Qual o papel das redes sociais para a Odontologia?

A internet trouxe o que chamamos de “era da informação”, pois facilitou, e muito, o acesso das pessoas a todo o tipo de informação, desde obter conhecimento sobre um assunto até pesquisar sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo.

Junto com a internet, vieram as redes sociais que, basicamente, tem a função de relacionamento entre pessoas e também entre empresas e pessoas na internet.

Neste sentido, é fácil percebermos que podemos usar o poder das redes sociais para informar e educar os nossos pacientes, oferecendo conteúdos interessantes sobre saúde bucal, além de informações úteis sobre os tratamentos odontológicos, tirando suas dúvidas de forma informativa, sem dar consultas ou diagnósticos online, o que seria antiético.

Inclusive, esta maneira de informar o consumidor e se relacionar com ele através da internet e das redes sociais, gerou o chamado “novo marketing”, também conhecido como “marketing de conteúdo” ou “marketing de relacionamento”. Este novo marketing é o conceito principal do marketing digital, e tem se mostrado muito mais eficaz do que o marketing tradicional, que era baseado em ofertas, vendas e autopromoção.

O grande erro que as empresas – e os consultórios se incluem aí – cometem é justamente fazer o marketing tradicional nas redes sociais, e achar que isso é marketing digital. Isso não traz resultados, porque as pessoas não estão nas redes sociais para comprar, elas estão lá para se relacionar e se informar. Por isso, mesmo que a sua intenção final seja “vender” ou “promover” um tratamento ou o seu consultório, primeiro ofereça uma informação relevante, tire dúvidas, poste conteúdo realmente interessante para quem está lendo, e não tente apenas se autopromover. Com certeza seus resultados serão muito melhores!

Falo mais sobre este assunto num e-Book que escrevi para orientar melhor os colegas quanto ao que postar ou não nas redes sociais. Ele está disponível gratuitamente para baixar no meu site.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.