Sensor digital + Raio X: vale a pena ter essa dupla na minha clínica?

Olá, pessoal, recebi o convite da Dental Cremer para vir aqui contar um pouco sobre minha rotina e experiência com o uso do DIOX ou conhecido também como raio x portátil e sensor digital.

Somos uma clínica odontológica integrada em Botucatu-SP com corpo clínico de 11 dentistas no momento. Eu, Dr. Lucas, sou especialista de endodontia no consultório, portanto o profissional que mais utiliza os dois equipamentos.

Quais as vantagens de utilizar o sensor digital e o raio X portátil?

Acredito que uma das grandes vantagens, além do diagnóstico preciso, seria a prática com que consigo realizar minhas tomadas radiográficas, sejam elas: pré-operatórias, transoperatórias ou pós-operatórias. Sem desgastar ainda mais o paciente pelo cansaço dos longos procedimentos.

Como eles são utilizados na rotina da clínica?

Eu utilizo para o tratamento endodôntico, porém na clínica toda sala possui seu notebook e os aparelhos ‘’migram’’ de um consultório para o outro. Atendendo todas as especialidades. Os pacientes amam essa praticidade e como a imagem sai direto na televisão isso com certeza causa um impacto bem interessante, principalmente em consultas de avaliações.

Por mais que a percepção do paciente seja fantástica com a dupla (sensor + raio-X portátil), a equipe é a que mais se beneficia. Ficou muito fácil trabalhar com as imagens coletadas. Conseguimos criar ‘’laudos’’ automáticos, enviar o RX por WhatsApp para os indicadores, mostrar as imagens na televisão para o paciente e para o corpo clínico.

Com outros softwares trabalhando conjunto, as imagens já sobem diretamente para o cadastro do paciente, o que facilita demais a comunicação com toda a equipe.

Quais as principais percepções de cada um?

Analisando agora de maneira isolada, o sensor radiográfico transita por todos os consultórios, e apenas 1 sensor já é possível atender toda a demanda dos dentistas, pois as tomadas radiográficas são muito rápidas. A qualidade do Sensor Radiográfico T1 da Micro-Imagem é fenomenal e deu outra cara para nossa clínica.

Na Dental Cremer, você encontra esse modelo e outros, confira!

O raio-X portátil acho que foi a aquisição mais ‘’estranha e incrível’’ que adquirimos no ano passado. Quando um dentista poderia imaginar em ter um aparelho pequeno, que cabe nas mãos e que é possível ‘’mirar’’ no dente desejado e essa imagem sair na televisão.
Isso com certeza foi um diferencial muito grande para nós e para os pacientes.

O aparelho é fantástico e nos permite levar o RX até o paciente. Principalmente para aqueles que não conseguem ou até podem, porém, tem uma grande dificuldade de locomoção, esse aparelho traz todo esse conforto para eles.

Quando comparamos com os métodos antigos percebemos que além do que causou aos olhos dos pacientes, também conseguimos perceber o quanto valorizamos nosso tempo de trabalho com essa tecnologia em mãos. Fica mais gostoso o profissional trabalhar, dá gosto de atender com todos esses equipamentos ao alcance da equipe.

Quais as diferenças em relação ao método tradicional, o que mudou de lá para cá?

Além de que você vai ter uma economia em não precisar mais comprar revelador e fixador, além da dor de cabeça que são o manuseio e a manutenção de troca desses líquidos para que se tenha uma qualidade de imagem satisfatória. O que muitas vezes acaba sendo uma qualidade duvidosa quando feito por parte da equipe.

Percebíamos uma desmotivação grande dos profissionais com a utilização dos métodos antigos e hoje com tecnologia vemos uma motivação tão necessária para que ela seja transferida para os pacientes.

Uma das nossas preocupações no começo foi a radiação, se estaríamos expostos ou não a essas tomadas radiográficas. Porém, o aparelho conta com um ‘’anel pumblíferos’’ que barra essa radiação que o profissional receberia.

Mesmo assim, uma saída que encontramos foi paramentar o paciente com colete de peito e cervical e acoplar um colete de peito no profissional durante o disparo para maior segurança de toda equipe e dos pacientes.

Se alguém perguntasse para você sobre a dupla de Raio X e Sensor digital o que você diria?

Um tempo atrás poderia dizer que eu ‘’indicaria’’ o raio x portátil e o sensor, mas hoje acredito que tenha se tornado mais que uma ‘’indicação’’ e sim um ‘’pré-requisito’’ para uma equipe que quer estar preparada para receber seus pacientes, trata-los de maneira segura, rápida e efetiva e também fazer a clínica girar em todos os quesitos, no ‘’boca a boca’’ até no reflexo que isso tem nas finanças, o que é extremamente positivo.

Essa dupla dinâmica hoje é fundamental para estar presente nos consultórios odontológicos atualmente. Invistam não só nos seus pacientes, mas também na sua própria equipe.

Converse com um de nossos consultores especializados para entender mais sobre esses equipamentos e confira condições disponíveis, é só clicar aqui.

Sobre o autor

Dr Lucas Stipp Vargas de Lima | @dr.lucasstipp

Formado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP)

Especialista em Endodontia pela faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP)

Sócio e Co-Fundador do @endocomcafe

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

TikTok

▶️ Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

 

Comentários

2 Comentários
    • Olá, Bartholomeu! Tudo bem?

      Agradecemos o seu interesse, nossa equipe entrará em contato com você através do e-mail que você forneceu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *