Quais produtos são indispensáveis no atendimento odontopediátrico?

Por que se atentar na montagem de um checklist de produtos direcionados para um atendimento odontopediátrico? Vale o investimento para esse fim? 

Com certeza, sim! O atendimento infantil exige agilidade, e se torna possível através de um planejamento minucioso prévio ao tratamento e escolha pontual de materiais cujo profissional deve ter domínio de sua aplicabilidade. 

Para a escolha de itens, a criança, antes de tudo, precisa ser compreendida, tanto pelos quesitos de necessidades para manter a saúde bucal quanto comportamental.  

Por exemplo, marcas que se preocupam em lançar produtos direcionados ao público infantil possuem apresentação mais bem aceita, como embalagens mais coloridas, lúdicas, que proporcionam a criança escolher, como cores e sabores. Isso torna o atendimento mais agradável, mais atrativo e bem aceito. Materiais que tragam boas experiências sinestésicas, como texturas e sabores agradáveis. 

Isso também influencia na escolha de materiais que sejam inteligentes, de fácil manuseio e aplicação pelo operador, com menor tempo de presa, que reduzam passos em seu uso, apresentem tamanhos que facilitem a inserção desses produtos para darem resolutiva rápida (como as curetas com boa angulação e ponta ativa em tamanho ideal). Esses são alguns dos pontos que devem ser observados.  Vou guiar sua escolha e sugerir para você materiais indispensáveis para se atentar, da seguinte forma: 

10 produtos indispensáveis no atendimento odontopediátrico

– A escolha dos instrumentais deve ser minuciosa. Hoje existem marcas que nos auxiliam, atentando às adaptações de espelhos clínicos, espátulas, abridores de boca, fórceps e curetas com visual mais delicado, para a nossa especialidade. 

– Curetas pequenas, com cabo curto e cortes específicos para a remoção seletiva de tecido cariado, relacionada à técnica de mínima intervenção, agilizam o procedimento e oferecem mais apoio para a mão. Em casos de menores colaborações comportamentais, apoio é ponto chave para evitar acidentes e aproximar da resolutiva. 

– As crianças sempre nos perguntam: “- O sabor é ruim?”. Pastas profiláticas e géis/espumas/vernizes fluoretados com sabor agradável encantam as crianças. Atente-se a isso! 

– Há muitas crianças que não gostam de texturas em gel, como os pacientes do espetro autista. Que tal se atentar em marcas cujos géis fluoretados apresentam-se em espuma? Além das embalagens coloridas, a criança poderá escolher o sabor que mais lhe agrada.  

– Trocar materiais que requerem espatulação pelos encapsulados, é uma ótima escolha. Além de virem embalados individualmente, a dosagem correta é feita pelo fabricante, evitando erros de dosagem pó-liquido pelo operador e otimizando o produto. Sua presa ocorre em tempo correto, e mais durabilidade na cavidade dentária. Sua inserção é feita via pistola aplicadora e compatível à cápsula. 

– Produtos inteligentes, bioativos são as tendências. Com o propósito de desencadear atividade celular, reação química específica, ou algum fenômeno em contato com tecido, durante um experimento ou procedimento. Tem maiores vantagens para a promoção de saúde bucal e fácil aplicação, como selantes que não necessitam de ataque ácido prévio. 

– Diversos modelos de abridores de boca (em formato trapezoidal, ou abridor de Molt) auxiliam em atendimentos de menor colaboração.  

– Sistemas adesivos autocondicionantes é um excelente investimento para reduzir passos durante o procedimento restaurador com resinas compostas. 

– Rolinhos de algodão com maior densidade pois mantém a saliva com maior controle. 

– Não esqueça do reforço positivo ao final do atendimento. Oferecer um brinde não deve ser suborno para colaboração. É a recompensa para incentivar e consolidar comportamentos desejados. Aumentar o laço com a criança é gerar confiança ao profissional e o mesmo ofertar sua ajuda em prol da saúde e da resolutiva. 

Conhecimento e planejamento são pontos-chave para resolver altas complexidades no atendimento infantil. Conhecendo o procedimento que será feito, faça uma checagem de seus itens em bancada. Também, não esqueça de controlar seus itens de gaveta. Nenhum produto pode faltar e todos devem estar às mãos para fácil alcance.

Sobre a autora

Dra. Maria Claudia Turelli | @dentistaquecorre
Graduada, Mestre e Especialista em Odontopediatria pela FOP – UNICAMP

✍️ Deixe seu comentário
 Compartilhe com os amigos
 Siga nossas redes:

➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok
➡ Youtube
➡ Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *