Primeira lista de material: Aula de Anatomia e Escultura Dental

O começo da nossa trajetória no mundo da odontologia é uma montanha-russa de emoções e expectativas. No meio de tanta curiosidade e ansiedade, provavelmente a matéria prática seja o momento mais aguardado. Mas, você sabia que a primeira matéria em que podemos finalmente colocar a teoria na prática é na aula de “Anatomia e Escultura Dental”?  

As aulas práticas iniciam com conteúdo focado em aprendizado do formato, desenho e os detalhes incríveis que compõem todos os nossos dentes. Com uma base de conhecimento estruturada, é a hora de colocar a “mão na massa” e aprender a esculpir um dente do zero!

Porém, você precisa estar preparado, então vamos a sua lista de compras:  

– O primeiro de todos é um kit de cera para esculpir. A dica aqui é não economizar, porque isso pode comprometer a sua nota do semestre e não queremos isso!

– Uma tesoura Reta para aprimorar e auxiliar seu processo manual, aqui você pode conferir todas nossas tesouras disponíveis;

– Alguns instrumentais de escultura, como Hollemback 3S ou 3SS. Eles funcionam como uma espátula com uma pontinha especial, que servirá para desenhar as cúspides do dente. 

– O Esculpidor Lecron, e Lecron D para você remover o excesso da cera. Uma observação interessante é que esses dois itens serão utilizados em práticas de prótese, então já são itens de investimento para o futuro.  

– Importante você ter três esculpidores Fran, que são espátulas com pontas em forma de estrela, para fazer os sulcos do dente.  

– Um pedaço de meia fina e uma escova, para você polir o dente de cera depois de tudo pronto. 

Já que estamos falando muito em instrumentais para suas aulas de laboratório, confira o vídeo da Dra. Carol Bruzamolin, especialista em biossegurança, onde ela aborda sobre a validade dos instrumentais após a esterilização. Confira:

Ah, e você precisará de alguns itens de papelaria. Por exemplo, uma régua, papel milimetrado e um plástico pra forrar bancada. Esses artigos de papelaria costumam variar conforme o professor e laboratório, então o aconselhado é sempre verificar com o responsável quais as necessidades de compra. 

Prontinho, agora você já está preparado e munido para o início das aulas práticas. Aproveite muito essas aulas para treinar, exercitar e tirar todas as suas dúvidas. Essa matéria ficará registrada para sempre em sua memória, por isso faça uma boa jornada
Bons estudos!

Sobre a autora: 

Kamila Luz | @kamilaluzismail

Cirurgiã Dentista pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Fundadora do curso Manual do Recém Formado
Especializada em Ortodontia
Liga Acadêmica de Saúde Coletiva
Influenciadora Digital para acadêmicos

✍️ Você recebeu materiais diferentes destes que listamos? Deixe seu comentário!

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Comentários

2 Comentários
  1. Boa tarde! Poderiam me mandar alguma informação os materiais e equipamentos em promoção para consultório dentário;
    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *