas atitudes diárias enquanto profissional. São valores e atitudes que eu transmito para os meus alunos e para todos aqueles que trabalham comigo bem como para os pacientes que são atendidos por mim e os laudos dos exames deles que eu emito. Essa para mim é a verdadeira valorização da radiologia e do diagnóstico.

Gostou radiológico? Espero que sim e te convido a pensar e agir de formas que valorizam cada vez mais a nossa radiologia, para nossa a odontologia, para os nossos pacientes!

Beijos e até nossa próxima conversa radiológica odontológica!

Sobre a autora

Maria Beatriz Carrazzone Cal Alonso | @radioacaoodonto

  • Graduada FORP-USP; Especialização em Radiologia Odontológica FOP-UNICAMP;
  • Mestrado em Radiologia Odontológica FOP-UNICAMP;
  • Doutorado em Radiologia Odontológica FOP-UNICAMP;
  • MBA em Gestão Educacional ESALQ-USP;
  • Professora Associada dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação UNILAGO- São José do Rio Preto/SP;
  • Professora do Curso de Tecnólogo em Radiologia UNILAGO;
  • Coordenadora do Curso de Odontologia UNILAGO;
  • Professora Convidada do Curso de Especialização em Radiologia AORP-Ribeirão Preto/SP;
  • Radiologista atuante na Teleodontologia;
  • Experiência em: radiologia e imaginologia odontológica, diagnóstico por imagem, tomografia computadorizada por feixe cônico (Cone Beam), radiografia panorâmica, anatomia, análises radiomorfométricas, qualidade óssea maxilomandibular e correlação com doenças sistêmicas e osteoporose mandibular.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *