Quem tem medo do TCC? Confira 10 dicas pra tirar esse desafio de letra

É fato que quando estamos chegando ao período final da graduação, um dos momentos mais esperados e temidos é a confecção e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia, essa nomenclatura varia entre as universidades. É sem dúvidas uma etapa marcante, já que indica que o curso está no final.

Mas, calma, calma! Não criemos pânico! O TCC não é nenhum bicho de sete cabeças, e ao longo desse texto vou te dar 10 dicas para a construção e elaboração desse documento, para conseguir chegar aos objetivos que deseja: a NOTA 10 e a APROVAÇÃO.

1. Escolha o tema da sua pesquisa

No final do nosso curso já passamos por todas as disciplinas profissionalizantes da nossa formação, e tenho certeza de que você já tem a sua matéria queridinha, aquela que já pensa em se especializar em uma pós-graduação. Então o que acha de escrever um pouco mais a fundo sobre essa determinada área?

Depois dessa escolha feita, é necessário procurar um professor orientador para te nortear durante a sua pesquisa. Então, procure o professor responsável pela disciplina que você tem interesse, e demonstre para ele a sua vontade de desenvolver esse trabalho de conclusão de curso juntos.

Não faça o TCC apenas por fazer! A sua pesquisa pode se tornar uma publicação de algum resumo de congresso, capítulo de livro, ou até mesmo a publicação de algum artigo em revista científica. Então, dê importância para que o seu trabalho seja de excelência!

2. Não passe nenhum dia em branco

Ao longo do seu último semestre, ou até mesmo no semestre anterior, ao ter no seu plano de estudos o TCC como obrigatório, comece a pesquisar sobre o tema. Busque em plataformas de pesquisa científica na internet como, por exemplo, o Google Scholar, PubMed, Scielo, Periódicos Capes, Scopus, trabalhos já publicados sobre temas semelhantes ao que queira escrever em sua pesquisa.

Crie uma pasta em seu computador, tablet ou smartphone e vá salvando todos os arquivos que ler e te interessar, se possível, já marcando trechos, citações e referências. Assim, conseguirá ter mais eficiência e facilidade na construção do seu TCC.

3. Faça uma boa revisão de literatura

Após ler todos os materiais pesquisados, separe junto ao seu orientador tópicos importantes para o entendimento do seu trabalho. Assim, comece a discorrer sobre esses tópicos em parágrafos, já tendo como referência suas pesquisas e leituras anteriores. Sempre citando e referenciando ideias e falas que não são de sua autoria.

Cuidado com o plágio, hein!

Mas não deixa de fundamentar e dar o seu ponto de vista sobre o assunto. Raciocínio crítico!

4. Fique em dia com os prazos

Busque sempre estar ciente do calendário acadêmico. Faça um planejamento com o seu orientador com as datas importantes para o cumprimento de cada etapa do trabalho. Dessa maneira você irá manter a organização durante todo o processo, e ficar livre de “puxões de orelha” por não cumprir alguma tarefa, ou correr com a pesquisa por seu tempo estar estourando. Não deixe nada para última hora, pois o único prejudicado será apenas você!

5. Atenção a formatação!

Uma dica muito válida é você se informar com a coordenação do seu curso, ou com o professor responsável pela disciplina de TCC, quais são as normas que norteiam a formatação do texto do seu trabalho. Muitas universidades seguem as normas de formatação da ABNT, logo, os acadêmicos podem já ir formatando o trabalho durante o seu desenvolvimento e somente lá nas vésperas da entrega descobrem que existem normas da própria universidade que regimentam essa estruturação. Ou seja, trabalho dobrado! Será necessário refazer toda a formatação do texto. Então, procurar a informação previamente é sinônimo de economizar tempo.

6. Attenzione! O português precisa estar ON!

Na elaboração da sua escrita tenha cuidado com as regras gramaticais e com a concordância entre as frases e parágrafos de cada tópico. Lembre-se que o seu trabalho será de domínio público, e que outras pessoas que também não são da área poderão ter acesso a ele. Então, uma boa sugestão é sempre escrever pensando que pessoas leigas podem ler o seu trabalho e você precisa ser o mais claro possível, a fim de tornar a leitura prazerosa e fácil para ela.

