Qual é melhor: prótese parafusada ou cimentada?

Prótese parafusada ou cimentada, qual é o melhor tipo de abordagem sobre implante na sua opinião? Como quase tudo relacionado à saúde, podemos dizer que depende. A preferência dos profissionais varia e nem sempre é possível ter uma prótese parafusada. A chave do sucesso está no correto posicionamento do implante, que depende de boas alturas espessuras ósseas, além da destreza e planejamento do profissional.

As próteses parafusadas ou cimentadas sobre implante podem ser unitárias ou múltiplas. Em ambos os casos, para uma facilidade de adaptação é preciso extremo cuidado para deixar os implantes paralelos. Portanto, existem peças e indicadores de paralelismo ou você pode confeccionar uma guia cirúrgica para garantir o melhor posicionamento possível.

Prótese parafusada e sua funcionalidade

Uma grande maioria de colegas implantodontistas prefere utilizar próteses parafusadas por conta da sua reversibilidade. Qualquer falha na porcelana ou fratura, independente do tempo, basta desaparafusar, mandar ao laboratório com os modelos do paciente e aparafusar novamente com sucesso. Já no caso de uma prótese cimentada, ela precisa ser destruída com broca – um trabalho imenso e delicado, evitando estragar o pilar – e ainda necessitamos refazê-la do início. Entretanto, em regiões anteriores onde há grande demanda estética, a preferência acaba sendo por próteses cimentadas.

Posicionamento tridimensional do implante e saída do parafuso

Isso pode ser planejado virtualmente sobre a tomografia computadorizada e transferido para a cirurgia de forma parcial ou totalmente guiada. Antes de mais nada, o olhar do operador deve estar lá na frente, na prótese. Por isso, prefira fazer um planejamento reverso. Planeje o dente e sua posição. A partir daí veja a oferta óssea e determine como será o posicionamento do implante.

Instalar um implante sem pensar na prótese e onde vai sair seu parafuso vai trazer enormes dores de cabeça para quem for confeccionar a prótese. Quando você optar por uma prótese parafusada, você vai precisar de um espaço interoclusal mínimo e decidir se vai aparafusar a prótese diretamente ao implante ou se vai usar um pilar intermediário. Além do espaço, o que pode influenciar sua escolha é o tipo de sistema de implantes que você utiliza.

Quando utilizar uma UCLA?

A UCLA, ou Abutment Universal Calcinável Longo, pode ser uma escolha! Após isso, fazer uma prótese parafusada diretamente sobre o implante. Alguns profissionais não gostam muito da UCLA e preferem utilizar um mini-pilar cônico ou pilar (peça intermediária) que vai proteger a conexão na cabeça do implante.

Alguns estudos com prótese parafusadas, mostram que a UCLA direto sobre a cabeça do implante pode não ter uma adaptação ideal, aumentando as chances de acúmulo de placa nessa conexão, o que pode levar a uma periimplantite. Dessa maneira, ela estará mais indicada em casos de limitação de espaço interoclusal e interproximal.

Por outro lado, ao utilizar uma prótese cimentada é preciso muito cuidado para não deixar excesso de cimento extravasado entre a prótese e a gengiva. Esse excesso pode causar uma recessão gengival e expor a cinta do componente, fazendo com que a estética toda vá para o brejo. Em ambos tipos de prótese convém condicionar e estabilizar a gengiva com um provisório polido e já do jeitinho que queremos que ela fique. Temos artigo sobre isso aqui no blog, é só clicar AQUI.

Particularidades da prótese cimentada e parafusada sobre implantes:

Próteses Parafusadas:

  • Necessitam de um maior espaço mínimo interoclusal ou de um aprofundamento na instalação dos implantes em relação a crista óssea
  • Totalmente reversíveis
  • Os implantes precisam estar me posição ideal com a saída do parafuso na oclusal ou no cíngulo, dependendo do dente
  • Não tem problema com extravasamento de cimento
  • Podem sofrer com soltura ou fratura de parafusos – observar a força de aperto indicada pelos fabricantes de cada marca
  • Quando o tecido queratinizado é muito espesso e necessita de pressão para condicionamento
  • Protocolos de 4 ou mais implantes serão obrigatoriamente próteses parafusadas
  • Próteses mais caras – preços mais altos dos componentes

Próteses Cimentadas:

  • Quando os componentes da prótese parafusada não têm espaço
  • Irreversíveis
  • Quando o implante não está em posição ideal. Saída do parafuso na vestibular ou não foi aprofundado em relação a crista óssea
  • Extremo cuidado na total remoção do excesso de cimento extravasado
  • Regiões estéticas
  • Procedimentos um pouco mais simplificados
  • Prótese um pouco mais barata que as parafusadas

Assim sendo, a escolha do tipo de prótese deve ser realizada bem no início do planejamento, ao passo que ela depende do tipo de implante que você escolher. Assim, fica mais fácil solicitar os componentes e ter bem definido quanto será o gasto com peças e laboratório. Com toda a certeza, quanto maior for esta previsibilidade, maior será a segurança da prótese. Além disso, não se esqueça de marcar retornos dos seus pacientes após a instalação das próteses. Com o propósito de fazer a manutenção dos seus trabalhos e, por consequência, garantindo a longevidade e o verdadeiro sucesso desses dentes.

Um Abraço,
Luiz Rodolfo

Comentários

3 Comentários
  1. Fiz um implante e o dentista cimentou o molar inferior(segundo molar). Agora passados uns 4 meses( já troquei de prótese três vezes, duas eram aparafusadas e esta cimentada) e estou sentindo um cheiro ruim na gengiva abaixo do implante e um incômodozinho. Estive no profissional e ele raspou a genviva com cureta, usei um enxaguante tipo antibiótico “(Colgate PerioGard”), mas tem uma semana e continuo com o problema. Senti que ele exitou em retirar a protese mas sinto que preciso pois algo está errado. Vem Carnaval aí e como ficarei?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *