Materiais para fresadora odontológica: principais tipos e indicações

A tecnologia CAD/CAM tem revolucionado a odontologia, otimizando a produção de trabalhos protéticos em laboratórios e aumentando as possibilidades de tratamento. 

Se antes a produção de próteses odontológicas dependia do trabalho manual dos técnicos (TPDs), hoje a usinagem de materiais inovadores, como a zircônia e o cobalto-cromo, permite a confecção de trabalhos altamente estéticos, resistentes e precisos. 

Quer conhecer todos esses materiais e saber quando escolher cada um deles? Continue a leitura!  

A seguir, vamos explorar os principais materiais metálicos, cerâmicos e acrílicos disponíveis para fresagem e como você utilizá-los para maximizar os resultados de seus trabalhos. 

Sistema CAD/CAM e fresadoras: como funciona? 

O sistema CAD/CAM é composto basicamente por três componentes:  

  1. scanner para digitalização da arcada dentária do paciente ou do modelo em gesso; 
  2. software CAD que permite o desenho da futura estrutura no computador; 
  3. e unidade CAM, responsável por materializar a prótese ou restauração. 

Um dos equipamentos mais utilizados para a materialização do projeto, ou seja, para a fabricação da prótese dentária, é a fresadora odontológica 

Ela realiza um processo chamado “fresagem”, que consiste na lapidação de discos e blocos pré-fabricados até atingirem o formato idealizado pelo projeto. 

Os discos e blocos de fresagem podem ser feitos de diferentes materiais, como zircônia, dissilicato de lítio, cromo cobalto, cera, entre outros.  

Cada um deles possui propriedades específicas e deve ser escolhido considerando a estrutura a ser fresada e do objetivo do trabalho protético. 

👉 Complemente sua leitura: Benefícios de utilizar uma fresadora no laboratório odontológico

Principais materiais indicados para fresadoras 

Conheça os principais materiais, suas características, indicações e apresentações disponíveis:

Zircônia 

A Zircônia é um material que apresenta alta translucidez e resistência, sendo uma alternativa vantajosa para substituir o metal em tratamentos odontológicos. 

É indicada para restaurações estéticas e duradouras, como a substituição de próteses ou coroas, garantindo elementos dentários extremamente naturais. 

A fabricação de próteses com esse tipo de cerâmica pode ser feita a seco. Nesse caso, recomenda-se levar a peça a um forno de sinterização, sempre controlando a temperatura. 

O que posso fresar com zircônia? 

A zircônia pode ser usada para confecção de próteses totalmente cerâmicas, infraestruturas, coroas, pontes, facetas, inlays e onlays, atendendo boa parte das necessidades do seu dentista parceiro.

Modelo com dentes fresados em zircônia pela Fresadora Ceramill Zolid FX Multilayer. AmannGirrbach
Demonstração de uso do disco CAD/CAM Ceramill Zolid FX Multilayer da AmannGirrbach.

Principais apresentações da Zircônia para CAD/CAM 

 

Dissilicato de lítio 

As vitrocerâmicas à base de dissilicato de lítio são referências na confecção de próteses estéticas restauradoras.  

Possuem características como resistência à flexão, baixa dureza — para fresagem antes da cristalização — e alta translucidez, o que garante naturalidade aos trabalhos protéticos. 

Além disso, devido à textura lisa e livre de imperfeições, têm seu processo de polimento facilitado. 

O que podemos fresar com dissilicato de lítio? 

O dissilicato de lítio pode ser usado em trabalhos que exigem qualidade estética elevada, como facetas, lentes de contatos, coroas anteriores e posteriores, inlays e onlays. 

Principais apresentação de dissilicato para CAD/CAM 

 

PMMA 

As resinas à base de polimetilmetacrilato (PMMA) são um dos materiais mais abrangentes para utilizar em sua fresadora.  

Apresentam vantagens como biocompatibilidade, estabilidade dimensional, capacidade de polimento e estética, imitando perfeitamente a aparência dos dentes naturais. 

Antes de realizar a fresagem desse material, verifique a indicação do fabricante. Certifique-se de que o produto pode ser fresado a seco ou úmido. 

O que pode ser fresado com PMMA? 

É possível utilizar o PMMA para a fresagem de diferentes elementos, incluindo coras unitárias ou múltiplas, pontes, guias cirúrgicos, copings, base de próteses, elementos calcináveis, dentes temporários e outros. 

Modelo com dentes fresados com PMMA pela Fresadora Ceramill A-Temp. AmannGirrbach
Demonstração de trabalho realizado com Ceramill A-Temp. Fonte: AmannGirrbach.

Principais apresentações do PMMA para CAD/CAM 

 

PEEK 

A polieteretercetona (PEEK) é um polímero termoplástico semicristalino com excelentes propriedades mecânicas e físicas, incluindo elevada resistência ao peso e propriedades elásticos similares ao osso humano.  

Sua capacidade de absorver choques durante a mastigação, bem como sua alta resistência ao desgaste, corrosões e hidrólise, o tornam uma ótima opção para a confecção de próteses implantossuportadas. 