Dessa forma, você assumirá o compromisso de ter um material preparado tanto para a competente banca que o avaliará, quanto para outros colegas que podem estar nos períodos iniciais do curso, ou até mesmo para a comunidade de forma geral (ainda mais se tratar de um tema extensionista).

7. Quais os objetivos da pesquisa?

É muito importante que os objetivos do seu trabalho estejam bem estabelecidos. Isso facilita o progresso da sua pesquisa, colabora com os argumentos que usará, da fundamentação da das discussões que trará no seu projeto, além de deixar explícito a importância do seu trabalho.

Em algumas universidades, faz parte das normas do TCC explanar uma justificativa para realizar a pesquisa, ou seja, você terá que mostrar o porquê escolheu determinado tema, e qual a relevância o seu trabalho terá para sociedade.

8. Faça uma conclusão de forma clara

Um TCC bem concluído é aquele que em sua conclusão estão sendo respondidos todos os questionamentos ou hipóteses que foram abordadas lá nos objetivos. Ter uma conclusão bem direcionada chamará a atenção da sua banca. Vamos pensar que o TCC é uma história, logo, uma sequência lógica de início, meio e fim precisa ser seguida.

9. Sua apresentação precisa chamar atenção!

Com o seu texto de TCC finalizado, corrigido e aprovado pelo seu professor orientador, agora chegou a hora de montar a apresentação para o grande dia. Seja no Power Point, no Canva ou em qualquer outra plataforma de apresentação de slides. As principais dicas para que a sua apresentação prenda o telespectador são:

  • Priorize imagens a textos, isso fará com que a sua apresentação se torne menos cansativa.
  • Utilize ferramentas como fluxogramas e diagramas para conseguir converter um grande texto em palavras fragmentadas que irão seguir uma sequência para a explicação do seu raciocínio.
  • Utilize tamanho e tipo de fonte adequada, não trazendo dificuldade de visualização para quem estiver assistindo.

Algumas universidades optam por outro formato de apresentação, como, por exemplo, na forma de banner. Mas as dicas mencionadas acima são valiosas, e servem para ambas as formas.

10. Tenha domínio do conteúdo!

Uma coisa é certa: foi você quem formulou, escreveu, desenvolveu e concluiu o seu trabalho. Então, ninguém melhor que você para contar como que foi que ele ocorreu. Deixe a vergonha de lado e faça sucesso na apresentação. Como você se porta desde o momento que você entra na sala já está sendo avaliada, então mostre o seu diferencial e o domínio, com pelo conteúdo que será ministrado.

Evite ficar lendo os slides ou banner, isso não é nada legal! Eles estão ali apenas para te direcionar e fazer lembretes caso o nervosismo cause um apagão no momento. Tenha cuidado com a forma de falar, treine sua apresentação para evitar gaguejar e até mesmo para cronometrar o tempo máximo permitido.

Com certeza seguindo essas dicas, e com todo o esforço e estudo, o caminho para a nota 10 será mais tranquilo!

Informações sobre o autor:

Patrick Brito l @trickbrito
Acadêmico do 6º período de Odontologia
Engenheiro, Mestre e Doutorando

✍️ Você já fez seu TCC? Deixe seu comentário com a sua dica e se você ainda não fez, siga essas dicas! ♥

📢 Compartilhe com os amigos para eles fazerem sucesso no TCC


🕵
 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

9 Comentários
  1. Ótimas dicas, como sempre!

    Indico a quem puder também entrar em algum tipo de grupo de pesquisa e/ou extensão durante a graduação, assim já vai se familiarizando com a produção científica e provavelmente vai sofrer muuito menos no TCC

  2. Achei cada ponto muito bem colocado, abordou de forma clara e objetiva, queria muito ter lido essas dicas antes do meu TCC. Teria me ajudado muito!
    Por experiência, confirmo a importância de realizar muitas pesquisas sobre o tema escolhido para trazer ao trabalho a riqueza de informações (e isso no final da um orgulho e sentimento de realização sem igual).
    Uma dica é pensar em começar um pouco antes do semestre do TCC, pois no período muitas das vezes estamos bem atarefados e com menos tempo ou em alguns casos a ansiedade pode atrapalhar a desenvolver algo também.

  3. É fundamental compartilhar todo tipo de conhecimento. Patrick sempre ajuda seus colegas com seu vasto conhecimento.
    Agradecemos pelo artigo, a informação será extremamente valiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *