Quais os cuidados ter ao comprar um motor cirúrgico para implantes?

O motor cirúrgico é um equipamento essencial para quem deseja enveredar pela área da implantodontia. Como todo equipamento específico da área da saúde, iremos encontrar inúmeras marcas, tipos, tamanhos e preços. Você precisa encontrar aquele que caiba no seu orçamento e que não te deixe na mão. E acredite, você ainda vai ter mais de um no seu consultório quando começar instalar mais e mais implantes.

Está bem estabelecido que muito do que fazemos depende exclusivamente de nós, dentistas. Nossa destreza, estudos, esforço e experiência clínica. Entretanto, quanto mais temos acessos a bons equipamentos e materiais, percebemos a melhora em nossa eficiência, rendimento e qualidade. Eu não posso ter um motor que vez ou outra para de funcionar ou que apresente dificuldades na hora de montar suas peças e a irrigação, por exemplo.

Como escolher meu motor cirúrgico?

Além de tudo, ele deve ser resistente, ter possibilidade de fazermos programações e sua funcionalidade precisa refletir os valores que ele apresenta em seu visor. Portanto, fácil calibração. Eu preciso confiar no motor cirúrgico porque não há situação mais chata que cancelar procedimentos cirúrgicos por quebra de equipamentos. Ou pior, estarmos com o paciente na cadeira, com tudo montado e o motor falhar. Isso, com certeza, vai dar a sensação de despreparo e ineficiência do profissional.

Primeiro de tudo, teste o motor cirúrgico presencialmente. Eu não gosto de comprar equipamentos desse porte sem “pegar na mão”. Namore os produtos, principalmente, à partir de 2022, ano em que os congressos presenciais deverão retornar. Essa situação de feira comercial é a melhor de todas porque você consegue comparar os produtos de várias marcas em um único dia e ainda por cima negociar com os vendedores. Já chegue nos estandes com os preços pesquisados antes na internet para poder negociar melhores condições.

Checklist de funções e funcionalidades:

  • Torque e velocidade – a grande maioria das marcas contempla velocidades e torques compatíveis com o que precisamos na hora de realizar o preparo do leito e a instalação dos implantes. Veja se você vai precisar de algum tipo específico de contra ângulo.
  • Facilidade de montagem da irrigação – eu acho que esse item é um grande diferencial entre os motores. Peça para o vendedor montar a linha de irrigação e perceba a dificuldade ou facilidade. Para mim, é um dos quesitos de decisão pela compra caso eu esteja em dúvida entre duas marcas.
  • Manutenção e assistência técnica – Essencial sabermos sobre isso quando vamos investir em um equipamento. Tire todas suas dúvidas, negocie uma garantia estendida (se o fabricante confia na qualidade do seu produto, ele pode te dar esta colher de chá) e veja como você vai ter que proceder caso o motor quebre.
  • Programação e funções – tome ciência da quantidade de programas e de funções específicas. Pensando nos implantes, é importante ter a função reverso e algumas programações para deixarmos prontas antes das cirurgias. Melhor ainda se tiver esses controles no pedal, além da quantidade de vazão do soro fisiológico.
  • Fibra ótica – um diferencial que pode mexer um pouco com o preço do motor, porém, vai te dar uma visão mais assertiva. Lembre-se que depois você também vai precisar investir em um contra ângulo com encaixe para esta saída de luz.

As outras avaliações são muito dependentes do gosto de cada um. O preço vai depender da profundidade do bolso, isto é, você pode economizar um pouco em um equipamento mais simples ou investir em um mais cheio de funções úteis no dia a dia. Não deixe de testar o produto. Sentir a vibração, o peso, monte e desmonte, preste atenção se ele tem seleção de voltagem ou outro pormenor que possa atrapalhar sua vida.

>>>Leia mais: 10 dicas para você não passar apuros com implantes dentários

Enfim, sobre o que eu escrevi no primeiro parágrafo, você pode adquirir um motor mais modesto em sua primeira compra, mas se realizar muitos implantes diariamente, a tendência é você procurar outro motor para ficar como estepe, caso ocorra alguma intercorrência. É sempre bom ter pelo menos dois motores à disposição no consultório, na medida do possível e garantir que os procedimentos ocorram sem atrasos ou desmarcações.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo | @dicasodonto

  • Cirurgião-dentista;
  • Especialista em Periodontia e Implantodontia;
  • Editor e criador do @dicasodonto

>>>Confira todos os artigos de Implantodontia!

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.