O que pode ser fresado com PEEK? 

Devido às suas propriedades, o PEEK pode ser empregado na confecção de implantes, pilares temporários para próteses implantadas, estruturas de prótese de protocolo Branemark, próteses parciais removíveis, próteses totais, overdentures e outros. 

Principais apresentações do PEEK para CAD/CAM 

 

Cera 

A cera odontológica é um material para fresagem simples e reproduzível. Sua fácil extração e elevada homogeneidade facilitam as técnicas de fundição e sobreprensagem, garantindo excelente adaptação. 

A maioria dos fabricantes recomenda a fresagem de ceras à seco, no entanto, antes de iniciar o processo, verifique o manual do produto. 

O que pode ser fresado com cera? 

Os discos de cera CAD/CAM apresentam um excelente custo-benefício, podendo ser usados para a fresagem de: copings, coroas, pequenas pontes, inlays/onlays, injeção de lentes de contato, entre outros. 

Principais apresentações de cera para CAD/CAM 

 


Entre em contato com nossos especialistas!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

 

Metal 

As próteses odontológicas também podem ser confeccionadas em metais duros, como titânio e cobalto-cromo.  

Esses insumos são caracterizados pela excelente capacidade de fresagem, biocompatibilidade e resistência superior em relação a outros materiais, o que os torna ideais para a construção de infraestruturas mais extensas. 

Além disso, são compatíveis com a maioria dos revestimentos comercializados no mercado, dependendo da marca e modelo. 

O que podemos fresar com metais? 

As ligas metálicas são indicadas para confecção de coroas e pontes anatômicas, coras telescópicas, pilares individuais, attachments, e restaurações aparafusadas. 

Principais apresentação de metais para CAD/CAM: 

Conheça o lançamento da AllPrime Select: Fresadora Mill Loader para fresagem de diferentes materiais e aplicações, incluindo titânio e cobalto-cromo:

imagem de fresadora CAD/CAM modelo Mill Loader da marca AllPrime Select by Imes Icore
Fresadora de CAD/CAM Mill Loader – AllPrime Select

 

Por que ter uma fresadora odontológica em meu laboratório? 

Além da versatilidade de materiais compatíveis, as fresadoras também trazem muitos outros benefícios aos laboratórios de prótese, incluindo: 

  • Alta precisão nos trabalhos: produza próteses dentárias de alta precisão e adaptação perfeita e reduza erros inerentes aos processos manuais de fabricação.
  • Economia de tempo e custos dos materiais: acelere o processo produtivo e seja mais assertivo na escolha dos materiais que serão trabalhados, reduzindo desperdícios. 
  • Flexibilidade e versatilidade: atenda a uma grande variedade de solicitações dos dentistas, incluindo próteses em Zircônia, Dissilicato de Lítio, Titânio, Cera, Cromo Cobalto, entre outros. 
  • Expansão e crescimento: aumente a capacidade de produção do seu laboratório, gere mais receita e fique à frente dos seus concorrentes. 

 Quer investir em uma fresadora odontológica ou atualizar o seu equipamento para um modelo mais moderno? Entre em contato com um de nossos especialistas.  

Na Dental Cremer | Henry Schein, você encontra excelentes fresadoras odontológicas de marcas como AmannGirrbach, AllPrime, Imes-Icore, além de uma grande variedade de discos e blocos para CAD/CAM. Aproveite os melhores preços e condições especiais! 

Banner com a frase "Fale com um especialista e faça uma análise de viabilidade" posicionada ao lado esquerdo da imagem, ao centro um homem branco com cabelos curtos grisalhos, barba e bigode por fazer também grisalhos e vestindo um jaleco azul marinho, visto da cabeça e cortado na região próxima ao peito, e ao lado esquerdo um botão verde escrito "Enviar mensagem" e um símbolo do Whatsapp.

 ✍️ Ainda tem dúvidas sobre os materiais utilizados em fresadoras? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo(a).  

🕵Siga nossas redes: 

💻Facebook
📸Instagram
🥰Pinterest
💃🏼 TikTok
▶️Youtube 

 

Fontes consultadas: 

  1. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-B45H57/1/monografia_eliane_maria_cruz___especializa__o_pr_tese_dent_ria_impress_o.pdf 
  2. https://artworkdentallab.com.br/ebook/ARTWORK_EBOOK_CAMPANHA_5_2020_MATERIAIS_CADCAM_V1_ISA.pdf
  3. Propriedades biomecânicas do poli-éter-éter-cetona (PEEK) e sua aplicação na clínica odontológica: uma revisão de literatura. Journal of Dentistry & Public Health (inactive / archive only), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 67–72, 2020. DOI: 10.17267/2596-3368dentistry.v11i1.2896. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/2896.CAMARGO, Isabella Figueiredo. Et al. 
  4. Sistema CAD/CAM e suas aplicações na odontologia: revisão de literatura. Revista Uningá. 
  5. https://osg.com.br/pdf/dental/e-book%20osg%20-%20evoluir%20fluxo%20digital.pdf 

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *