Quais produtos indicar para seu paciente manter a saúde bucal em dia?

As tecnologias que fazem parte do mundo da Odontologia são de surpreender qualquer pessoa que almeja um procedimento como implante, clareamento, próteses e outros. Porém, é importante lembrar que, antes disso, ter dentes saudáveis é sinônimo de criar hábitos de higiene no dia a dia, estes além de simples, garantem a saúde bucal.

Neste sentido, indicar produtos e ensinar hábitos de higiene para seus pacientes é sempre uma boa ideia para garantir a saúde bucal, tal qual os exemplos que trouxemos ao longo deste blogpost. Confira!

Os 5 principais produtos para manter a saúde bucal em dia

  1. Qual a melhor escova de dentes?

Já é de conhecimento geral que as escovas se dividem em extra macias, macias e médias, e que elas são o item mais importante para a escovação acontecer, de fato.

Por isso, é muito importante estar atento a todos os detalhes que garantem o melhor desempenho na hora da higienização bucal.

Priorizar as escovas que possuem anatomia mais arredondada e com cabeça pequena, é um bom ponto de partida para iniciar a escolha. Estas, são capazes de alcançar áreas mais difíceis da cavidade bucal, eliminando as impurezas que não estão tão visíveis.

Quanto às cerdas, as mais eficientes são as que possuem uma unidade na composição, ou seja, são retas e do mesmo tamanho, sem detalhes em borracha.

Na densidade dessas cerdas, o indicado é sempre optar por macias ou ultra macias, afinal, o objetivo é higienizar e não danificar os dentes. Afinal, as cerdas duras acabam favorecendo a sensibilidade, retração gengival entre outros distúrbios bucais.

  1. Escova elétrica ou manual?

Ainda falando do nosso item chave da escovação, a escova, é relevante também levar em conta as opções elétricas, que apresentam funcionalidades especiais.

O modelo manual, atrelado a uma boa performance de movimentos, por si só já resulta em uma efetiva higienização. Porém, não é sempre que se garante que o paciente fará a escovação de forma correta, com técnicas que realmente removem o biofilme.

Por essa razão, as escovas elétricas são grandes aliadas, afinal, já é comprovado que pacientes que fazem o uso não possuem recorrências de periodontites e doenças comuns da cavidade bucal.

O motivo dessa diminuição das doenças orais é o alcance e a mobilidade da escova, ou seja, ela alcança lugares onde a escova manual não alcança, e efetivamente, remove a placa bacteriana.

Da mesma forma, o movimento que ela oferece é programado para ser efetivo, necessitando apenas de um leve esforço do paciente na movimentação lenta e suave.

Outra questão importantíssima sobre as escovas elétricas é a facilidade que elas apresentam para pacientes com dificuldades motoras poderem fazer sua própria higienização bucal.

  1. Creme Dental

O creme dental também conhecido como é o aliado das escovas na missão de higienizar corretamente a arcada dentária.

São inúmeras as possibilidades que o mercado oferece nesse quesito, sendo elas em gel, cremosas, saborizadas, entre muitas outras.

O grande diferencial que deve ser levado a sério é a presença de flúor na composição, pois ele ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e previne as cáries causadas pelo acúmulo de placa bacteriana.

  1. Fio Dental

Saindo um pouco dos locais em que a escova de dente não alcança, chegamos em um dos itens essenciais para manter o espaço entre os dentes devidamente higienizado.

Os fios dentais são feitos de plásticos como o nylon e o teflon, ambos possuem anatomia distinta, sendo um classificado como múltiplos filamentos e o outro, filamento único.

Ambos, possuem utilidade de acordo com o formato dos dentes de cada paciente.

  • Filamento único

Indicado para pacientes que possuem os dentes mais próximos ou juntos, proporcionando uma certa facilidade para deslizar o fio entre os dentes sem que haja atrito indesejado.

  • Múltiplos filamentos

Indicado para pacientes que possuem os dentes mais separados, nos quais seja possível deslizar com facilidade o fio entre os dentes e garantir que a remoção de restos de alimento seja efetiva.

Pacientes que fazem o uso de aparelhos ortodônticos devem estar mais atentos ao uso do fio e usar acessórios que facilitem a passagem entre os dentes, como hastes plásticas que funcionam como agulhas auxiliando o fio entre os bráquetes.

  1. Enxaguante Bucal

Para finalizar a higienização oral correta, o enxaguante bucal funciona como uma certificação de que todas as impurezas foram removidas de fato.

A presença do flúor na composição também é relevante nesse caso, afinal, ele vai auxiliar na proteção dos dentes, bem como já mencionamos em cima no caso do creme dental.

A grande questão que permeia os enxaguantes é a capacidade de ação antisséptica que trabalha no combate a ação da placa bacteriana, ou seja, usar o enxaguante não é só garantir que a escovação foi efetiva, mas sim, prevenir futuros problemas de saúde bucal.

Além do mais, evita infecções, e age diretamente no controle do mau hálito.

Todos os produtos citados acima, possuem indicações especiais em casos isolados de tratamento ou até mesmo no combate de algum mal específico.

Por isso, é importante que sejam sempre indicados de forma individual, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Contudo, manter a saúde bucal em dia não se restringe apenas ao uso de produtos de qualidade certificada, mas sim, ao acompanhamento do profissional de odontologia e aos procedimentos regulares de limpeza dos dentes.

Conheça toda a linha de cuidado e higiene da Oral-B no nosso site e continue cuidando do sorriso dos seus pacientes com atenção e carinho.

Sobre autora:

Liane Vellozo | Redatora Shine

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFN Universidade Franciscana, especialista em Produção de Conteúdo para Web.

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

TikTok

▶️ Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *