Prontuário digital: o que é e quais os benefícios para a sua clínica

Com a adesão cada vez maior da tecnologia na rotina de clínicas e consultórios odontológicos, o prontuário digital é uma das ferramentas que mais faz a diferença na otimização de tarefas e aumento da qualidade do atendimento.

Ao optar pelo formato digital, é possível registrar e acompanhar os procedimentos de cada paciente de maneira segura e organizada, tendo um acesso muito mais rápido ao documento e dispensando o uso de papel.

Confira o artigo abaixo e entenda mais sobre o recurso, as vantagens para a clínica e o que levar em consideração na hora de escolher o prontuário digital ideal para o seu negócio.

1 → O que é um prontuário digital

O prontuário digital nada mais é que a versão eletrônica do prontuário odontológico tradicional: o documento que reúne todo o histórico e demais informações clínicas e pessoais de um paciente, desde sua primeira consulta.

Atualmente, muitos softwares odontológicos trazem em seu portfólio o prontuário digital como uma funcionalidade essencial, facilitando o dia a dia de dentistas e auxiliando na fidelização de pacientes com um atendimento de maior qualidade.

Além disso, integrado a esses sistemas, o prontuário digital permite capturar e armazenar imagens, laudos e exames complementares, cadastrar posologia de medicamentos e disponibilizar modelos prontos de anamneses.

O Simples Dental, software odontológico oficial da Dental Cremer, por exemplo, além de oferecer todas essas funcionalidades, também é integrado a outros recursos de controle e gestão financeira do sistema, como orçamentos e débitos.

2 → Vantagens da ferramenta para a clínica

Ao optar por abandonar as inúmeras fichas de papel e ter o prontuário de pacientes no formato digital, algumas das principais vantagens que o recurso trará para sua clínica ou consultório são:

Redução de custos com papel

Um dos principais benefícios em adotar o prontuário digital é a redução de custos com materiais de papelaria e escritório.

Faça as contas: quanto você gasta hoje por mês com papel e demais insumos e quanto gastaria para investir no modelo digital?

Dependendo do número de pacientes que a clínica atende diariamente, essa diferença no orçamento tende a ser significativa.

Otimização de tempo

O prontuário digital dá acesso a todas as informações de pacientes em questão de segundos.

Por outro lado, prontuários de papel demandam muito mais tempo em tarefas de organização, armazenamento e atualização das informações, que são feitas manualmente.

Economia com espaço físico

Clínicas e consultórios que optam pelo modelo tradicional precisam investir em espaço físico para armazenar os prontuários, o que acaba impactando diretamente o orçamento do negócio para manter uma grande quantidade de papel arquivada por anos.

Já os prontuários digitais salvam todos os dados e arquivos em nuvem e o investimento pode ser consideravelmente menor.

Segurança

O formato eletrônico também reduz o risco de extravio, perda de informações, roubo e danos por ação do tempo ou clima, como incêndios e enchentes

Além disso, no caso de documentos digitais, as políticas de segurança e a atenção à legislação, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), são de responsabilidade da empresa fornecedora do serviço, que deve garantir que a ferramenta esteja de acordo com as normas.

Satisfação e fidelização de pacientes

Ao economizar tempo acessando as informações da ficha do paciente, a dentista ou o dentista consegue dedicar um tempo maior para a pessoa paciente.

Isso contribui diretamente para um bom atendimento, que impacta na satisfação e fidelização de pacientes.

3 → Como escolher o prontuário digital ideal

Para escolher a melhor opção de prontuário digital é fundamental que o critério seja baseado nas suas demandas e atenda às necessidades da sua clínica.

Para Luiz Medeiros, sócio proprietário da Central Odonto Capixaba e cliente do Simples Dental, por exemplo, apostar na digitalização completa da clínica foi essencial para otimizar o atendimento e agilizar processos.

“Com a digitalização plena da clínica, hoje temos acesso de forma rápida às imagens de clientes, mesmo antigos, e podemos atualizar os dados em alguns cliques, com a confiança que tudo está seguro na nuvem”, explica Luiz.

Com isso, algumas dicas para escolher a ferramenta ideal para o seu negócio são:

  • Opte por um prontuário digital integrado a um software odontológico 100% online;
  • Confira a possibilidade de captura e armazenamento de imagens, exames e outros documentos;
  • Verifique a mobilidade da ferramenta, ou seja, o acesso às fichas de pacientes fora da clínica por meio de aplicativo, por exemplo;
  • Saiba se o recurso oferece modelos prontos de anamnese;
  • Teste a ferramenta para conferir sua usabilidade, se é intuitiva e atende às necessidades da sua clínica;
  • Tenha a certeza de que a opção escolhida está adequada às políticas de segurança e compartilhamento de dados segundo a LGPD.

Em resumo, a escolha de um prontuário digital traz inúmeros benefícios para o seu negócio e, quando integrado a um software odontológico, permite que sua clínica se torne mais produtiva e moderna.

Conheça o Simples Dental e saiba mais sobre o prontuário digital e demais funcionalidades do maior software odontológico do Brasil.

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria da Dental Cremer e Simples Dental.

✍️ Você já possuiu um prontuário digital? Conte no comentários a sua experiência! 

📢 Compartilhe com os amigos para eles verem as vantagens desse serviço!

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.