Professor: ser ou não ser?

Duas frases principais nortearão nossa conversa de hoje. A primeira é “O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender!” – Janoí Mamedes. E a segunda é “A palavra empolga, o exemplo ensina!” – Joseph Joubert.

Mais do que detentor de todo o conhecimento sobre determinado assunto (conceito já deixado de lado há algum tempo), o professor, há tempos, foi o responsável por tornar o conhecimento disponível, ou trazê-lo de alguma forma para nós.

A atual era da informação mudou rapidamente as atribuições de tal profissão

Mas quem pode ser professor? Qualquer um?

É preciso ter um mestrado para isso? Doutorado? Não. Confesso que aprendi muito mais com pessoas sem título acadêmico algum, comparando-os aos meus mestres da academia. O reconhecimento de ter e ter tido muitos mestres na vida faz parte do sentimento de felicidade que sentimos, da satisfação própria e com a vida.

Formal ou não formal, a atuação do ser professor é possível para qualquer um. E digo mais. Não é por ser possível a qualquer um que a importância de tal função é menor. O professor deve ter a consciência da existência e funcionamento das variadas práticas de ensino disponíveis e das consequências possíveis de mudanças futuras na sociedade, frente à aplicação destes métodos!

Assim, vejo a profissão de professor como uma oportunidade de potencializar a diferença que fazemos no mundo! Uma oportunidade grandíssima de motivar mentes e cultivar sonhos! Uma chance única de valorizar no outro a sua grande potencialidade e as diferentes inteligências existentes entre tantos indivíduos mal compreendidos.

Acho que todos temos alguma pessoa que foi um exemplo para nós, qual foi a sua?

Referências: Change Consultoria, Portal do Professor

>>>> Leia mais: Ser professor: missão impossível?

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.